quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Cobras E Lagartos

Ambição, inveja e amor -  Cobras e Lagartos mostrou a loucura por dinheiro.

Uma trama cheia de vilões, mocinhos e o impagável Foguinho roubando a cena.
Morte de vilões e muita felicidade!
A verdade sobre a herança de Omar e o castigo para os malvados agitaram o desfecho da trama.

Daniel Oliveira e Mariana Ximenes
 Duda e Bel era o casal sensação da trama
Falta de escrúpulos e excesso de ambição marcaram Cobras e Lagartos. Tudo que Duda (Daniel Oliveira) e Bel (Mariana Ximenes) queriam era viver um romance, porém, tiveram que vencer muitos obstáculos para chegar a um final feliz. Duda conheceu Bel (Mariana Ximenes), sobrinha de Omar, e se apaixonou, mas o casal sofreu para ficar junto. 
 Francisco Cuoco
O milionário Omar Pasquim
A trama teve como ponto de partida a história de Omar Pasquim (Francisco Cuoco), um homem humilde que trabalhou duro durante anos e conseguiu se transformar num bem sucedido empresário. Mas quando o dono da Luxux descobriu que estava doente e tinha pouco tempo de vida, repensou todas as suas atitudes. O trágico diagnóstico o fez ficar preocupado com o futuro de sua herança e o milionário decidiu, então, se disfarçar de Pereira (um faxineiro de sua própria empresa) e se aproximou das pessoas que o cercavam. O plano era encontrar um homem que fosse íntegro e fazê-lo seu herdeiro, através de um testamento, junto com sua sobrinha predileta, a doce Bel (Mariana Ximenes), filha de seu falecido irmão Sami.
Milton Gonçalves e Francisco Cuoco
O único que sabia de seu disfarce era Jair(Milton Gonçalves), mordomo de Omar há mais de 30 anos e fiel companheiro.

Encontro ao acaso

Francisco Cuoco e Daniel Oliveira

Um dia, enquanto estava disfarçado de Pereira, Omar quase foi assaltado por um grupo de marginais. O ricaço foi salvo por Duda (Daniel Oliveira), um jovem motoboy. Desse encontro atrapalhado, nasceu uma amizade verdadeira e Omar descobriu que tinha inúmeras coisas em comum com Duda: ambos eram órfãos e apaixonados por música.

Francisco Cuoco e Totia Meireles

Preocupado em ajudar o novo amigo que, aos seus olhos era um pobre senhor que precisava trabalhar como faxineiro para sobreviver, Duda convidou Omar para morar com ele na casa de sua querida tia Silvana (Totia Meireles). Mas foi aí que o milionário descobriu, através de uma pintura  no quarto do motoboy, que Duda era muito apaixonado por Bel, sua sobrinha. O rapaz tinha um quadro com um retrato da jovem na parede e contou para Omar que ela fazia parte de seus melhores sonhos.

Lobo em pele de cordeiro

 Henri Castelli
Estevão se fazia de bom moço, mas queria ficar com a fortuna de Omar
Quando Duda conheceu Bel, por intermédio de Omar, o motoboy descobriu que sua amada estava noiva de Estevão (Henri Castelli), um mau-caráter que só estava interessado na fortuna do tio dela. A princípio, Omar pensava que Estevão era um homem generoso, mas, na  verdade, o rapaz tinha sede de vingança.
Herson Capri
Estevão era filho de Otaviano (Herson Capri) e achava que todo o patrimônio de Omar lhe pertencia, pois quando Otaviano estava à beira da falência, entregou de mãos beijadas a firma da família para Omar, um simples empregado, que trabalhou, prosperou e transformou tudo em um império. Ressentido, Estevão, então, jurou que recuperaria o patrimônio de seu pai.
Henri Castelli e Carolina Dieckmann
Para isso, ele contava com a ajuda de Leona (Carolina Dieckmann), a prima invejosa de Bel, que também era sua amante. Omar foi vítima de uma das armações da sobrinha malvada, que atirou contra ele e ainda incendiou  sua loja. Mas o que a loira não esperava era que metade da herança do empresário estava destinada ao misterioso Daniel Miranda, verdadeiro nome de Duda.Por um engano, outro homem com o mesmo nome do motoboy recebeu o dinheiro . Este homem era Foguinho (Lázaro Ramos). Apesar de ter um grande coração, o rapaz era um malandro  e, mesmo sabendo da confusão ao herdar a herança de Omar, ele manteve a mentira. Depois de enriquecer, todos à sua volta deixaram de desprezá-lo, inclusive Ellen (Taís Araújo), sua ex-namorada e outra interesseira. 

Malandro que se deu bem  

 Lázaro Ramos
Foguinho ganhou tanto destaque quanto os personagens principais
Em uma trama paralela, Foguinho (Lázaro Ramos) era um tremendo vagabundo, mas com um coração de ouro, que acabou se envolvendo na trama principal. Considerado um desclassificado por toda a família, ninguém demonstrava o menor afeto por ele.
Ailton Graça
Seu pai, Ramires (Ailton Graça) o obrigava a trabalhar como homem sanduíche, fazendo propaganda de sua loja, serviço que ele odiava.
Taís Araújo
O jovem era apaixonado por Ellen (Taís Araújo), uma mulher ambiciosa e amoral, filha de Jair (Milton Gonçalves), mordomo de Omar. O objetivo de vida da moça era um só: enriquecer a qualquer custo. Por isso, apesar de já ter namorado Foguinho no passado, ela o desprezava e só queria saber de homens ricos e bem de vida. Quando a chance de ficar rico apareceu na frente de Foguinho, ele não pensou duas vezes. Afinal, ali estava a possibilidade de conquistar seu grande amor.

 Mariana Ximenes, Daniel Oliveira e Carolina Dieckmann

Bel, Duda e Leona viveram triângulo amoroso no final da trama
Desde que conheceu Duda (Daniel Oliveira), Bel (Mariana Ximenes) não conseguiu tirar o jovem da cabeça, mas continuou o noivado com Estevão (Henri Castelli), sem nem imaginar as intenções do noivo. E a situação dela ficou pior ainda por conta da inveja da prima Leona (Carolina Dieckmann).Completamente apaixonado e seduzido pela loura fatal, Estevão aceitava fazer tudo o que ela mandava.

Francisco Cuoco 
Já Omar, muito doente, acabou morrendo vítima das armações de Leona. Depois de levar um tiro da sobrinha, o empresário ficou caído no armazém da Luxux, e a vilã, em parceria com Estevão, decidiu aproveitar-se da situação e incendiou o local. Jair (Milton Gonçalves) tentou salvar o patrão, mas também morreu. Com a 'passagem' de Omar, seu testamento foi aberto e, para surpresa de todos, metade da herança do milionário foi destinada à Bel, sua sobrinha, e a outra bolada ao desconhecido Daniel Miranda, pensando em beneficiar o jovem Duda, que havia se tornado seu melhor amigo.

Herdeiro de mentira

 Francisco Cuoco e Lázario Ramos
Foguinho ficou por engano com a herança de Omar
Daniel Miranda era o nome de Duda, mas também o de Foguinho (Lázaro Ramos) e, antes de morrer, Omar pediu a ele que entregasse uma carta em que o empresário dizia que toda a sua fortuna seria deixada para Duda e Bel, mas por uma desastrosa confusão, Foguinho acabou herdando o patrimônio de Omar. O malandro até ficou atormentado com a situação, mas manteve a mentira e se deixou seduzir pela vida luxuosa e sua rotina se transformou inteiramente. Todos que não davam a mínima para ele passaram a bajulá-lo. Até mesmo Ellen (Taís Araújo), seu grande amor, que dizia estar 'apaixonada'.

Troca de casais

 Daniel Oliveira e Carolina Dieckmann
Duda enganou Leona para proteger Bel
Além de ser amante de Estevão, Leona não se conformava com o amor de Duda por Bel e roubou o jovem da prima. Estevão ficou louco de ciúmes e de ódio, enquanto Bel não entendia por que a prima estava apaixonada por Duda, a quem sempre criticou.
Carolina Dieckmann
Para conquistar o amor do motoboy, Leona decidiu vestir-se e agir igual à prima e se transformou. Mas Duda não conseguiu levar o namoro adiante e rompeu com Leona. Ao descobrir que ela era amante de Estevão, no entanto, decidiu reatar a relação para proteger Bel. Esperta, Leona soube das intenções do rapaz. Leona acabou se apaixonando por Duda e os dois começaram a namorar.Ela engravidou de Duda e no final, tentou matá-lo junto com o filho durante outro incêndio na Luxus. Enlouquecida a vilã acabou morrendo com Foguinho, que também estava na loja. Duda descobriu que era o verdadeiro herdeiro de Omar e, com Bel, formou uma família. Estevão foi assassinado e Foguinho ressuscitou, reconciliou-se com Ellen e, juntos passaram a trabalhar no shopping Saara. 

Poderosa no pedaço 


 Lázaro Ramos e Taís Araújo
Ambiciosa, Ellen chantageou Foguinho
Ellen descobriu a carta de Omar, que provava que Foguinho não era seu herdeiro, e passou a chantageá-lo. Sem alternativas, o malandro começou a fazer tudo o que a amada mandava. Quem não gostou nada do poder de Ellen foi o casal Leona e Estevão. Diferentemente de Foguinho, a vilã era ambiciosa e representava um perigo. Para o azar dos amantes, a alpinista social ainda descobriu o caso dos dois e também passou a chantageá-los, tornando-se sócia no plano para dar um golpe em Bel. Só que Estevão era esperto, descobriu sobre a carta e fez questão de chantagear Ellen e Foguinho.

Descobrindo a verdade
Daniel de Oliveira
Foguinho se sentia arrependido por enganar Bel e Duda, mas Ellen, Estevão e Leona não deixavam que ele contasse a verdade. Duda percebeu que Omar e Pereira eram a mesma pessoa e que a herança do milionário era para ele. Já Leona, perturbada, incendiou a Luxus, matando a si própria e Foguinho, que também estava na empresa. Mas o moço ressuscitou, se reconciliou com Ellen e os dois passaram a vender profiteroles na feira.

Final feliz

Mariana Ximenes
Bel finalmente se casou com seu grande amor
Livres de todas as 'cobras e lagartos que os cercavam', Bel e Duda terminaram juntos e em paz. A bela engravidou de gêmeos e, junto com o pequeno Daniel, formaram uma linda família.

Ficha técnica

Emissora: Rede Globo
Capítulos: 179
Exibição: 24 de abril a 17 de novembro de 2006
Horário: 19h
Autor: João Emanuel Carneiro

Curiosidades

Cobras e Lagartos foi a segunda novela de João Emanuel Carneiro,que mais tarde escrevia sucessos como Avenida Brasil e A Regra do Jogo. O autor já havia mostrado a que veio com a elogiada trama Da Cor do Pecado, protagonizada por Taís Araújo. Quem também estreou na telinha nessa trama foi Lázaro Ramos, que logo de cara foi bastante elogiado na Globo. 

Duas cidades cenográficas foram construídas para a novela: uma para o shopping Saara e a outra para a loja Luxus.

A campanha de lançamento da trama contou com pipas e marionetes gigantes, com formato de cobras e lagartos, além de carros de som que distribuíram máscaras em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Texto: Núcia Ferreira

Publicado na revista TV Brasil n/n 836 e 837
Vale a Pena Ler de Novo

Texto: Fernanda Rosa/Colaboradora 

Guia da TV
Edição de n/n 540
Replay de Emoções - Anos 2000.
Fotos: Reprodução-Purepeople-Folha - Uol-Memória Globo-Globo Internacional-Mundo novelasTV Nomelasbr-blogger Extra Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário