Quando vejo a insensatez dos dias de hoje, as pessoas desencontradas, os valores renegados, só me lembro do que nos ensinou o iluminado Mahatma Gandhi. Numa entrevista, quando lhe perguntaram quais os fatores mais destrutivos dos seres humanos, Gandhi respondeu: "A política, sem princípios; o prazer, sem compromisso; a riqueza, sem trabalho; a sabedoria, sem caráter; os negócios, sem moral; a ciência, sem humanidade; a oração, sem caridade".
As elucubrações do pensador indiano têm muito a nos enriquecer, como por exemplo: A vida me ensinou que as pessoas são amigáveis, se eu sou amável; que as pessoas são tristes, se estou triste; que todos me querem, se eu os quero; que todos são ruins, se eu os odeio; que há rostos sorridentes, se eu lhes sorrio; que há faces amargas, se eu sou amargo; que o mundo está feliz, se eu estou feliz.
Gandhi estava querendo dizer que a atitude que tomarmos, perante a vida, é a mesma que a vida vai tomar, perante nós, citando "o motor poderoso chamado AMOR, o segundo chamado FÉ, o combustível da PACIÊNCIA, e, acima de tudo, um motorista habilidoso chamado DEUS"!
Fátima Araújo
Escritora, jornalista, historiadora e pesquisadora.
Publicada no jornal Correio da Paraíba
Caderno Cultura/Lazer
Coluna: Acalanto

Nenhum comentário:
Postar um comentário