domingo, 29 de julho de 2018

Ricardo Linhares


Ricardo Linhares



Ricardo Linhares nasceu no Rio de Janeiro em 30 de abril de 1962. Na infância, estudou no Colégio Militar e no Santo Agostinho, no Rio. Passou um tempo em Brasília, levado pelo trabalho do pai, e, depois, voltou ao Rio de Janeiro. Fez Jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mas nunca colou grau.Iniciou sua carreira como autor em Viva o Gordo de Jô Soares e Caso Verdade e posteriormente escrevendo novelas com Aguinaldo Silva com quem colaborou na novela O Outro. Sua primeira novela como autor principal foi Tieta com Aguinaldo Silva e Ana Maria Moretszohn .Com ela o autor escreveu o remake da novela de Gilberto Braga, Dona Xepa e  a novela Lua Cheia de Amor. Com Aguinaldo Silva escreveu sucessos como: Pedra sobre Pedra, Fera Ferida e A Indomada. Em 1998 fez sua primeira novela solo Meu Bem Querer e em 2001 mais um sucesso com Aguinaldo Silva : Porto dos Milagres. Em 2003 fez sua segunda novela solo Agora É que São Elas , a trama tinha a difícil missão de recuperar a audiência do horário e foi conquistando seu espaço do meio até ao fim. Em 2007 escreveu a novela Paraíso Tropical junto a Gilberto Braga, com quem já trabalhou em outras obras. Em 2005, o autor apresentou à Rede Globo uma sinopse de um remake de Fogo sobre Terra para 2006, às 18h, mas o projeto foi adiado para que o autor co-escrevesse paraíso Tropical.

Sua primeira novela como autor principal foi Tieta.

Trajetória

1989 - Tieta


Claudia Ohana e Betty Faria

A trama começa quando Tieta (Claudia Ohana) é escorraçada da cidade pelo pai, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos. Se sentindo desonrado com o comportamento considerado licencioso de Tieta e influenciado pelas intrigas da sua outra filha, Perpétua (Adriana Canabrava). Zé Esteves decide esquecer que Tieta é sua filha, e a expulsa da sua casa. Humilhada, Tieta segue para São Paulo, fugindo do conservadorismo da população de Santana do Agreste, no nordeste brasileiro.Vinte e cinco anos depois, Tieta (Betty Faria) reaparece em Santana do Agreste, rica e exuberante, decidida a se vingar da família. No dia em que chega na cidade, está sendo rezada uma missa em sua memória e Tieta interrompe a celebração, desfazendo o mal entendido. Agora, cortejada por todos, Tieta percebe que nada mudou em Santana do Agreste e que todos continuam hipócritas. A presença da ousada Tieta acaba mudando a rotina dos moradores da cidade. Para chocar mais a família, Tieta aceita se envolver com seu sobrinho, o jovem seminarista Ricardo (Cassio Gabus Mendes), filho da sua rancorosa irmã Perpétua (Joana Fomm). O sonho de Perpétua é que Ricardo se torne padre.

1990 - Lua Cheia de Amor


Marília Pêra 


A camelô Genuína Miranda, a Genu (Marilia Pêra), é uma mulher batalhadora que foi há anos abandonada pelo marido, Diego (Francisco Cuoco), mas que continua esperando pelo seu retorno. Ela dá um duro danado para que seus dois filhos, Rodrigo (Roberto Bataglin) e Mercedes (Isabela Garcia), tenham as oportunidades de vida que ela não teve, mas sofre com o desprezo  deles, que não aceitam a condição e a natureza da mãe, uma mulher extremamente simplória.

1992 - Pedra sobre Pedra

Lima Duarte e Renata Sorrah

A pequena cidade de Resplendor, localizada no sertão nordestino, era o palco das disputas políticas entre os Pontes e os Batista. Murilo Pontes ( Lima Duarte)ia se casar com a jovem Pilar Farias( Renata Sorrah), por quem Jerônimo(Felipe Camargo), o herdeiro dos Batista, também era apaixonado. No dia do casamento de Murilo e Pilar, a noiva diz não em pleno altar, por desconfiar de que o rapaz fosse o pai da criança que Eliane(Carla Marins), sua melhor amiga, estava esperando. Desejando vingança, Pilar se casa com Jerônimo, inimigo de Murilo, enquanto este se casa com Hilda (Eva Wilma), uma jovem que sempre o amara. Dessa união nasce Leonardo,(Maurício Mattar) e Murilo vai seguir carreira política em Brasília, enquanto Pilar tem uma filha, Marina (Adriana Esteves), e fica viúva. A filha de Eliane nasce, mas a mãe morre no parto e Pilar assume a educação da menina, dando-lhe o nome da mãe, Eliane.Vinte e cinco anos se passam, Murilo está de volta a Resplendor e reencontra Pilar querendo fazer de sua filha, Marina, a prefeita da cidade, destino que ele reservara para seu filho, Leonardo. Mas os dois não contam que seus filhos, ao se conhecerem, se apaixonam e têm que esconder esse amor por causa da rivalidade entre seus pais, rivalidade essa que oculta um amor mal resolvido.


1993 - Fera Ferida




A vingança e a cobiça eram os temas de Fera Ferida, cuja trama se baseava no universo ficcional de Lima Barreto. O prefeito da fictícia Tubiacanga, Feliciano Mota da Costa (Tarcísio Meira), acredita que a cidade esconda preciosas minas de ouro. Ao seu lado estavam os companheiros Major Emiliano Bentes (Lima Duarte), Professor Praxedes(Juca de Oliveira) e Numa Pompílio de Castro (Hugo Carvana). Para provar ao povo de Tubiacanga que está certo, Feliciano mostra uma enorme e brilhante pepita de ouro em plena praça pública, causando um rebuliço entre os tubiacanguenses. Com a pedra nas mãos, o prefeito consegue convencer a todos a entregar-lhe suas economias para a construção de uma empresa de mineração na cidade.
O destino de Feliciano, no entanto, não seria tão promissor como parecia. A notícia de que a cidade estava cheia de ouro se espalha, e Tubiacanga é invadida por garimpeiros. Dos males esse seria o menor. Quando Feliciano volta da capital com a riqueza da cidade revertida em dólares, revela-se que a pepita que ele mostrara ao povo não era de ouro. Enfurecida, a população se volta contra ele. Para piorar sua situação, a mala com o dinheiro que trouxera da capital desaparece misteriosamente, e seus companheiros acabam ficando contra ele, acusando-o de ladrão. Feliciano, na realidade, fora enganado pelo assessor Demóstenes. Em meio a uma revolta popular, o prefeito se vê obrigado a fugir com a mulher, Laurinda(Lucinha Lins), e o filho, Feliciano Júnior(Diogo Bandeira), de canoa. Perseguidos, ele e a mulher são atingidos por um pistoleiro e morrem afogados. Feliciano Júnior enterra os pais e jura se vingar. Essa parte da história é mostrada no primeiro capítulo da novela e, ao longo da trama, em flashback.Quinze anos depois da desgraça, Feliciano Júnior (Edson Celulari) retorna à Tubiacanga, sob a identidade de Raimundo Flamel (Edson Celulari). Alquimista, cheio de mistérios sobre seu ofício e seu passado, ele aguça a ambição e a cobiça dos moradores da cidade ao se dizer capaz de transformar ossos humanos em ouro. Decidido a vingar a morte do pai, Flamel usa diversas estratégias para acabar com os responsáveis pela tragédia de sua família. Ele não contava, entretanto, que se apaixonaria perdidamente por Linda Inês(Jiulia Gam), sua namorada de infância e filha do prefeito Demóstenes, seu principal inimigo. O segundo alvo de Flamel é o Major Bentes (Lima Duarte), um homem ambicioso e prepotente, que teve um filho bastardo, Cassi Jones, com a perigosa Salustiana Maria Tibiriçá e vive perturbado por esse passado. Os dois travam uma verdadeira disputa pelo poder, usando como pretexto o filho que Salustiana jura ser dele. O filho legítimo de Major Bentes, Guilherme, é apaixonado por sua namorada Linda Inês (Jiulia Gam), mas a moça não tem o mesmo sentimento por ele. O vereador Numa Pompílio de Castro(Hugo Carvana) e o Professor Praxedes de Menezes(Juca de Oliveira) são os outros alvos da vingança de Flamel (Edson Celulari).

1997 - A Indomada

Carlos ASlberto Ricchelli e Adriana Esteves

Durante décadas, as fábricas de açúcar e rapadura fizeram região um local deveras abastado. Dentre elas, tinha destaque a Usina Monguaba, propriedade da família mais rica e tradicional de Greenville, os Mendonça e Albuquerque.Tudo começa quando Eulália (Adriana Esteves), a herdeira da Usina Monguaba, se apaixona pelo cortador de cana Zé Leandro (Carlos Alberto Riccelli), com quem vive um intenso romance. Desconfiado, o irmão mais velho de Eulália (Adriana Esteves), Pedro Afonso (Claudio Marzo), por temer as verdadeiras intenções de Zé Leandro(Carlos Alberto Riccelli), proíbe o namoro e chega a ameaçar o rapaz de morte. Com temor pela vida do amado, Eulália(Adriana Esteves) ajuda-o a fugir, enquanto ele lhe jura regressar um dia para buscá-la. Meses depois, Eulália(Adriana Esteves) dá à luz uma filha dele, Lúcia Helena(Leadra Leal), a quem ensina a esperar pelo pai.Quinze anos depois, um forasteiro de nome Teobaldo Faruk (José Mayer), filho de pai egípcio (este já falecido) e mãe brasileira, chega à cidade e logo se encanta com Eulália(Adriana Esteves). Todavia, ela ainda espera por Zé Leandro(Carlos Alberto Riccelli). Por outro lado, Maria Altiva(Eva Wilma), esposa de Pedro Afonso(Claudio Marzo), humilha Teobaldo(José Mayer) ao afirmar que um forasteiro "sem eira nem beira" não é digno de se aproximar de uma Mendonça e Albuquerque. Teobaldo(José Mayer) jura vingança, e mira um alvo em particular — Pedro Afonso(Claudio Marzo), viciado em jogo e que deve dinheiro a várias pessoas, a quem assinou promissórias.Certo dia, Zé Leandro( Carlos Alberto Riccelli)regressa, disposto a fugir com Eulália(Adriana Esteves)  e Helena(Adriana Esteves) e começar com elas uma nova vida, com uma fortuna em pedras preciosas que conseguiu juntar, ao trabalhar num garimpo. Depois de combinar a fuga, ensina a Helena(Adriana Esteves) o valor da terra, o que ela jamais esquecerá. Todavia, o barco em que fogem naufraga e Zé Leandro(Carlos Alberto Riccelli )morre afogado. Eulália(Adriana Esteves) morre também, mas antes pede a Helena(Leandra Leal) para confiar em Teobaldo (José Mayer) que conseguiu enriquecer.



1998 - Meu Bem Querer


Alexandra Negrini e Murilo Benícios

O pastor Bilac tem duas filhas: a meiga Rebeca (Alexandra Negrini) e Lívia (Flávia Alessandra), menina voluntariosa e invejosa que é rejeitada pelo pai por que sua mãe morreu no dia de seu parto. Antônio(Murilo Benícios) e Rebeca(Alessandra Negrini) são apaixonados desde a infância e planejam viajar juntos. Mas quem embarca com Antônio é Lívia (Flávia Alessandra), que casa-se com ele. Decepcionada, Rebeca acaba casando-se com Juliano(Leonardo Bricio), e acabam tendo uma filha, Ester (Camila Farias). Anos depois Lívia e Antônio voltam para a cidade separados e também com um filho, Antônio Maciel Jr(Helder Agostini).Rebeca e Antônio, ao longo do tempo, se encontram às escondidas mas não assumem o amor que tem um pelo outro por respeito aos pais. Lívia logo depois se arrepende e quer voltar para Antônio de qualquer jeito e nada a impedirá de cruzar seu caminho.


2001 - Porto dos Milagres

Marcos Palmeira e Flávia Alessandra

Lívia (Flávia Alessandra)deixa a cidade do Rio de Janeiro e vai com o seu namorado Alexandre(Leonardo Bricio), filho de Félix(Antonio Fagundes e  Adma (Cassia Kiss) , para Porto dos Milagres. Já na cidade, ela conhece Gumercindo (Marcos Palmeira), sendo conhecido como Guma, que se tornou um homem de caráter e um líder respeitado na pequena cidade litorânea. Os dois se apaixonam, tendo que passarem por poucas e boas para concretizar esse amor, como a hostilidade de Alexandre (Leonardo Bricio), que não se conforma em perder Lívia ( Flávia Alessandra )para um pescador, e a ambição de sua tia Augusta Eugênia(Arlete Salles), que quer ver sua sobrinha casada com o herdeiro de Félix Guerreiro (Antônio Fagundes), e ainda ter que lidar com as armações da bela e sedutora Esmeralda (Camila Pitanga), moça apaixonada pelo pescador, que acha que os dois se combinam por serem da mesma classe social.

2003 - Agora É Que São Elas
Vera Fischer e Miguel Falabella


Em 1978 Antônia (Vera Fischer) e Juca Tigre (Miguel Falabella) estavam prestes a se casar quando uma cartomante profetizou que o plano não ia se concretizar, apesar da descrença do casal. No entanto, no dia do casamento, a jovem abandona o noivo no altar e vai embora da cidade sem explicações carregando um segredo misterioso, deixando-o amargurado, humilhado e jurando vingança. Após 25 anos a vida dos dois tomaram rumos diferentes. Juca( Miguel Faslabella) se tornou prefeito e o homem mais poderoso de Santana de Bocaiúvas, casando com a fútil miss Vanvan (Marisa Orth) e passando para sua filha mais velha, Sol (Francisca Queiroz), sua mesma arrogância. Já Antônia retornou casada com Joaquim (Paulo Gorgulho) e estabeleceu-se no distrito de Formigas, que prosperou no ramo têxtil com a cooperativa de couro liderada por mulheres. O local sofre com a falta de investimentos da prefeitura, como a ausência coleta de lixo e sistema de saúde, tudo parte do plano de Juca(Miguel Falabella) para se vingar da ex, deixa em calamidade o distrito que ela mora. O prefeito, porém, tem como sua pior inimiga Léo (Débora Falabella), filha de Antônia (era Fischer) e a líder comunitária que luta pelas melhores condições de Formigas – sem saber que ele é seu pai.


2007 - Paraíso Tropical


Antenor Cavalcanti (Tony Ramos)é um empresário poderoso, frio, filho de um ex-presidiário trambiqueiro, Belisário (Hugo Carvana), de quem quer distância. no jovem Daniel Bastos (Fábio Assunção), o possível herdeiro de suas empresas. Casado com Ana Luísa, Antenor tem uma amante, a bela Fabiana, advogada do Grupo Cavalcanti. Ele ainda se envolve com outras mulheres. Antenor decide expandir seus negócios. Ele agora pretende também atuar no ramo de resorts. O ambicioso Olavo, resolve lutar pelo posto de herdeiro do patrão e conquistar tal posição a qualquer preço. Seu principal obstáculo está em Daniel, rapaz  é competente. Numa viagem  à Bahia, para fechar a compra de um belíssimo terreno a beira-mar para o primeiro resort do Grupo, Daniel conhece e se apaixona por Paula Viana, gerente de uma pequena e charmosa pousada. O casal planejará ser feliz em alguma pousada do Nordeste trabalhando sem se estressar muito, mas eis que surge Olavo, disposto a qualquer coisa para não deixar que o poder no Grupo Cavalcanti caia nas mãos do filho de um empregado. E, assim, seus golpes levarão à separação de Daniel e Paula.

2011 - Insensato Coração



Eriberto Leão e Paolla Oliveira

A história se passa entre Florianópolis, Porto Alegre e Rio. Leo (Gabriel Braga Nunes) se envolve com contrabandistas de caça-níqueis, é viciado em prostitutas e morre de inveja do irmão. Pedro (Eriberto Leão) é piloto de avião e, ao salvar uma aeronave de um sequestro, se apaixona à primeira vista pela mocinha Marina (Paolla Oliveira). O que eles não sabem é que Pedro é noivo de Luciana (Fernanda Machado), a melhor amiga de Marina.Pedro (Eriberto Leão) se envolve num acidente de avião em que a noiva morre. Ele fica paraplégico, é responsabilizado pela morte de Luciana (Fernanda Machado) e, deprimido, rompe com Marina (Paolla Oliveira) É claro que, por causa de uma série de armações, Marina(Paolla Oliveira) se decepciona com o piloto e casa com Leo (Gabriel Braga Nunes). Numa das armações, Leo (Gabriel Braga Nunes) e Irene (Fernanda Paes Leme), uma prima apaixonada por Pedro (Eriberto Leão), conseguem dopar o mocinho e os dois acabam transando. Irene(Fernanda Paes Leme) descobre estar grávida do primo, mas quando vai contar a Marina(Paolla Oliveira) que Pedro (Eriberto Leão) não teve culpa de nada, ela morre misteriosamente num acidente de carro provocado por Leo (Gabriel Braga Nunes).

2013 - Saramandaia

Paulo Autran e Tonia Carrero

Aparício Varella(Paulo Autran) é um homem que foi pobre e deixou Rebeca (Tonia Carrero), o grande amor da sua vida, para dar o golpe do baú na milionária Teodora Abdalla (Jandira Martini), uma das três herdeiras das Tecelagens Abdalla. Após trinta anos as irmãs se tornaram três megeras detestadas por todos à sua volta – Fabíola( Ileana Kwasinski)enviuvou e controla todos os passos do filho Tavinho (Alexandre Lippiani), enquanto Lucrécia( Maria Alice Vergueiro)casou-se com Aprígio (Laerte Morrone), irmão de Aparício(Paulo Autran), e é rabugenta. Já Teodora(Jandira Martini), a pior e mais extravagante das três, assumiu a presidência da tecelagem ao lado de Aparício)Paulo Autran )– embora quem dê as ordens seja sempre ela – e criou a filha Fedora( Cristina Pereira)à sua imagem e semelhança. Sem que ninguém saiba, Aprígio (Laerte Morrone)envolve a empresa em negociatas clandestinas com uma irmandade comandada por Ela e introduz o golpista Leonardo Raposo( Diogo Vilela)na vida da família Abdalla. Leonardo(Diogo Vilela )se casa com Fedora (Cristina Pereira)e explode o jatinho onde acreditava estar a esposa, visando ficar com todo seu dinheiro, mas acaba matando Teodora(Jandira Martini) por engano.Já Rebeca( Tonia Carrero))viveu muitos anos na Europa e se tornou uma elegante estilista, mas que retorna ao país sem um tostão no bolso após a morte do marido. Ela se une à suas melhores amigas, Penélope Bacellar(Eva Wilma) e Leonora Lammar(Irene Ravache), que também estão falidas, com o objetivo de caçar um marido milionário e salvar as três da pobreza: a que conseguisse primeiro, salvaria as outras. A moça havia sido contratada por Teodora(Jandira Martini), antes de morrer, para trabalhar como estilista das Tecelagens Abdalla e acaba reencontrando Aparício (Paulo Autran), que mente que é um simples faxineiro após descobrir os planos de golpe da amada. Ao mesmo tempo, ele tenta conquistar Penélope(Eva Wilma) e Leonora(Irene Ravache) também, sem que elas saibam estar envolvidas pelo mesmo homem, planejando que elas se deem mal para aprenderem que não devem cometer o mesmo erro que ele em se casar por dinheiro e amargar uma vida infeliz. Mas todo o plano começa se complicar quando Teodora)Jandira Martini) começa a aparecer do além para atazanar a vida do viúvo.

2015 - Babilônia


Adriana Esteves) e Gloria Pires


Amigas de adolescência, Beatriz Amaral (Gloria Pires), uma arquiteta de sucesso, que voltou de Lisboa, onde morava, após ficar viúva, e Inês (Adriana Esteves), uma advogada falida que não se conforma com sua vida de privações financeiras, se reencontram, por uma armação de Inês, que descobre, através dos jornais, a volta de sua antiga amiga para o Brasil. Estrategicamente, Inês (Adriana Esteves) se aproxima de Beatriz(Gloria Pires), e lhe pede um emprego para seu marido, o engenheiro desempregado Homero (Tuca Andrade). Sempre arrogante e esnobe, Beatriz(Gloria Pires) a humilha, e Inês(Adriana Esteves) diz que se vingará. Elas, então, se tornam arqui-inimigas devido à inveja ferrenha que Inês(Adriana Esteves) sente.


Preferência do autor
Adriana Esteves.









Arlete Salles.








Luiza Thomé.









José Wilker.








Jayme Monjardim:











Thiago Lacerda











Giovanna Antonelli.










Marcello Novaes.








Daniela Escobar.

“Saber que as pessoas estão gostando da novela e estão interessadas no destino dos personagens é mais gratificante. Nesse momento, o personagem passa a ser amigo do espectador". 

gshow.globo.com-Purepeople-Facebollk.com-Portal do Holanda-Observatório da Televisão-Memória Globo -TOP - Novelas - oplanetatv.clickgratis.com.br-Purepeople

Nenhum comentário:

Postar um comentário