quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Vire O Jogo - Superação



Ronaldo Superação

Ronaldo fenomeno facebook 30 agosto

É esse o mais novo apelido do jogador de futebol, que já surpreendeu muito o Brasil e o mundo

O "fenômeno", "o melhor do mundo", "o gordo", "o baladeiro", deu lugar ao mais novo exemplo de brasileiro que consegue superar, agindo pela mudança a partir de uma adversidade em sua vida. Depois de três lesões sérias no joelho, de muitas invasões e críticas sobre sua vida pessoal, do retorno ao Brasil após uma sólida carreira internacional, pode-se dizer que Ronaldo tem uma força especial. De acordo com Possendoro, o jogador tem essa garra porque possui um grande amor pela sua profissão e uma boa autoestima, valorizando o que é importante. "Ele ama muito o que faz e isso e uma raridade", justifica. Além disso, a disciplina e a determinação de craque também foram sempre muito expressivas em sua carreira.

Faça como o craque Ronaldo: não deixe que os problemas tirem sua vontade de superá-los para voltar a ser feliz.

Quase todo brasileiro "mata um leão por dia" para sobreviver e aprende, com a dificuldade e com o sofrimento, o verdadeiro sentido da palavra superação. O craque Ronaldo é um grande exemplo de que é possível superar as adversidades e voltar a ser feliz. Você não sabe como agir? Aprenda a partir de agora.

O que é superação?
O sentido dessa palavra é relativo para muitas pessoas.Para algumas, superar não significa apenas vencer a dor ou o problema, mas sim, simplesmente passar por aquela fase. Já outras, só se sentem realizadas com a conclusão do problema.


Para o psiquiatra Geraldo Possendoro, superação remete mais ao valor que você dá à profissão, à sua saúde ou à sua família, por exemplo, e que lhe traz forças para transpor qualquer problema.

Maestro e pianista João Carlos Martins
Para ilustrar essa ideia, ele cita o maestro brasileiro João Carlos Martins, que tinha uma sólida carreira internacional como pianista e que , devido a alguns acidentes e lesões nas mãos, teria tudo para desistir de sua paixão. No entanto, sua devoção pela música e pelo piano foi tão grande que, hoje, ele continua tocando e é um dos melhores maestros do Brasil e do mundo.

De onde vem essa força?


"Potencialmente, todas as pessoas possuem a capacidade de superação, mas ela está diretamente relacionada om a intensidade da força que cada um precisa ter para acreditar em si mesmo", diz o psicólogo Antonio Carlos Amador Pereira. Essa capacidade, geralmente, depende muito de como a pessoa foi educada. Se ela cresceu, por exemplo, escutando os pais lamentarem sobre os problemas da vida ou vendo-os não serem capazes de se "levantar" depois de uma adversidade, a criança vai aprender que a vida é vulnerável e passa a não acreditar em si mesma. No entanto, se a pessoa teve uma criação com muitos exemplos de superação dos pais, ela vai aprender a ter mais confiança em si mesma.

Como virar o jogo? Não chore sobre o leite derramado


Segundo o psicólogo, ter pensamentos positivos, acreditar que é possível, se empenhar, traçar uma meta e focalizar suas energias no que quer é o caminho mais eficaz para a superação. Outro pré-requisito para superar é o amor que você dedica a isso e faz toda a diferença no resultado final.

É essa mentalidade que as pessoas que querem superar algo na vida precisam adquirir. Se há condições de se levantar e se reestruturar, você tem que partir para o próximo passo. Se sua postura é de mudança perante àquela situação, você precisa criar estratégias e ter muita disciplina para agir.Se mesmo com o intuito de superar, você não consiga isso sozinha, busque a ajuda de alguém que possa lhe ajudar. Essa pessoa não pode ser muito crítica ou protetora demais, pois você precisa de liberdade para tomar as decisões., Ela pode ser alguém da família, amigos ou um profissional, como psicólogo ou psiquiatra.

Texto de  Ana Stella Guisso


Publicado na revista Malu
Dia a Dia

Consultoria: Antônio Carlos Amador Pereira, psicólogo, professor da PUC-SP, co-autor do livro Ou eu ou ela - cenas de relacionamentos extraconjugais. Site: www.holonpsi.com.br 

Geraldo Possendoro, psiquiatra e professor da Unifesp. Site www.gpossendoro.med.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário