terça-feira, 11 de agosto de 2015

A Novela Maria do Bairro



Mundos diferentes

Produzida pela Televisa e estrelada por Thalia, a novela é até hoje um fenômeno de popularidade e audiência.

As tramas brasileiras são vendidas para o mundo inteiro, mas aqui também há espaço para produções estrangeiras. O SBT que o diga. Na emissora de Silvio Santos, os folhetins mexicanos são sucesso de audiência e, não por acaso, constantemente reprisados, como Maria do Bairro, exibido pela primeira vez por aqui em 1997 e reexibida em 2004, 2007, 2012 e 2013. Protagonizada por Thalia, a novela de Inês Rodena foi inspirada em Los Ricos También lloran (1979) e fez parte da trilogia iniciada com Maria Mercedes (1992) e Marimar (1994).

Vida dura

Thalia
 Maria do Bairro levava uma rotina sofrida na Cidade do México mas o coração da jovem bateu mais forte assim que conheceu o herdeiro dos Dela Vega 

Maria do Bairro era uma jovem humilde, sem instrução e sonhadora, que vivia na Cidade do México, onde trabalhava como catadora de material reciclável em um aterro sanitário. Mas a vida difícil da moça ficou ainda pior quando sua madrinha (que a criava) morreu no dia do aniversário de 15 anos de Maria. Em seu leito de morte, a senhora pediu ao padre da cidade que encontrasse um novo lar para a sua afilhada.

Ricardo Blume
 O milionário Fernando 'adotou' a protagonista para fazer com que a moça tivesse um futuro melhor

Diante disso, Maria foi acolhida pelo empresário Fernando Dela Vega (Ricardo Blume), dono de uma das maiores fortunas do México. O milionário queria fazer com que a garota se tornasse elegante, refinada e instruída, mas a sua esposa, Vitória (Irán Eory), não tinha os mesmos planos do marido. 



E nasce um amor...




 Fernando Colunga
Na mansão dos Dela Vega, Maria era humilhada por Vitória, mas, em meio a essa adversidade, a jovem se apaixonou à primeira vista por Luís Fernando (Fernando Columga), o primogênito da família que, após ser abandonado pela ex-noiva, só queria brincar com os sentimentos das mulheres.


Itati Cantoral
 Soraya era a grande vilã da história e 'agia' por amor a Luis Fernando.
Como se não bastasse , a vilã Soraya (Itati Cantoral) fez de tudo para separá-los quando percebeu que o homem que amava estava encantado pela catadora de lixo. 

Maria e Luís , enfim, acabaram se casando, no entanto,com problemas de alcoolismo, ele não controlava o ciúme que sentia da bela esposa e a acusou de ter um caso com seu irmão, Vladimir (Héctor Soberón). Por conta disso, Luís pediu o divórcio à Maria que, após ser abandonada grávida, voltou a vagar pelas ruas  e entregou o seu filho recém-nascido para Agripina (Carmem Salinas), uma senhora que vendia doces.

Enfim, a felicidade 
Maria e Luís tiveram um final feliz, mas somente após anos de conflitos.
Anos depois, Maria  (que a esta altura havia perdoado seu amado por tê-la acusado de traição) reencontrou o filho, Fernando (Oswaldo Benavides), em uma situação adversa, mais precisamente quando ele foi a mansão dos Dela Vega para cometer um assalto. Ao reconhecer o seu 'menino', a moça - mesmo muito abalada ao ver o caminho que ele trilhou - ainda encontrou forças para salvar seu herdeiro, já que Luís Fernando (sem saber que o rapaz era seu filho), estava disposto a matá-lo. Só depois dessa quase tragédia, Maria teve a oportunidade de conversar com o homem da sua vida e contar tudo o que passou quando voltou a viver em uma situação precária.

Mas quando o casal finalmente se acertou, Soraya entrou em cena novamente para separá-lo: sequestrou a rival e incendiou a cabana onde Maria estava sendo mantida presa como sua refém.Felizmente, Luís Fernando conseguiu chegar a tempo de salvar sua amada. Já a vilã, morreu carbonizada no local.

E no último capítulo, Maria e Luís Fernando apareceram radiantes, comemorando mais uma gravidez da protagonista após muito sofrimento

Ficha Técnica

Emissora: Televisa/SBT
Capítulos:185
Exibição: 1995 (México) e 1997 (Brasil)
Horário: 19h45
Autora: Inês Rodena

Curiosidades

Como Maria do Bairro era uma catadora de lixo, a direção da trama decidiu gravar as cenas,( que mostravam a personagem trabalhando) no maior aterro sanitário da Cidade do México, onde várias famílias viviam em estado de extrema pobreza. Após o fim das gravações, parte da equipe voltou ao local para distribuir mantimentos e brinquedos para todos.

Texto: Cristina Souza

Publicado na revista TV Brasil
Edição de n/ 803
Fotos: Divulgação/SBT

Nenhum comentário:

Postar um comentário