Entre várias faces
Voltada ao público jovem, novela mexicana do SBT contou uma história de amor, espionagem e vingança
Belinda
Valentina: de ladra de rua à herdeira milionária
Produzida pela Televisa em 2009, Camaleões teve por ponto de partida o encontro inusitado entre dois jovens de realidades muito diferentes. Valentina (Belinda), ex-menina de rua e ladra profissional, e Sebastião (Alfonso Herrera), jovem culto e refinado. Com quase nada em comum, os dois acabaram descobertos e aprisionados por um misterioso 'Amo', que os obrigou a se infiltrarem no Colégio São Bartolomeu para ajudá-lo em um plano de vingança contra o dono do local, o oficial de polícia Augusto Ponce de Leon (Guillermo Garcia Cantú).
E não parou por aí: além de se disfarçarem como professor e inspetora da instituição, Valentina e Sebastião ainda tinham de fingir ser irmãos!
Guillermo Garcia Cantú
Augusto era um homem de péssimo caráter, que por trás da máscara de homem exemplar escondia uma personalidade perversa e corrupta. Separado da esposa Francisca (Edith González), verdadeira dona do colégio, ele vivia jogando a filha do casal, Solange (Sherlyn), conta a mãe e usava a menina pra chantagear sua ex.
Edith González
Sherlyn
Solange não sabia que o pai era um mau-caráter
Incesto de mentirinha
Com a convivência diária no São Bartolomeu, não foi difícil surgir a paixão entre Sebastião e Valentina. O romance teria que ser escondido de todos, primeiro, porque no colégio se acreditava que eram irmãos; segundo, porque o Amo certamente não veria com bons olhos que uma história de amor entre os 'camaleões' colocasse a perder seus planos. Além disso , outros obstáculos surgiram para os dois pombinhos. O mulherengo Augusto se interessou pela jovem Valentina, e o Amo ordenou que ela tirasse proveito da situação para conseguir provas conta o vilão, mesmo a contragosto. A chegada de Silvana (Grettel Valdéz), uma charmosa ex-noiva de Sebastião, também tumultuou o já complicado romance.
Mistério desvendados
Manuel Ibáñez
A identidade do Amo, grande mistério da história, causou surpresa quando veio à tona: era Leônidas (Manuel Ibáñez), jardineiro do colégio. Ele na verdade se chamava Horácio Garcia e era pai de Henrique (Jesús More), antigo colega de polícia de Augusto e ex-noivo de Francisca. Augusto assassinara Henrique há muitos anos para poder se casar com a rica herdeira da instituição escolar - Francisca, aliás, nem sequer desconfiava que o ex-marido era culpado pela morte de seu grande amor de juventude.
Graças às provas que Sebastião e Valentina reuniram enquanto estavam disfarçados, Horácio/Leônidas pôde denunciar Augusto e o vilão finalmente foi preso. Porém, conseguiu fugir e voltou à escola disposto a se vingar. Leônidas tentou impedi-lo e os dois tiveram um épico enfrentamento final, do qual ambos saíram mortos.
Happy ending
Alfonso Herrera e Belinda
Valentina e Sebastião foram a julgamento, mas acabaram inocentados graças a uma carta de Leônidas, onde este assumia a culpa por todos os crimes que obrigou o casal a cometer, mediante ameaças. Não contente, ele ainda nomeou Valentina sua herdeira universal, como compensação por tudo o que fizera a ela e Sebastião passarem.
Por fim, Valentina e Sebastião terminaram a história casados e felizes - e com direito a um bebê em caminho!
Curiosidades
Quando exibiu Camaleões no Brasil, o SBT foi obrigado pelo Ministério da Justiça a tirar a novela do ar. O órgão considerava a atração mexicana inadequada para a faixa da tarde, por conter "cenas de sexo, violência e consumo de drogas lícitas. Foram apresentados na TV 108 capítulos, e os que restavam foram disponibilizados exclusivamente no site da emissora.
Ficha técnica
Emissora: SBT
Capítulos: 108
Exibição: 25 de outubro de 2010 a 25 de março de 2011
Horário: 16h
Autores: Gustavo Barrios e Diana Segovia.
Texto: Felipe Brandão
Publicado na revista TV Brasil n/n 820
Vale a Pena Ler de Novo
Nenhum comentário:
Postar um comentário