segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Françoise Forton


Françoise Forton
A dúvida sobre qual carreira seguir (tão comum aos jovens) não foi algo que Françoise Forton, de 58 anos, vivenciou. É que , com apenas 12 anos, a atriz (descendente de franceses), deu início à sua trajetória profissional e, entre os primeiros trabalhos da então menina, está uma participação na primeira versão do seriado A Grande Família. Mas a carreira decolou pra valer mesmo três anos depois.
Françoise Forton estreou na novela Fogo Sobre Terra (1974), como Estrada-de-ferro.

Beleza em cena



 Em Estupido Cupido, a atriz se transformou em uma grande estrela da TV

Françoise foi escalada para protagonizar Estúpido Cupido (1976). Na trama que virou febre entre a juventude da época, a atriz deu vida à Maria Teresa, normalista que sonhava ser eleita Miss Brasil, mas os projetos da garota não eram vistos com bons olhos por João (Ricardo Blat), seu namorado ciumento. Popular, a personagem ditou moda e alçou a sua intérprete ao estrelato.

Françoise Forton na novela Tieta
Na década seguinte, Françoise interpretou mais uma bela mulher. A vilã Helena, de Tieta (1989), usava e abusava do seu poder de sedução para tentar reconquistar o ex-marido, Ascânio (Reginaldo Faria), que se tornou um homem influente na fictícia cidade de Santana do Agreste.

Longe da zona de conforto

 Na pele da Marcela, da trama Meu Bem, Meu Mal
Se Françoise sempre emprestou sua beleza e refinamento à maioria de suas personagens, em Meu Bem, Meu Mal (1990) a história foi diferente. No meio da trama, a atriz surgiu desprovida de vaidade para dar vida à Marcela, mulher que ficou com o rosto desfigurado após ser vítima de um grave acidente. Mãe de Jéssica (Mylla Christie), ela buscava se recuperar e ainda conquistar o amor de Ricardo (José Mayer).

 Françoise teve um papel cômico em Quatro por Quatro
Já em Quatro por Quatro (1994), a artista encarou o desafio de fazer comédia, embora a sua personagem, Clarice, fosse meio infeliz. Ainda assim, a enfermeira, que era casada com Pedrão (Rômulo Arantes) e mãe de Daniela (Karla Muga) e Eugênio (Diogo Larrea), se envolvia em muitas confusões. Clarice era apaixonada pelo marido, mas sofria com a falta de ambição do amado.

Futilidade e pés no chão

 Na novela Por Amor
Em Por Amor (1997), Françoise entrou de cabeça no universo dos novos-ricos. Isso porque Meg era uma típica representante dos emergentes, ou seja, aquelas pessoas que enriquecem devido ao trabalho e não têm tradição na alta sociedade. Casada com Trajano (Ricardo Petráglia), Meg tinha duas filhas, Laura (Vivianne Pasmanter) e Natália (Júlia Almeida). A outra grande paixão da socialite era Inês, uma cadela da raça Pug. 

Gigi, de Amor à Vida, só pensava em voltar a ser rica
Já em Amor à Vida (2013), a atriz viveu uma 'ex-rica'. Decadente, Gigi não se conformava com sua nova realidade financeira e fazia de tudo para extorquir dinheiro do ex-marido, Atílio (Luíss Melo). 

 Atriz, que faz a Isolda, de I Love Paraisópolis, tem beleza, elegância e talento como marcas registradas.
Agora, em I Love Paraisópolis, a veterana  - que teve passagens pelo SBT e pela Record - é a elegante Isolda, professora de balé que toca um projeto cultural na comunidade que dá nome à novela.

Na telinha

1974 - Fogo sobre Terra
Estrada-de-ferro
1976 - Estúpido Cupido
Maria Teresa
1989 - Tieta
Helena
1990 - Meu Bem, Meu Mal
Marcela Miranda
1994 - Quatro por Quatro
Clarissa
1997 - Por Amor
Meg Trajano
2013 - Amor à Vida
Gisela Lemos (Gigi)
2015 - I Love Paraisópolis
Isolda

Texto: Cristina Souza 

Publicado na revista TV Brasil
Edição de n/n 803
Fotos: Glogo/Divulgação portalovertube.com.370x260Pesquisa por imagem- www.youtube.com480x360Pesquisa por imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário