Dalton Vigh
Com duas décadas de serviços prestados à TV, o ator está de volta ao batente em I Love Paraisópolis, na pele do médico Tomás.
Quando escolheu uma profissão que gostaria de seguir, Dalton Vigh, 50 anos, optou pela Publicidade. Mas o tempo tratou de mostrar que o seu caminho seria outro. Depois de fazer o curso de teatro Célia Helena, em São Paulo, o jovem pegou a estrada das artes e dela não saiu mais.
Dalton Vigh
O ditado 'são nos momentos de crise que a gente cresce' se explicou muito bem na vida de Dalton Vigh. "A teledramaturgia da Manchete tinha um ar de liberdade muito grande. O processo era muito artesanal e artístico. Comecei sob o texto do Walter George Durst, dirigido pelo Régis Cardoso e depois por Walter Avancini. Foi um grande aprendizado", analisa. Na emissora ele ainda esteve em Xica da Silva, como o rei Inquisidor Expedito. No ano seguinte, fez Os Ossos do Barão no SBT, e logo em seguida Estrela de Fogo, na Record. De volta ao SBT, foi o protagonista de Pérola Negra, onde fez par romântico com Patrícia de Sabrit.
1995 - Tocaia Grande
Dalton Vigh na novela Tocaia Grande
A estreia na TV foi há 20 anos, seu primeiro trabalho em Tocaia Grande (1995), da TV Manchete. Na trama, interpretou o Venturinha, herdeiro de uma grande fortuna que levava uma boa vida na Europa e que não estava nada interessado em cuidar dos negócios da família. Mas a morte do pai fez com que ele voltasse para o Brasil e mudasse sua postura, tornando-se não apenas um empresário de sucesso, como também político.
1996- Xica da Silva
Dalton Vigh na novela Xica da Silva
Na emissora, Dalton também participou da trama Xica da Silva (1996).Foi o Frei Inquisidor Expedito da novela. No ano seguinte, fez Os Ossos do Barão no SBT, e logo em seguida Estrela de Fogo, na Record.
1997 - Os Ossos do Barão
Dalton Vigh na novela Os Ossos do Barão
Em 1996 gravou a novela Os Ossos do Barão, interpretando Luigi Santobuono, um filho de italianos. Essa novela só foi exibida em 1997.
1998 - Estrela de Fogo
Dalton Vigh na novela Estrela de Fogo
Interpretou Fernão um caubói rebelde em Estrela de Fogo, da Record,história centrada na vida das pessoas que moram na Estrela de Fogo, propriedade de Gustavo(Fúlvio Stefanini). A fazenda leva esse nome por causa do cavalo que Gustavo considera seu grande “amigo”, pois foi o primeiro animal do império que conquistou.
Patricia de Sabrit e Dalton Vigh na novela Pérola Negra
Em Pérola Negra, no SBT, como o mocinho Tomás.Em 1998, de volta ao SBT, foi o protagonista Tomás, de Pérola Negra, onde fez para romântico com Patricia de Sabrit.
A virada
1999 - Andando nas Nuvens
Dalton Vigh estreou na Globo em Andando nas Nuvens
A primeira passagem do ator na Rede Globo foi em Andando nas Nuvens (1999),como Cícero, que fez uma ponta nos primeiros capítulos como o assistente da médica Lídia(Helena Ranaldi).
2001- O Clone
Dalton Vigh e Giovanna Antonelli na novela O Clone
Sua primeira grande chance profissional aconteceu em O Clone (2001).Escalado para ser o antagonista do folhetim, Said, o artista roubou a cena e o público chegou a torcer para que a mocinha Jade (Giovanna Antonelli) fosse feliz para sempre ao lado do muçulmano, apesar dele ter uma segunda esposa, Ranya (Nívea Stelmann).
Assédio dos fãs
2003 - A Casa das Sete Mulheres
Dalton Vigh na novela A Casa das Sete Mulheres
Na pele de um revolucionário, em A Casa das Sete Mulheres,após destaque na obra, o artista fez bonito em A Casa das Sete Mulheres (2003). Na minissérie, deu vida a Luigi, um ex-padre que se tornou jornalista e revolucionário e acompanhava as andanças de Garibaldi (Thiago Lacerda). E o assédio dos fãs já havia aumentado bastante..."Quando gravamos em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, chegamos de van e foi uma loucura. Tivemos que entrar pelos fundo do hotel. As pessoas se estapeavam para tentar entrar na van. Me senti Pau McCartney, John Lennon, na fase áurea dos Beatles. Foi pitoresco!", recorda-se, com bom humor.
2004 - Malhação
Dalton Vigh na novela Malhação
Encarnou o professor Oscar em Malhação na temporada de 2004.
Dalton como o terrível vilão Clóvis, de O Profeta É a cara da maldade! Assim era o Clóvis, de O Profeta (2006). Cruel até o último fio de cabelo, maltratava demais a mocinha Sônia (Paola Oliveira) e, claro, despertou o ódio do público. A rejeição natural estava exclusivamente ligada à personalidade perversa do personagem, já que Dalton recebeu inúmeros elogios pelo seu desempenho. "O mais legal é ser o vilão, todo mundo gosta dele. Tem mais liberdade, faz o que quer. Quando fiz o Clóvis, acontecia algo curioso. Ele trancava a Sônia (Paolla Oliveira) no sótão e eu recebia muitas cantadas de mulher dizendo: Me tranca no sótão", diverte-se.
2007 - Duas Caras
Dalton Vigh e Marjorie Estiano na novela Duas Caras
Em Duas Caras ele também fez um homem malvado e ambicioso vilão, o Adalberto, que se casou com Maria Paula (Marjorie Estiano ), a heroína que sofreu nas mãos do 'crápula'.que roubou toda a fortuna da moça. Após aplicar o golpe, passou por cirurgia plástica, mudou do rosto e assumiu a identidade de Marconi Ferraço. No final da trama, o personagem teve a chance de se redimir.
Se nas duas novelas anteriores, o ator causava arrepios por conta das maldades dos seus personagens, em Fina Estampa (2011) foi bem diferente. Na pele do chef de cozinha Renê, Dalton mostrou desenvoltura na cozinha, preparando pratos que despertavam a gula dos telespectadores. Renê que era casado com Tereza Cristina (Christiane Torloni), acabou se apaixonando por Griselda (Lilia Cabral), mas teve um merecido final feliz ao lado de Vanessa (Milena Toscano). Além de dar água na boca com suas receitas, o chef derretia corações apaixonados.Seu personagem era bem cobiçado em Fina Estampa.
2011 - Lara Com Z
Dalton Vigh e Thaís de Campos
Dalton Vigh e Thaís de Campos estão de volta à mansão de Lara Romero (Susana Vieira). Os atores fazem parte do elenco de "Lara com. Dalton Vigh (Claus) se prepara para uma cena em que irá aparecer na casa de Lara Romero (Susana Vieira) coberto de lama.
2015 - I Love Paraisópolis
Dalton Vigh na novela I Love Paraisópolis
Dalton vive um médico na novela das 19h, I Love Paraisópolis
Em I Love Paraisópolis, Dalton Vigh é o médico Tomás, que não criou a filha Mari (Bruna Marquezine), mas, arrependido, está em busca de recuperar o tempo perdido. Dalton vive um médico na novela das 19h, I Love Paraisópolis
Entre mocinhos e vilões, o ator sempre faz sucesso e encara mais um personagem forte em Liberdade, Liberdade. O ditado 'são nos momentos de crise que a gente cresce' se explicou muito bem na vida de Dalton Vigh. Aos 30 anos e formado em Publicidade pela Faculdade Metodista de São Bernardo do Campo, o ator viu seu mundo mudar com a morte do padrasto e teve que se virar. "A família ficou desestruturada e ainda teve o confisco das poupanças pelo presidente Collor (em 1990). Vendemos o que tínhamos. Estava desempregado e tomei conta da família", relembra o ator que, na ocasião, trabalhou como vendedor de carro e corretor de imóveis, até que se inscreveu no curso de interpretação no Centro de Artes e Educação. "Nessa época começou a pintar comercial, figuração e me chamaram para fazer peça. Logo fui para a TV Manchete", explica.
Dalton Vigh e Mel Maia na novela Liberdade, Liberdade
Na primeira e segunda fase da novela Liberdade, Liberdade, após I love Paraisópolis, ele está de volta em Liberdade, Liberdade, na pele do Raposo, simpatizante da Inconfidência que resgata Joaquina (I Love Paraisópolis/Andréa Horta) após a morte de Tiradentes. Para o papel, o artista deixou a barba crescer e malhou bastante. "Eu precisava ganhar massa muscular. Estava magro e sedentário. Precisava de mais volume, porque a trama tem muita luta e esgrima", explicou o ator.
2018 - As Aventuras de Poliana
Fernando Pelegio, Dalton Vigh, iris Abravanel e Reynaldo Boury:time de As Aventuras de Poliana.
Após 15 anos na TV Globo, o ator Dalton Vigh está de casa nova. O ator de 53 anos interpretará o grande vilão de “As Aventuras de Poliana”, novela de Íris Abravanel que substituirá “Carinha de Anjo”, no SBT. Seu personagem, Otto Peddleton, é o namorado da jovem Luiza (Milena Toscano), tia da heroína Poliana (Sophia Valverde) e protagonista adulta da história.Ele acabará disputando o coração da moça com o gentil Afonso (Victor Pecoraro).
Na telinha:
1995 - Tocaia Grande
Venturinha
1996 - Xica da Silva
Frei Inquisidor Expedito
1998 - Pérola Negra
Thomás
1997 - Os Ossos do Barão
Luigi Santobuono
2001 - O Clone
1996 - Xica da Silva
Frei Inquisidor Expedito
1998 - Pérola Negra
Thomás
1997 - Os Ossos do Barão
Luigi Santobuono
1998 - Estrela de Fogo
Fernão
1998 - Pérola Negra
Tomás
1999 - Andando nas Nuvens
Cícero
Said Rachid
2003 - A Casa das Sete Mulheres
Luigi Rossetti
2004 - Malhação
Oscar
2004 - Malhação
Oscar
2006 - O Profeta
Clóvis Moura
2007 - Duas Caras
Marconi Ferraço
2011 - Fina Estampa
Renê Velmont
2011 - Lara Com Z
Claus
2011 - Lara Com Z
Claus
2015 - I Love Paraisópolis
Tomás
2016 - Liberdade, Liberdade
Raposo
2018 - As Aventuras de Poliana
Otto Peddleton
2016 - Liberdade, Liberdade
Raposo
2018 - As Aventuras de Poliana
Otto Peddleton
Texto: Cristina Souza e Núcia Ferreira
Publicado na revista TV Brasil
Edição de n/798 e 840
Trajetória
Fotos: redemanchete.net-www.www.youtube.com
n/n1015~23/02/2018
TiTiTi
Ano 20 - n/n1015~23/02/2018
Fotos: redemanchete.net-www.www.youtube.com
n/n1015~23/02/2018
TiTiTi
Ano 20 - n/n1015~23/02/2018
Nenhum comentário:
Postar um comentário