sexta-feira, 11 de março de 2011

Os Presidentes No Discurso De Posse - As Características Dos Que Foram Mais Marcantes


1- Getúlio Vargas, em 1951 - O mais ressentido


Circunstância:
Ditador entre 1937 e 1945, foi derrubado pelos militares. Quando disputou a eleição para a Presidência, enfrentou oposição de praticamente todos os setores organizados da sociedade. Antes de ele se matar, com um tiro no peito ele deixou escrito:

"Eu vos dei a minha vida. Agora, ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história."

2 - Jânio Quadros, em 1961 - O mais crítico
Circunstância:
Sucedeu a Juscelino Kubitschek. Encontrou a economia fragilizada e a inflação em alta.

3 - João Goulart, em 1961 - O mais tenso
Circunstância:
Eleito vice-presidente na chapa de Jânio Quadros, era identificado com a esquerda. Com a renúncia de Jânio, os militares tentaram impedir sua posse. O impasse foi resolvido com uma mudança na Constituição, que limitou os poderes do presidente.

4 - Castello Branco, em 1964 - O que mais falou em democracia

Circunstância:
Primeiro presidente do ciclo militar, participou da deposição de João Goulart e iniciou o regime militar, que durou 21 anos.

5 - Emílio Médice, em 1969 - O mais fora da realidade

Circunstância:
Terceiro presidente do ciclo militar. Em seu governo, a imprensa foi censurada e os partidos extintos.Ainda foram registrados inúmeros casos de tortura de presos políticos.

6 - José Sarney, em 1985 - O mais emotivo

Circunstância:
Foi eleito vice-presidente na chapa de Tancredo Neves, primeiro civil eleito após o ciclo militar. Tomou posse com a morte de Tancredo.

7 - Fernando Henrique Cardoso, em 1999 - O mais social

Circunstância:
Em seu primeiro governo, entre 1995 e 1998, conseguiu vencer a inflação. Seus críticos afirmavam que pouco havia sido feito pelo social.

Publicado na revista Veja.,
Edição 8 de janeiro 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário