quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Sem Lenço, Sem Documento


Em busca de dias melhores

Escrita por Mário Prata, a trama girava em torno de uma jovem ingênua que deixa o nordeste brasileiro para tentar vida nova no sudeste do país.
Ana Maria Braga fez um belo trabalho interpretando a protagonista Rosário.
Ricardo Blat
Embora a narrativa de Sem Lenço, Sem Documento fosse pautada no deslocamento da doce Rosário (Ana Maria Braga) - que deixa sua cidade natal em Pernambuco e muda-se para o Rio de Janeiro - a obra não tratava do êxodo rural e, sim, do desejo de uma bela moça em viver dias melhores (e os conflitos que isso acarretou). Tendo a Cidade Maravilhosa como pano de fundo, o escritor abordou a relação entre empregadas e patroas, até então, pouquíssima explorada. Ainda em Olinda, a protagonista se viu envolvida em uma onda de boatos e decidiu se afastar de tudo aquilo e respirar novos ares - inclusive do namorado, Zé Luiz (Ricardo Blat), o responsável pelas fofocas que a afastaram da cidade. Rosário não estava melhor nos assuntos do coração, pois Zé Luiz (Ricardo Blat), seu antigo namorado em Pernambuco, tentava de tudo para reatar o romance. Ele inclusive, viajou para o Rio de Janeiro atrás da jovem.

Ilva Niño, Arlete Salles, Isabel Ribeiro e Ana Maria Braga
Assim, Rosário se encheu de coragem e foi ao encontro das irmãs mais velhas Cotinha (Ilva Niño), Das Graças (Isabel Ribeiro) e Dorzinha (Arlete Salles), que trabalhavam como domésticas no Rio. E não demorou muito para a moça conseguir emprego na casa da modelo e escritora Carla (Bruna Lombardi), uma mulher linda, com ideias feministas, que ajudou a recém-chegada do nordeste a adquiri boas maneiras e gosto refinado. 

Relações conflituosas

Bruna Lombardi era a escritora Carla
Ana Helena Berenger vivia a vilã Berta
Ney Latorraca foi o galã da trama 
Carla dividia o apartamento com a irmã, Berta (Ana Helena Berenger) e, apesar de terem a mesma profissão, eram totalmente diferentes na personalidade: a segunda era egoísta e só pensava no sucesso que almejava. Além das brigas, as irmãs dividiam o amor do mesmo homem: o jornalista Marco (Ney Latorraca), que era casado com Yara (Cidinha Milan).

Ficção X Realidade

Outro personagem de destaque era o empresário Heleno Reis (Jaime Barcellos), o dono de uma agência de publicidade que acabou lançando um produto de verdade na vida real: a bicicleta Caloi Ceci, que chegou ao mercado como a primeira desenhada especialmente para mulheres. Na novela, a campanha foi realizada pela agência de Heleno, onde trabalhavam Bilé (Ivan Setta) e Jacques (Jonas Bloch). O anúncio criado foi ao ar de verdade, no intervalo do Jornal Nacional, após a exibição do capitulo.

Curiosidades 

Sem Lenço, Sem Documento lançou Bruna Lombardi na Globo - os poemas que a personagem Carla escrevia eram de autoria da própria atriz. E, apesar do homônimo, Ana Maria Braga - a interprete de Rosário - nada tem a ver com a apresentadora do Mais Você. Na verdade, a moça é irmã de Sônia Braga.

Ficha técnica

Emissora: Rede Globo
Capítulos: 149
Exibição: de 13 de setembro de 1977 a 03 de março de 1978
Horário: 19h
Autor: Mário Prata

Texto: Redação

Publicado na revista TV Brasil n/n 823
Vale a Pena Ler de Novo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário