sábado, 28 de novembro de 2015

A Escolinha Do Professor Raimundo - Merecida Homenagem!

Para comemorar os 25 anos da Escolinha do Professor Raimundo, a Rede Globo, em parceria com o Canal Viva, preparou um belo presente para o público: reviver aqueles personagens inesquecíveis no remake do humorístico, estrelado por um elenco de primeira."É uma homenagem aos atores que brilharam em seus papéis. Póstuma e em vida também", explica a diretora Cininha de Paula. "O programa tem um formato consagrado e original, não é dramaturgia nem esquete", diz Daniel Adjafre, autor da adaptação ao lado de Péricles Barros. A nova Escolinha do Professor Raimundo, em cinco episódios diários, estreia na segunda, 23, às 23h15 no Viva. O especial completo (sete programas, entre eles, dois inéditos) irá ao ar aos domingos, em dezembro, na Globo. 

Professor Raimundo
(Bruno Mazzeo)

Bruno Mazzeo e Chico Anísio
Eternizado pela interpretação de seu pai, Chico Anísio, Bruno se emocionou ao ganhar o papel. O mestre é obstinado pela arte de lecionar e passa a maior parte do tempo de bom humor. Entre seus bordões:"E o salário, ó!","É vapt-vupt!","Vai comendo, Raimundo...","Queria ter um filho assim!","Vou lhe dar um zero!","Para de dar pitaco nas respostas de seus colegas!","Não complica, explica!","Quando eu conto, o pessoal se espanta. Mas já foi assim...","Olha eu pagando mico pro macaco","Muuuuuuito bem!"

Zé Bonitinho
(Mateus Solano)

Mateus Solano e Jorge Loredo
Dono de um look extravagante, é um sedutor inveterado. Entre uma cantada e outra, ele soltava pérolas como: "Aqui é o Zé bonitinho, o perigo das mulheres!". O saudoso Jorge Loredo imortalizou o personagem.

Capitu
(Ellen Roche)

Ellen Roche e Cláudia Mauro

 Bela e pouco inteligente, ela apaga o quadro negro, fazendo a alegria dos colegas com seu rebolado."No Aurélio, ora!","Acertei??" Foi vivida por Cláudia Mauro


Dona Cândida
Maria Clara Gueiros

 Maria Cláudia Gueiros e Stella Freitas
É uma das poucas exceções da turma, que só colecionava nota de 10."Ah, professor! Hoje eu vi..." Stella Freitas arrasava no papel.

Armando Volta
Evandro Mesquita

Evandro Mesquita e David Pinheiro

Puxa-saco assumido, ele tentava comprar o professor com vários presentes. "Sambarilove!","Eis-me aqui, digníssimo. E pode perguntar, porque comigo pau é pau, pedra é pedra.","Se sei, digo que sei. Se não sei, digo que não sei.","É papo dez e tapas leves!","Pensei: 'Porque comprá-lo, por que não comprá-lo, porque comprá-lo, por que não comprá-lo?' Comprei-o-o! Aceite, é de coração, sem o menor interesse..." "Meu Deus".David Pinheiro dava um show.


Dona Catifunda

Dani Calabresa

 Dani Calabresa e Zilda Cardoso
E seu inseparável charuto tem resposta para tudo e sempre saúda seus colegas com a expressão "Saravá". Vivida por Zilda Cardoso

Pitolomeu
Otaviano Costa
Otaviano Costa e Nizo Nero
Nerd, que sempre corrige os colegas. Interpretado anteriormente por Nizo Neto, um dos filhos de Chico Anísio, que costumava brincar em cena: "Sempre quis ter um filho assim!".Seus bordões:"Nem tanto, mestre."."Divirjo mestre"!",A resposta da aluna faz sentido...""Estou sempre pronto a lutar pelas jovens indefesas, sempre visando ao lado didático da coisa...","Não é, Fló-fló?"


Seu Boneco
Marcius Melhem

 Marcius Melhem e Lug de Paula

Desengonçado, ele só pensava em comer."Aí eu vou para galera!" "Ligadão nas quebradas, chefia, mas... que hora é a merenda?"

"Vou responder 'dis costa'. 'Crasse'!.."E ô e ô, Seu Boneco é o terror!" dizia. Lug de Paula era Boneco.

Pedro Pedreira
Marco Ricca

Marco Ricca e Francisco Milani

 Aluno resmungão que contestava o que o mestre dizia com a frase: "Há controvérsias!", "Pedra 90 , só enfrenta quem aguenta!","Vamos simplificar para não dizerem que sou intransigente! Sempre há uma possibilidade de diálogo!","Não me venha com churumelas!"Francisco Milani vivia o mala.

Galeão Cumbica
Kiko Mascarenhas

 kiko Mascarenhas e Rony Cócegas

O piloto, ao ser chamado pelo professor, bradava:" No aaaaaaaaaaar!","Atenção passageiros com destino a (nome do local) Portadores de ficha da cor(nome da cor), e se piqueeeeee!!!""Aí eu choro: au-auuu...!""Comigo, é no jiló!""Thank you, very you macho!","Vai fundo que eu tô na proa!" Quem resistia ao charme de Rony Cócegas? 


Aldemar Vigário 
Lúcio Mauro Filho

Lúcio Mauro Filho e Múcio Mauro

O ator recria o personagem de seu pai, Lúcio Mauro, figura que adorava resgatar o passado de Raimundo: "O menininho... cabeçudinho... joelhinho grosso... perninha fina... Quem? Quem? Ele! Raimundo Nonato!""Eu me lembro, lá em Maranguape...","Te lembra disso?"


Seu Peru
Marcos Caruso

 
 Marcos Caruso e Orlando Drummond

Homossexual, vivia jogando charme para Raimundo:"Estou porrrr aqui!","Use-me e abuse-me, teacher!","Mais um para a irmandade.","Peru é cultura, cheio de ternura!","Te dou o maior apoio...""Ele era moça, moçoila, moçérrima, teacher!" brincava. Consagrado por Orlando Drummond.


Rolando Nero
Marcelo Adnet

Marcelo Adnet e Rogério Cardoso
Eternizado por Rogério Cardoso, o personagem sempre tentava arrancar dicas do professor para responder as perguntas. E ao conseguir, dizia: "Amado mestre...","Captei! Captei a vossa mensagem!"

Dona Bela
Betty Gofman

Betty Gofman e Zezé Macedo
 Comportada, entendia tudo no duplo sentido. "Só pensa naquilo", afirmava. Zezé Macedo levava o público às gargalhadas!

Batista
Rodrigo Sant'Anna

 Rodrigo Sant'Anna e Eliezer Motta

Bajulador, foi interpretado por Eliezer Motta e não se cansava de afirmar: "Faço tudo que o senhor mandar!","Saúde, paz, amor, harmonia, alegria e prosperidade pro senhor e pra toda a sua família!","Gostaria de falar uma coisinha pro senhor! O senhor me autoriza?


Dona Cacilda
Fabiana Karla

 Fabiana Karla e Cláudia Jimenez
Uma das personagens de maior sucesso de Cláudia Jimenez, Cacilda fazia de tudo para conquistar o mestre e sempre se despedia com o famoso bordão: "Beijinho, beijinho, pau,pau!"

Joselino Barbacena
Angelo Antônio

Angelo Antônio e Antônio Carlos Pires

Na pele de Antônio Carlos Pires, tentava resgatar histórias mirabolantes de sua cidade natal: Barbacena."Ai, meu Jesus Cristinho, já me descobriu eu aqui de novo! Será impossíverrr? Larga d’eu, sô.!,"Quando eu era criança pequena lá em Barbacena"


Por Priscilla Jucá

Publicado na revista Minha Novela
Edição de 13/11/2015 n/n 845
Fotos: Divulgação/Rede Globo
X-TUDO Quem é Quem

Nenhum comentário:

Postar um comentário