Martinho Moreira Franco
Paraíba perde mais um grande jornalista. Martinho Moreira Franco morre vítima de câncer
Cotidiano
Segundo Isabel Moreira, o velório do jornalista será realizado na Central de Velórios. A família estima que a cerimônia deve começar a partir das 13h e que seja rápida. O corpo será sepultado no cemitério Senhor da Boa Sentença, às 17h.
Mesmo com a idade e a doença, Martinho Moreira Franco se manteve ativo o quanto pode. Ele era colunista do jornal A União e também fazia revisão de livros.
Redação
Jornalista paraibano Martinho Moreira morre aos 74 anos, em João Pessoa
Martinho estava internado desde o sábado (30) após ter sido submetido a um procedimento cirúrgico para tratamento de um câncer.
Por G1 PB
O jornalista paraibano Martinho Moreira Franco morreu aos 74 anos, na manhã deste sábado (6), em um hospital particular, em João Pessoa. Conforme a filha do jornalista, Isabel Franco, ele estava internado desde o sábado (30) e teve uma obstrução intestinal, que foi a causa da morte. Ele precisava passar por uma cirurgia para resolver a obstrução, mas não resistiu.
Ainda segundo a filha do jornalista, ele passou a semana sem melhoras significativas e morreu às 10h. Além de jornalista, Martinho Moreira era ex-secretário de comunicação, publicitário e atualmente colunista do Jornal A União.
O corpo de Martinho Moreira Franco será velado na Central de Velórios São João Batista e o enterro vai ser realizado no Cemitério Boa Sentença, em Cruz das Armas, em João Pessoa, às 17h.
Homenagens
O governador João Azevêdo
No twitter, o governador João Azevêdo (Cidadania) também lamentou a morte do jornalista. "A Paraíba perdeu um grande jornalista e eu, particularmente, perdi um amigo por quem tinha grande respeito e admiração pelo profissional competente e dedicado que foi ao longo de toda sua carreira. Martinho deixa uma história muito bonita, escrita sobre as linhas da verdade, compromisso com os fatos e com a sociedade, alicerces do jornalismo que andam até um pouco esquecidos hoje em dia", publicou.
Linaldo Guedes
O poeta e jornalista Linaldo Guedes lamentou a morte de Martinho dizendo que ele era “um dos melhores textos do jornalismo paraibano, tendo sido, inclusive, correspondente dos jornais do eixo Rio-São Paulo”.
O ex-governador Ricardo Coutinho
O ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) também lamentou a morte através de suas redes sociais. “Meu abraço saudoso e afetuoso para Martinho Moreira Franco. Foi valente e esperançoso até as últimas. Dono de um texto diferenciado no jornalismo paraibano, MMF poderia ter ficado bem mais tempo aqui nesse plano”, publicou.
Ruy Carneiro
O deputado federal Ruy Carneiro se solidarizou com a família do jornalista Martinho Moreira Franco, que faleceu na manhã deste sábado (6), aos 74 anos, após lutar contra um câncer. Martinho era um profissional habilidoso que fará falta aos familiares e amigos, como também à imprensa paraibana. Quase todos os veículos de comunicação de João Pessoa tiveram a passagem de Martinho, que também foi correspondente de grandes veículos nacionais. Foi editor da Revista Veja, Jornal O Globo, Correio da Paraíba, Rádio Arapuan e colunista da Revista A Semana e do Jornal O Norte. Como publicitário, atuou no grupo Oficina Propaganda. Na gestão do governador Tarcísio Burity, foi Secretário de Comunicação. “Martinho era um homem perspicaz e sua ausência será sentida no meio da comunicação paraibana. Que Deus conforte sua família e amigos neste momento difícil”, afirmou Ruy.
Início Gente
Morre o jornalista e ex-secretário paraibano Martinho Moreira Franco, aos 74 anos
Pertencente à antiga geração do jornalismo paraibano, Martinho Moreira Franco era um dos colaboradores de A União
Redação
06/02/2021 12:45
O jornalista e publicitário paraibano Martinho Moreira Franco, de 74 anos, morreu na manhã deste sábado (6) após enfrentar um câncer no intestino. Ele tinha se submetido a uma cirurgia na semana e nessa sexta (5) o estado de saúde se agravou. O governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania) divulgou nota de pesar pela perda. Além de amigo, João Azevêdo era admirador do jornalista muito antes de ocupar o cargo de governador do estado.
Pertencente à antiga geração do jornalismo paraibano, Martinho Moreira Franco era um dos colaboradores de A União e profissional bastante respeitado no meio jornalístico e cultural. Ele se destacava pelo seu talento na arte de escrever, mas também pela sua simplicidade e postura. Repórter por essência e excelência, prezava pela verdade da informação, ensinamento passado para todos os que tiveram a oportunidade de iniciar a carreira ao seu lado. Um exemplo a ser seguido por esta geração e as vindouras. Além de passar por diversos veículos da imprensa paraibana, Martinho Moreira Franco foi Secretário de Comunicação do Governo da Paraíba. “Neste momento de perda, o governador João Azevêdo expressa o desejo que os amigos e familiares de Martinho Moreira Franco sejam confortados, e que seu legado possa servir como alento para preencher o imenso espaço deixado pela partida física do notável jornalista”, disse o Estado.
Segundo apuração da TV Correio , o corpo é velado na Centreal de Velórios de João Pessoa e o enterro está programado para ocorrer no Cemitério Senhor da Boa Sentença, às 17h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário