Silvio de Abreu
Silvio Eduardo de Abreu nasceu em 20 de dezembro de 1942, na cidade de São Paulo. Filho do músico Mozart de Abreu e da costureira Ana Mestieri de Abreu, estudou na escola paroquial Nossa Senhora da Paz.
Formado em cenografia pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (EAD-USP). A carreira teve início ao trabalhar como ator, pouco conhecido, em teatro (Tchin Tchin, ao lado de Cleyde Yáconis e Stênio Garcia), telenovela A Muralha, Os Estranhos e A Próxina Atração e cinema A Super Fêmea, com Vera Fischer e John Herbert. Após esse período, passou a ser diretor de filmes bastante identificados com a chamada pornochanchada, gênero este bastante em evidência no cinema nacional dos anos 70 , como A Árvore dos Sexos(1977) e Mulher Objeto (1980). Foi também assistente de Carlos Manga no filme O Marginal.Diretor do departamento de dramaturgia diária, Silvio de Abreu começou na Globo em 1970. É autor de novelas marcantes na dramaturgia, como Guerra dos Sexos, A Próxima Vítima e Torre de Babel.
Guerra dos Sexos
A Próxima Vítima
Torre de Babel
Éramos Seis
Guerra dos Sexos
Fernanda Montenegro e Paulo Autran
A Próxima Vítima
Susana Vieira
Torre de Babel
Tony Ramos
A estreia como autor de novelas se deu em 1977, ao adaptar em parceria com o crítico cinematográfico Rubens Ewald Filho o clássico romance Éramos Seis, de Maria José Dupré, na terceira versão para a televisão, que obteve relevante sucesso e firmou parcerias com dois atores que seriam frequentes nos trabalhos posteriores: Gianfrancesco Guarnieri e Nicete Bruno. Transferiu-se para a Rede Globo em seguida, com Pecado Rasgado (1978).
Trajetória
1977 - Éramos Seis
Ewerton de Castro ,Maria Isabel de Lizandra ,Carlos Alberto Riccelli,Carlos Augusto Strazzer, Gianfrancesco Guarnieri e Nicete Bruno
Éramos Seis conta a história de Dona Lola (Nicette Bruno), uma bondosa e batalhadora mulher que faz de tudo pela felicidade do marido, Júlio ( Gianfrancesco Guarnieri) , e dos quatro filhos: Carlos, Alfredo, Julinho e Maria Isabel. A vida de Dona Lola é narrada desde a infância das crianças, quando Júlio( Gianfrancesco Guarnieri), trabalha para pagar as prestações da casa onde moram, na Avenida Angélica, passando pela chegada dos filhos à fase adulta e de Dona Lola à velhice. A trama mostra os percursos que a família passa com a morte de Júlio ,e por fim, a ida de Dona Lola para uma casa de idosos, onde é largada sozinha pelos filhos que tanto lutou para criar.
Ambientada em São Paulo e recheada de conflitos amorosos, a trama tem como protagonista Teca (Aracy Balabanian),mulher batalhadora e independente, mas emocionalmente instável. Vive com sua mãe, Aída, senhora viúva que tem como grande preocupação o futuro amoroso da filha, desejando vê-la bem casada..Famosa psicóloga, Teca trabalha com jovens, dentre eles, Cris (Nádia Lippi), uma jovem rica e romântica que tem profunda admiração por ela. Perdera a mãe muito cedo e vive com o pai Renato e as tias Estela e Eunice. Renato (Juca de Oliveira), viúvo e quarentão, é um executivo de sucesso, vice-presidente de uma sofisticada joalheria. Inteligente e sedutor, apaixona-se por Teca ao se conhecerem em Paris Entretanto, o romance desperta o ciúme doentio de Estela, jovem empresária que nutriu uma forte paixão pelo cunhado e, controladora, vive investigando seus passos. Disposta a tudo para conquistá-lo, arquiteta várias intrigas e armações como colocar a sobrinha contra o pai, por exemplo.
1981 - Plumas e Paetês
Elizabeth Savalla
Ambientada em São Paulo , a novela conta a história da jovem mineira Marcela(Elizabeth Savalla) Depois de um ano morando longe de sua família em Belo Horizonte, Osmar Sampaio decide voltar para São Paulo com a sua noiva Júlia. Eles dão carona para a amiga Marcela, que está grávida e pretende começar uma vida nova na capital paulista depois de ter sido abandonada pelo namorado. Na estrada, eles sofrem um grave acidente, do qual Marcela é a única sobrevivente. Para não ficar desamparada numa cidade onde não conhece ninguém, ela decide assumir a identidade da noiva de Osmar e começa a desfrutar do conforto que a família do rapaz lhe proporcione.
Fernanda Montenegro e Paulo Autran
Esta comédia rasgada, que durou sete meses, tem como mote a disputa entre homens e mulheres. Cada grupo tentando provar ao outro sua superioridade. Tudo começa quando os primos Charlô (Fernanda Montenegro)e Otávio( Paulo Autran) (que se tratam pelos apelidos jocosos de Cumbuca e Bimbo e tiveram um tumultuado namoro na adolescência) recebem como herança de seu tio Enrico a cadeia de lojas Charlô's e a mansão onde moram.
1986 - Cambalacho
Fernanda Montenegro e Gianfrancesco Guarnieri
Andréia planeja um crime perfeito para eliminar seu marido, Antero Souza e Silva, e ficar com sua herança. Só que o testamento remete a fortuna para Leonarda Furtado (Fernanda Montenegro), a Naná, suposta filha desaparecida de Antero e que vive aplicando cambalachos para sobreviver ao lado de Jerônimo Machado (Gianfrancesco Guarnieri), o Gegê. Para aliviar a culpa que sente por ser trapaceira, Naná leva para sua casa crianças que recolhe nas ruas de São Paulo.
1988 - Sassaricando
Paulo Autran e Tonia Carrero
Aparício Varella (Paulo Autran) é um homem que foi pobre e deixou Rebeca (Tonia Carrero), o grande amor da sua vida, para dar o golpe do baú na milionária Teodora Abdalla (Jandira Martins), uma das três herdeiras das Tecelagens Abdalla. Após trinta anos as irmãs se tornaram três megeras detestadas por todos à sua volta. Teodora assumiu a presidência da tecelagem ao lado de Aparício. Sem que ninguém saiba, Aprígio envolve a empresa em negociatas clandestinas com uma irmandade comandada por Ela e introduz o golpista Leonardo Raposo na vida da família Abdalla.
1990 - Rainha da Sucata
Tony Ramos e Regina Duarte
Ambientada em São Paulo a trama de Rainha da Sucata retrata o universo dos novos-ricos e da decadente elite paulistana contrapondo duas personagens femininas, a emergente Maria do Carmo Pereira (Regina Duarte) e a socialite falida Laurinha Figueroa (Glória Menezes). Maria do Carmo enriquece com os negócios do pai, o vendedor de ferro-velho Onofre Lima Duarte), e se torna uma bem-sucedida empresária, mas mantém os hábitos de seu passado humilde. Ela mora com o pai e a mãe, Neiva (Nicette Bruno), no bairro de Santana na zona norte de São Paulo.Apaixonada por Edu Figueroa (Tony Ramos) um boa-vida que a desprezara e humilhara na juventude, ela decide “comprá-lo”: propõe casar-se com ele para ajudar sua família, de origem tradicional, mas à beira da falência. Edu aceita a proposta, e a emergente, após o casamento, vai morar no casarão dos Figueroa, nos Jardins , sofisticado reduto da cidade. Na nova casa, Maria do Carmo passa a viver um pesadelo por causa de Laurinha. Casada com Betinho (Paulo Gracindo), pai de Edu, a socialite é obcecada pelo enteado e faz de tudo para conquistá-lo, e não vai deixar a "sucateira" Maria do Carmo em paz.
1993 - Deus nos Acuda
Dercy Gonçalves
No Céu, Celestina( Dercy Gonçalves) é o anjo responsável pelo Brasil Ao ouvir, de Deus, a ameaça de ser mandada para o país que deveria ajudar a crescer, ela pede o auxílio do anjo Gabriel, que convence o Todo-Poderoso a deixar Celestina ficar no céu por mais seis meses, mas com uma condição: sem desrespeitar o livre-arbítrio que todo ser humano deve ter. Ela teria de modificar o cidadão brasileiro, tornando-o mais honesto, digno e trabalhador.
1990 - Éramos Seis
A novela contava o cotidiano e as lutas de Dona Lola (Gessy Fonseca) e seu marido, Júlio(Gilberto Chagas), para criarem seus dos quatro filhos - Carlos, Alfredo, Isabel e Julinho. A trama mostra os percursos que a família passa com a morte de Júlio e Carlos, os problemas das noitadas de Alfredo, a escolha de Isabel em se tornar amante de um homem bem mais velho e casado, o casamento de Julinho com uma moça de alta classe e, por fim, a ida de Dona Lola para uma casa de idosos, onde é largada sozinha pelos filhos que tanto lutou para criar-los.
1995 - A Próxima Vítima
Susana Vieira e José Wilker
.Ana (Susana Vieira), é amante de Marcelo (José Wilker) há vinte anos, com quem tem três filhos. Ana é uma mulher forte, batalhadora e dona de uma cantina italiana. Marcelo, por sua vez, é um aproveitador e mau-caráter. Ele é casado, por interesse, com uma mulher bem mais velha, a rica Francesca Ferreto (Tereza Rachel), mas vive um tórrido romance com a jovem, inescrupulosa e fogosa Isabela Ferreto (Claudia Ohama), além de manter sua relação de anos com Ana. Sobrinha de Francesca, Isabela é noiva do rico e apaixonado Diego (Marcos Frota), que desconhece seu verdadeiro caráter.
1999 - Torre de Babel
Tony Ramos e Tarcisio Meira
Em 1978, o perito em fogos de artifícios, José Clementino (Tony Ramos) trabalha como pedreiro na construção de um prédio, uma das muitas obras realizadas pela construtora do engenheiro, César Toledo (Tarcísio Meira). Durante a festa da cumeeira, quando engenheiros e operários se reúnem para comemorar a colocação da última laje da obra, a mulher de Clementino flerta com vários homens. A certa altura, quando dá pela falta da mulher, o pedreiro sai à sua procura e a encontra em um canto afastado da construção tendo relações com dois homens. Tomado pela fúria, Clementino(Tony Ramos) mata a mulher e um dos homens a golpes de pá. César Toledo(Tarcísio Meira) ouve os gritos e contém Clementino (Tony Ramos) com a ajuda de um grupo de operários. Chocado com a violência do empregado, o empresário chama a polícia e, mais tarde, depõe contra ele no julgamento. O seu testemunho é decisivo para a condenação de Clementino(Tarcisio Meira) que, nem tendo possibilidade de ter arranjado advogado a altura, foi condenado por 19 anos.Vinte anos se passam desde o assassinato de sua mulher e Clementino deixa a cadeia. O tempo em que esteve exposto à dura realidade do sistema penitenciário fez dele um homem ainda mais amargurado. Embora tente reconstruir sua vida, está obcecado pelo desejo de se vingar de César Toledo, que considera ter sido o grande responsável pela sua condenação.
2005 - Belíssima
Gloria Pires e Fernanda Montenegro
Simpática, bem-sucedida e discreta, Júlia Assumpção(Gloria Pires) é presidente da Belíssima, referência mundial no setor de roupas íntimas. Sua avó, Bia Falcão (Fernanda Montenegro), Stella Assumpção – que foi uma modelo bastante famoso mito de beleza na década de 1960. Fundadora da marca Belíssima, Stella morreu em um acidente de avião junto com seu marido, deixando órfãos Júlia e Pedro. Desde então, Bia Falcão se tornou responsável pelos dois, tendo-os criado. Até hoje tenta controlar a vida deles. Em casa, Júlia só encontra apoio no tio, Argemiro Falcão, vulgo Gigi, e na governanta, Matilde. Bia faz de tudo para Júlia se sentir culpada pela morte dos pais.
Por Tatiana Bruzzi
Publicado na revista Só Novelas
Silvio de Abreu
Guerra dos Sexos, de Sílvio de Abreu, estreou na TV Globo em 1983. A história, que focava na eterna rivalidade entre homens e mulheres, ganhou um remake em 2012.O casal que interpretaram Charlô e Otávio foram Fernanda Montenegro e Paulo Autran (1983)- Irene Ravache e Tony Ramos (2012)
Cláudia Jimenez e Dan Stulbach
"Papa de Anjo" estreou no Fantástico em 2003. No mesmo ano, virou especial de Natal da TV Globo. Na atração, Cláudia Jimenez vivia Bibi, uma produtora de eventos que recebia a ajuda de um anjo, interpretado por Dan Stulbach. de nome Miguel.
Miguel Falabella (Caco), Marcia Cabrita (Neide Aparecida), Luis Gustavo (Vavá), Aracy Balabanian (Cassandra, e Marisa Orth (Magda).
Em 2013 o canal Viva reuniu pare do elenco do Sai de Baixo para a gravação de quatro episódios em comemoração aos 17 anos de estreia da atração, criado pela dupla Luiz Gustavo e Daniel Filho.
Glória Pires, Ângela Leal, Isabela Garcia, Maria Padilha e Jorge Fernando
Exibida em 1980, Água Viva está sendo reprisada pelo canal Viva. Escrita por Gilberto Braga, a trama principal se passa na zona sul do Rio de Janeiro e teve como colaborador o autor Manuel Carlos.
Lúcia Veríssimo, Eloísa Mafalda e Cininha de Paula
Na década de 1990, uma série retratava a rotina de uma delegacia que lidava com casos de violência contra mulheres; chamada de "Delegacia de Mulheres", que tinha em seu elenco as atrizes Eloisa Mafalda, Lúcia Veríssimo, Cininha de Paula, entre outras.
Luiz Fernando Guimarães e Fernanda Torres
Na série Os Normais, exibida nas noites de sexta-feira da TV Globo, Fernanda Torres e Luiz Fernando Guimarães interpretavam um casal de noivos que não se desgrudavam. O programa estreou em 2001.
Por Tatiana Bruzzi
Publicado na revista Só Novelas
20/01/2014
Artigo Televisão.
03 de março de 2003.
https://pt.wikipedia.org/wiki
Nenhum comentário:
Postar um comentário