Ingra Liberato e Almir Sater
Depois do sucesso de Pantanal (1990), a Rede Manchete planejou exibir nova trama ambientada em diferentes regiões do Brasil, para mostrar as belezas naturais que fisgaram o público na novela anterior. Durante uma viagem a Barretos, no interior de São Paulo, o diretor Jayme Monjardim teve a ideia de fazer uma trama sobre o mundo sertanejo. Foi então que Rita Buzzar e Marcos Caruso escreveram A História de Ana Raio e Zé Trovão. A novela estreou há 25 anos, em 12 de dezembro de 1990.
Almir Sater e Ingra Liberato
Depois de Pantanal. Almir e Ingra viveram a grande aposta da emissora
A trama contava a saga de de Ana (Ingra Liberato), adolescente de 13 anos que é estuprada por Canjerê (Nelson Xavier). O vilão age por vingança contra o pai da moça, que o acusou de roubo quando trabalhava na fazenda. Não satisfeito em fazer mal à menina, o ex-capataz mata o pai de Ana, e leva a filha que fez com a menina.
Nelson Xavier
O veterano Nelson Xavier se destacou ao interpretar o estuprador Canjerê, que mudou de nome para Leopoldo
Caravana colorida
Os anos se passam e Ana se transforma em uma peoa de sucesso e adota o nome artístico de Ana Raio. Ela conhece João Riso (Giuseppe Oristânio) e ele se torna seu admirador número 1. Juntos, numa caminhonete, visitam diversas cidades no Brasil participando de rodeios.
Giuseppe Oristânio
Aos 32 anos, Giuseppe brilhou. João Riso passou a novela inteira ao lado de Ana Raio
Na verdade, Ana tem a esperança de reencontrar a filha e vasculha todo o canto do país em busca de pistas. Ela é contratada por Dolores Estrada (Tamara Taxman) e se apaixona por Zé Trovão (Almir Sater), despertando os ciúmes da patroa (Tamara Taxman).
Tamara Taxman
Ana cai numa armadilha da vilã e é acusada de roubo. Revoltado, Zé Trovão sai da companhia de Dolores e cria sua própria caravana.Ana Raio segue o mesmo caminho de Zé e funda sua comitiva também.
O reencontro
Daniel (Roberto Bomtempo), um ambicioso rapaz, consegue se casar com Dolores (Tamara Taxman) para ter direito a metade de sua caravana.
Roberto Bomtempo
Em seu primeiro papel fixo numa novela, Roberto era um dos astros da trama.
Micaela Góes
Ana acaba encontrando a filha, Maria Lua (Micaela Góes). Mas Canjerê, que agora é conhecido como Leopoldo, reencontra Ana e tenta acabar com a vida dela. Mas Tião (Camilo Bevilácqua), um policial, atira no vilão. Canjerê morre. E Ana Raio pode finalmente ser feliz com Maria Lua e Zé Trovão.
Dolores vai embora para Dallas com Rudy (Charles Myara), mas lá descobre que o sujeito é casado. Daniel (Roberto Bomtempo) consegue dinheiro para montar sua própria caravana.
Já Ana Raio e Zé Trovão se casam dentro de uma arena de rodeio e vivem felizes.
O leitor Marcos Tulio Cicero
"A História de Ana Raio e Zé Trovão. A novela me marcou. Conheci várias cidades do país através de sua trama!"
Curiosidades
Entre 7/6/2010 e 4/4/2011, o SBT exibiu a novela. Foi uma surpresa pata todos, inclusive, para os atores.
A reprise do SBT teve sete capítulos a mais do que na versão original: 258 episódios.
A trama contou com dezenas de participações especiais, que apareciam conforme os personagens visitavam as cidades.
Por Thomaz Rocha
Publicado na revista Minha Novela
Edição de 4 de dezembro de 2015 n/n 848
Fotos: Divulgação - Arquivo pessoal
X-TUDO - Memória
X-TUDO - Memória
Nenhum comentário:
Postar um comentário