Chamadas por algumas pessoas de mini-novelas, as minisséries caíram no gosto do público e são a aposta das emissoras para conquistar cada vez mais telespectadores.Mas não é de hoje que elas são produzidas no Brasil. Em 1982, Aguinaldo Silva e Doc Comparato escreveram Lampião e Maria Bonita, a primeira minissérie brasileira. De lá pra cá, muitas outras produções como essa marcaram o gênero no nosso país. Confira algumas delas!
Anos Dourados (1992)
Cassio Gabus Mendes e Malu Mader
Escrita por Gilberto Braga, contou a história de amor de Maria Lúcia (Malu Mader) e João Alfredo ( Cassio Gabus Mendes) que apesar de se amarem, viviam em conflito por causa dos ideais políticos. Após muitos desencontros, os dois se separaram definitivamente. Ela se casou com Edgar (Marcelo Serrado), e João, perseguido pela ditadura, foi obrigado a sair do país.
Presença de Anita (2001)
Mel Lisboa e José Mayer
Escrita por Manoel Carlos, a trama contou a história de Anita (Mel Lisboa), uma jovem que vivia um triângulo amoroso com Nando (Jose Mayer) um homem casado e com Zezinho (Leonardo Miggiorin) um jovem que nunca namorou.
Dona Flor e ses dois Maridos (1998)
Edson Celulari, Giulia Gam e Marcos Nanini
A obra foi baseada no romance de Jorge Amado e se iniciava com a a morte de Vadinho (Edson Celulari), que morreu em pleno carnaval de rua, deixando viúva Dona Flor (Giulia Gam). Tempos depois, ela se casou com Teodoro (Marcos Nanini), mas ele não conseguia fazer com ela as mesmas coisas que fazia na cama quando estava vivo.
As Noivas de Copacabana (1992)
Ana Beatriz Nogueira e Miguel Falabella
Essa trama de Dias Gomes mostrava um assassino em série: Donato Menezes (Miguel Falabella), que era obcecado por mulheres vestidas de noiva. Ele levava uma vida acima de qualquer suspeita, mas seduzia as jovens e as entrangulava em pleno ato sexual, sempre quando elas estavam vestids de noiva.
Engraçadinha...Seus Amores e Seis Pecados (1995)
Alessandra Negrini
Baseada na obra de Nelson Rodrigues e escrita por Leopoldo Serran, a trama mostrou a jovem Engraçadinha (Alessandra Negrini), que aos 18 anos encantava a todos. Ela viveu um triângulo amoroso com seu primo e a noiva dele, até que ficou sabendo que o rapaz era na verdade seu irmão por parte de pai.
José do Egito
Outra emissora que tem apostado nas minisséries é a TV Record, que produziu várias delas baseadas em histórias bíblicas. Dentre as mais recentes estão: A História de Ester (2010), Sansão e Dalila(2011), Rei Davi (2012) e José do Egito (2013)
Por Denise Galvão
Publicado na revista Guia da TV Edição de 27/11/2014 nº 400
.jpg)
.jpg)
.jpg)



Nenhum comentário:
Postar um comentário