terça-feira, 28 de julho de 2015

Na Telinha - Eles São Corruptos!

Na ficção sempre surgem personagens que adoram levar vantagem em tudo...   

Na novela Babilônia - 2015 - Aderbal Pimenta

Marcos Palmeira
"Existe um leque bem grande de corruptos para me inspirar. Não são todos, mas, infelizmente, a maioria"(Marcos Palmeira)

O Brasil atravessa uma onda de acusações de corrupção entre os políticos e, na teledramaturgia, o assunto também é recorrente, agora abordado em Babilônia,da Globo,com o Aderbal Pimenta (Marcos Palmeira), prefeito da cidade de Jatobá que só pensa em se dar bem nas costas do povo. Com o dinheiro obtido por meio de suas falcatruas, ele leva uma vida de luxo no Rio de Janeiro, onde comprou um apartamento para a família na Barra da Tijuca e sonha em conseguir um cargo mais alto. Para Marcos Palmeira, o personagem não passa de peixe pequeno e, com certeza estaria no primeiro escalão da política. "Por enquanto, é só um prefeito do interior, não tem essa força. Mas o sonho dele é estar na gangue", garante o ator, que se inspirou em alguns 'exemplos' que, vira e mexe, aparecem na imprensa com um novo grande escândalo. "Temos que superar essa fase do 'não vi nada', 'não sei de nada'. Esse discurso parece que colou em todo mundo", analisou o artista, revoltado com a situação.Para piorar, Aderbal tem um discurso moralista e conservador, mas trai a mulher, Maria José (Laila Garin) e ainda não age sozinho. Na verdade, quem manda nele é a mãe, Consuelo, personagem de Arlete Salles.

E assim como em Babilônia, outras novelas tiveram seus políticos corruptos que deram o que falar. Relembre alguns.

No seriado Plano Alto - 2014 -  Ângelo Torril


 Paulo Gorgulho
No ótimo seriado Plano Alto (2014), exibido na Record, Paulo Gorgulho aceitou o desafio de interpretar um presidente da República que vivia no meio de um obscuro cenário de corrupção. E para o ator não foi muito difícil 'entrar' no personagem, como conta. "Infelizmente, a preparação para o papel foi abrir os jornais e acompanhar a mídia. Os veículos estão cheios destes políticos que não conseguem enxergar que o tipo de política que fazem já passou", afirmou.

Na novela Senhora do Destino - 2004 - Reginaldo Ferreira

 Eduardo Moscovis
Em Senhora do Destino (2004), da Globo, Eduardo Moscovis arrasou como o ambicioso político que queria se tornar prefeito da Vila de São Miguel e não poupava esforços para que o bairro de Duque de Caxias fosse emancipado e, assim, usufruir financeiramente com essa conquista. Enquanto não conseguia colocar o objetivo em prática, tirava proveito de tudo o que podia. Filho de Maria do Carmo (Susana Vieira), Reginaldo usava até a loja de materiais de construção da mãe para superfaturar notas fiscais.. Perigoso, ainda subornava e ameaçava vários cúmplices para que ninguém revelasse seu dedo podre no meio das falcatruas em que se metia.

A novela A Favorita - 2008 - Romildo Rosa

Milton Gonçalves
Vivido por Milton Gonçalves, em A Favorita (2008), o 'nobre' deputado conseguiu subir na vida através de favores políticos, suborno e propina. O personagem também traficava armas e se beneficiava de seu papel em Brasília. Ou seja, um corrupto veterano e cheio de artimanhas. Mas, no final da trama, o medo de perder sua filha, Alicia (Taís Araújo) para sempre, fez o deputado confessar todos os seus crimes, indo para a prisão para pagar por eles.

Na novela Porto dos Milagres - 2001 - Félix Guerreiro


Antonio Fagundes
O personagem interpretado por Antonio Fagundes, em Porto dos Milagres (2001) da Globo, de Aguinaldo Silva, não era apenas um homem ambicioso e corrupto, prefeito da cidade que dá nome à trama e que desejava chegar à deputado federal. Félix, na verdade, era o grande vilão da história, que chegou a matar o irmão gêmeo para ficar com a fortuna da família e assumir outra identidade. "Aguinaldo aproveitou muito bem o momento político do Brasil e punha as notícias do jornal direto na boca do personagem. Era muito engraçado você ver o Félix agindo pelo que tinha saído no jornal, escancarando a falta de vergonha dos nossos políticos", comentou Fagundes, ao canal Viva.

Na novela Ribeirão do Tempo - 2010 - Nicolau Feitosa

Heitor Martinez
Em Ribeirão do Tempo, exibida na Record, em 2010, o senador interpretado por Heitor Martinez, não tinha  nenhum escrúpulo quando o assunto era se dar bem ou enganar alguém. Antes mesmo de começar com sua carreira política, Nicolau já se envolvia em grandes tramoias e crimes ao lado de seus comparsas. Com o poder político nas mãos, ele ficou pior ainda e começou a cometer barbaridades como pedofilia, violência contra mulheres e alguns assassinatos. 

O seriado O Bem Amado - 1973 - Odorico Paraguaçu

 Paulo Gracindo 
O insuperável Odorico Paraguaçu, interpretado por Paulo Gracindo, em O Bem Amado (1973), de longe é o corrupto mais famoso (e amado!) das novelas. Prefeito da fictícia Sucupira, seu maior sonho era inaugurar o cemitério da cidade, construído (com superfaturamento da obra) durante sua gestão, marcada por muitas 'maracutaias', como dizia a população. Mas como não morria ninguém, usou medidas bem duvidosas para atingir seu objetivo. No fim, acabou sendo o primeiro 'habitante' de sua própria criação. Uma das características de Odorico era 'copiar' os políticos da 'cidade'.

Por Núcia Ferreira

Publicado na revista TV Brasil
Edição de n/ 799
Fotos: Globo - Record - Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário