As curiosidades dos programas que foram destaque na telinha
Em O Cravo e a Rosa... (2000)
O casal Catarina (Adriana Esteves) e Petrúcio (Du Moscovis)
A divertida história da geniosa Catarina (Adriana Esteves) e do caipira grosseirão, Petrúcio (Eduardo Moscovis), foi inspirada no clássico A Megera Domada, de William Shakespeare, e também fazia referência à telenovela O Machão (1965), da saudosa Ivani Ribeiro. Na trama, o rude fazendeiro tentava de tudo para conquistar a temperamental senhorita, conhecida por botar todos os pretendentes para correr. A novela marcou a estreia do autor Walcyr Carrasco na Globo que, em seguida, emplacou outras tramas de sucesso. A princípio, Du Moscovis recusou o convite para o protagonista, por acreditar que o personagem grosseirão iria caracterizá-lo como tal, devido ao seu último trabalho na televisão, o taxista Carlão, do remake de Pecado Capital (1998). Mas, após uma conversa com Walcyr ele entendeu o tom cômico da trama e voltou atrás em sua decisão. A obra foi vendida para Canadá, Letônia, Peru e Portugal, entre outros países e atingiu índices de audiência surpreendente para o horário das l8h.
Bianca (Leandra Leal) e Edmundo (Ângela Antônio) faziam parte do elenco
Em A indomada...(1997)
Foi o último trabalho de Aguinaldo Silva com o diretor Paulo Ubiratan, que morreu no ano seguinte. Zenilda (Renata Sorrah) viveria um romance homossexual com Vieira (Catarina Abdalla), mas devido a rejeição do público, os autores colocaram Afonso (Cláudio Marzo) como par da veterana. Ary Fontura faria apenas uma 'ponta' na trama, mas foi bem aceito e continuou até o final.
Em Mulheres Apaixonadas.,..(2003)
Os protagonistas (Tony Ramos) e (Chistiane Torloni)
A crônica de Manoel Carlos tinha como temática a mulher e o amor. De praxe nas novelas do autor, a história se passava no Lebon e tinha uma personagem Helena.
A novela e a repercussão das tramas viraram tema de reportagem da revista americana Newseek, em 2003.
A paródia Mulheres Recauchutadas, do Casseta e Planeta, Urgente! fez sucesso satirizando a trama.
Marcou a estreia de Roberta Rodrigues, Daniel Zettel e Diego Gonçalves, do filme Cidade de Deus (2002), em novelas da Globo. O modelo Paulo Zulú fez uma participação especial na trama.
Em o Meu Pé de Laranja Lima...(1970)
Maior sucesso do escritor José Mauro de Vasconcelos, o livro homônimo, escrito em apenas 12 dias, rendeu a primeira adaptação em novela na TV Tupi. O sucesso foi reprisado em 1980 e em 1998, na Band. E o romance que os atores Dennis Carvalho e Bete Mendes viveram na trama saiu da telinha para a vida real.
Publicado na revista TV Brasil
Edição de n/ 799
Nenhum comentário:
Postar um comentário