sábado, 1 de agosto de 2015

Elas Por Elas



Eva Wilma
Conflitos não faltaram na novela de Cassiano Gabus Mendes que teve o reencontro de sete amigas como fio condutor.O ponto de partida do folhetim foi um inusitado reencontro de sete amigas.Elas não se viam desde os tempos de escola, há 20 anos, então, imagina se um reencontro entre grandes amigas do passado não daria muito pano pra manga? E foi assim em Elas por Elas! Exibida em 1982, a novela teve como ponto de partida a confraternização de Márcia (Eva Wilma), Helena (Aracy Balabanian), Adriana (Éster Góes),Wanda (Sandra Bréa), Carmem (Maria Helena Dias), Marlene (Mila Moreira) e Natália (Joana Fomm) , que, a princípio, colocariam as fofocas em dia. Mas o que se viu foi confusão para dar e vender! 

Agitado Clube da Luluzinha


Quando várias mulheres se juntam, o que não falta são histórias para contar. E no famoso 'papo mulherzinha' rola confissões amorosas, lavação de roupa suja, risadas em profusão, emoção à flor da pele e, por que não dizer, muita confusão. É um retrato das mais diversas situações que o universo feminino pode protagonizar. E por lá tudo aconteceu...

São elas
Aracy Balabanian,Èster Góes,Maria Helena Dias, Sandra Bréa, Mila Moreira, Joana Fomm e Eva Wilma


Márcia (Eva Wilma), Helena (Aracy Balabanian), Adriana (Éster Góes),Wanda (Sandra Bréa), Carmem (Maria Helena Dias), Marlene (Mila Moreira) e Natália (Joana Fomm) foram colegas inseparáveis de escola, mas a chegada da vida adulta tratou de afastá-las. Duas décadas depois, a mais velha do grupo, Márcia (Eva Wilma), foi tomada por uma onda de saudosismo e sentiu um enorme desejo de rever as amigas de longa data. Determinada a reencontrá-las, Márcia (Eva Wilma) localizou todas e marcou uma reunião em sua casa para 'colocarem o papo em dia' 

Euforia e saia justa

Eva Wilma, Mauro Mendonça e Sandra Bréa

O reencontro emocionou as 'meninas', que ficaram felizes com a possibilidade de reviverem os tempos de jovens. Mas a euforia inicial deu lugar a um clima tenso. Para começar, Wanda (Sandra Bréa) descobriu que o seu amante,  Átila (Mauro Mendonça), era marido de Márcia (Eva Wilma), só que disfarçou bem e ninguém percebeu que ela perdeu o rebolado ao ver a foto do homem no porta-retrato. Mas o segredo de Wanda (Sandra Bréa) ficou ameaçado , com a morte do amante e a contratação do detetive Mário Fofoca (Luiz Gustavo), seu irmão, para desvendar quem era a mulher que estava com ele no motel no dia em que ele faleceu. 

Mauro Mendonça
 Átila mantinha uma vida dupla

Mistério revelado

Luiz Gustavo
E o ator Luiz Gustavo brilhou na pele do detetive trapalhão
O hilário Mário Fofoca (Luiz Gustavo) foi contratado para descobrir quem era a amante de Átila (Mauro Mendonça) e teve uma grande surpresa: 
Luiz Gustavo, Herson Capri e Sandra Bréa
Wanda (Sandra Bréa), irmã do detetive, era a 'Patinha' (apelido que Átila (Mauro Mendonça) deu para Wanda (Sandra Bréa).
Quem descobriu tudo foi Carlos (Herson Capri), no detalhe. Apesar da grande surpresa, Márcia a perdoou.

Sandra Bréa
 Wanda (Sandra Bréa) passou por vários 'apuros' para se livrar da investigação de seu irmão, Mário (Luiz Gustavo).

Crime sob suspeita

Joana Fomm 
Natália colocou todas as amigas sob suspeita de assassinato
E se Márcia queria saber quem era a amante do seu marido, Natália (Joana Fomm),que perdeu um irmão em um acidente durante um passeio do colégio, decidiu investigar se estavam certas as suas suspeitas de que uma das 'velhas e queridas' amigas era a responsável pela morte de seu parente. No entanto, depois de acusá-las (uma a uma) sem o menor pudor de terem assassinado o seu irmão, Natália (Joana Fomm) descobriu a verdade e ficou muito sem graça frente as suas conhecidas. Foi ela mesma que, diante de uma perda de memória, sem querer jogou o irmão pedreira abaixo.

Joana Fomm
Para se desculpar por suas acusações, Natália (Joana Fomm) armou um novo encontro entre as amigas 

Festa de arromba



Se o folhetim começou com uma 'reuniãozinha' na casa de Márcia, o final da trama teve direito a uma grande e animada festa, que novamente juntou as colegas de escola. No entanto, dessa vez, a ideia partiu de Natália (Joana Fomm) , que se sentia muito culpada por ter acusado injustamente as amigas de terem assassinado o seu irmão, que caiu acidentalmente de uma ribanceira durante um passeio organizado pelo colégio. E na última cena, todas elas apareceram reunidas e certas de que a amizade era eterna e inabalável.

Golpe do baú 

Reginaldo Faria, Cristina Pereirae Christiane Torloni

Elas por Elas não ficou restrita aos conflitos que envolviam as sete amigas. Um romance que deu o que falar foi o de René (Reginaldo Faria) e Yeda (Cristina Pereira). É que o charmoso advogado só estava interessado no dinheiro da filha de Márcia (Eva Wilma). E, como se não bastasse, Cláudia (Christiane Torloni) - com quem René (Reginaldo Faria) teve um romance - só sossegou quando separou o casal.Nos últimos capítulos, o advogado desistiu de aplicar o golpe do baú e teve a dignidade de romper o noivado com Yeda (Cristina Pereira) que, mesmo triste, conformou-se com a sua falta de sorte no amor.

Lauro Corona e Tássia Camargo
Gil (Lauro Corona) e Mirian ( Tássia Camargo) eram perseguidos pela mãe da moça
Outro caso romântico que deu o que falar foi o de Gil (Lauro Corona) e Mirian (Tássia Camargo), que contou com a desaprovação de Helena (Aracy Balabanian), a mãe da jovem.

Curiosidades

Xuxa e Luiza Brunet fizeram participações especiais na trama. A presença das modelos se deu devido aos sonhos que Yeda (Cristina Pereira) passou a ter, imaginando-se linda e sedutora. Mas como beleza não era o forte da personagem, ela se imaginava vivendo momentos românticos na pele de, nada mais nada menos, que as modelos mais badaladas da época.

O detetive Mário Fofoca fez tanto sucesso no folhetim que ganhou vida própria e foi parar no cinema. Com roteiro de Carlos Lombardi e direção de Adriano Stuart, o filme As Aventuras de Mário Fofoca foi produzido a toque de caixa e lançado no final de 1982, pegando carona na bem sucedida novela. O hilário personagem também deu nome a um seriado na emissora, no ano seguinte, mas este ficou apenas três meses no ar.


Ficha técnica

Emissora: Rede Globo
Capítulos: 173
Exibição: 10 de maio de 1982 a 27 de novembro de 1982
Horário: 19h
Autor: Cassiano Gabus Mendes

Por Cristina Souza

Publicado na revista TV Brasil
Edição de n/s 801 e 802
Vale a pena ler de novo
Fotos:Divulgação/Globo
memoriaglobo.com650x500Pesquisa por imagem
...Aracy Balabanian em Elas Por Elas, 1982.Geraldo Modesto/TV Globo...
Memorialdafama.com220x258Pesquisa por imagem

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cristina_Pereira

http://diversao.terra.com.br/gente/fotos/0,,OI89602-EI13419,00-Christiane+Torloni+e+suas+personagens+na+TV.html

http://astrosemrevista.blogspot.com.br/2012/02/eva-wilma-na-tv-globo.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário