Um conto - uma crônica
Sentir algum sintoma de abatimento, vez por outra, faz parte da existência e é normal. Mas quando o vazio e o desespero se tornam permanentes, no seu cotidiano, afetando-lhe a motivação e o sentido da vida, pode ser a depressão tentando se instalar, ou já instalada, quase sempre com a força de afetar sua funcionalidade e o prazer pela vida. A pessoa deixa então de se interessar pela família, amigos, fazer, hobies, trabalho, saúde, como também se sente esgotada e até o passar dos dias pode ser avassalador.
Todos nós sentimos e passamos por altos e baixos no campo do humor. A tristeza é uma reação compreensível às situações da vida, tais como lutas, desenganos, perdas, sinistros e decepções. Muitos indivíduos usam a palavra"depressão" para explicar esses tipos de sentimentos que representam muito mais que uma simples tristeza. Alguns descrevem a depressão como "viver num buraco negro" ou ter um sentimento de desgraça constante. No entanto, sentir-se deprimido não se resume a um simples desencanto, mas toca de perto o significado da existência, como se o vazio e apatia comparecessem para anular a esperança.
Seja qual for o sintoma, a depressão é causa de muita infelicidade e soa como extremamente incapacitante. Daí que o tratamento não deve ser feito apenas na área da Medicina convencional, mas também psicológica e espiritual.
Diríamos que a recomendação do Divino Mestre Jesus "Orai e Vigiai" pode ajudar imensamente, pois é muito difícil a desgraça emocional arrastar o ser humano que tem Deus no coração!.
Fátima Araújo
Jornalista
Publicado no jornal Correio da Paraíba
Edição de 15 de agosto de 2017
Acalanto
Caderno 2 C3
Nenhum comentário:
Postar um comentário