quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Fátima Araújo - Cem Anos Do Vagabundo


O principal e mais famoso personagem de Charles Chaplin, O Vagabundo (The Tramp), conhecido como Charlot, na Europa, e Carlitos, entre nós, foi criado em fevereiro de 1914, há cem anos. Trata-se de um andarilho que possui todas as maneiras refinadas e de um gentleman, vestindo paletó surrado, calças e sapatos enormes, chapéu-coco, cartola, bengala e um hilário bigode.

Entre as mais famosas produções de Chaplin estão O Garoto (1921), O Circo (1928), Luzes da Cidade (1931),  Tempos Modernos (1936), que marcaria a despedida do Carlitos. O cineasta inglês seguiu fazendo cinema e usando o bigode do Vagabundo,mas não como Carlitos. Em outubro de 1940, lançou  O Grande Ditador, uma sátira a Adolf Hitler. O filme foi  indicado ao Oscar de Melhor Ator e Melhor Roteiro Original. Depois disso, ainda faria outros filmes, como Monsieur Verdoux (1947),Luzes da Ribalta (1952), entre outros.

Na autobiografia, Chaplin explica a criação do personagem: "Não sabia que maquiagem usar. Não gostei do meu visual como repórter em Carlitos Repórter, 1914, primeiro filme como Chaplin .(...) Pensei em usar calças largas, sapatos grandes, uma bengala e um chapéu formal. Queria que tudo fosse uma contradição: as calças largas, o paletó justo, o chapéu pequeno e os sapatos grandes (...) um pequeno bigode que, pensei, me daria maturidade sem limitar minha expressão".

O Vagabundo, personagem que lutava para sobreviver, com personalidade oscilando entre o ético e o hilário, foi o maior ícone do Cinema Mudo. Centenário!


Fátima Araújo

Escritora, jornalista, historiadora e pesquisadora.



Publicada no jornal Correio da Paraíba

Caderno Cultura/Lazer

Coluna: Acalanto 

02/09/2010. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário