domingo, 10 de abril de 2011

Fios Envelhecidos



Saiba o que muda nos cabelos ao longo da vida e os cuidados para cada idade.

Os fios de cabelo envelhecem? "Sim, da mesma forma que a pele, eles sofrem modificações ao longo dos anos, que podem ser influenciadas por fatores externos como sol e poluição", esclarece a dermatologista Cristiane Braga. Ela dá orientações sobre cuidados que amenizam o impacto do tempo e dos agressores dos cabelos.

Cuidados por faixa etária

20 anos:

- Raio -x: normalmente mais lisos e oleosos, podem ter caspa (dermatite soborreica) e queda por excesso de oleosidade.

- Inimigos do cabelo: sol e mudanças hormonais. Dormir pouco também atrapalha o ciclo de nascimento e crescimento dos fios.

- Como cuidar: lave-os em dias alternativos, com um xampu indicado para seu tipo de cabelo. Use protetores solares específicos e evite a exposição ao sol em excesso.

30 anos:

- Raio-x: os cabelos ficam mais disciplinados e surgem os brancos devido à diminuição na produção de melanina.

- Inimigos do cabelo: o estresse contribui para acentuar o enfraquecimento e a queda dos fios.

- Como cuidar: use linhas próprias para cabelos coloridos. Mantenha uma alimentação equilibrada, que ajude a repor as vitaminas essenciais à saúde dos fios e a combater o estresse.

40 anos:

- Raios-x: os folículos pilosos que produzem cabelo trabalham menos a partir dessa idade, deixando-os finos e com ciclo de vida menor.

- Inimigos do cabelo: alterações hormonais e processos químicos, como alisamentos e tinturas.

- Como cuidar: escolha químicas de qualidade e recorra a um bom cabeleireiro. Intensifique a hidratação e a proteção aos fios. Consulte seu médico sobre problemas hormonais.

50 anos:

- Raios-x: aumenta a rarefação capilar. Os fios ficam mais finos e ressecados. Como os grisalhos são mais presentes, é preciso investir em tinturas mais fortes que os tonalizantes.

- Inimigos do cabelo: queda hormonal, tinturas de má qualidade e alimentação desequilibrada.

- Como cuidar: faça acompanhamento médico para manter sob controle a queda de cabelos, as alterações hormonais e a alimentação.

Em todas as fases...

- Na infância: os cabelos são mais lisos e há maior número de folículos pilossebáceos.

- Na adolescência: os picos hormonais (testosterona, principalmente) fazem os fios ficarem mais ondulados e oleosos.

- Na idade adulta: os cabelos são menos oleosos. Começa a redução progressiva do número de folículos e surgem os primeiros fios brancos.

- Na gravidez: o aumento da progesterona protege os fios, deixando-os em sua melhor fase. Eles crescem melhor e mais bonitos.

- Na menopausa: a queda hormonal causa diminuição dos cabelos, que crescem menos e perdem o brilho

Aparência envelhecida:

Aspectos genéticos e a forma como cada mulher cuida dos cabelos, expondo-os a agressores como químicas, secador, chapinha, poluição e sol, influenciam a saúde, a beleza e o envelhecimento dos fios.

Sintomas:

"A perda de pigmentos ou mudança de cor dos cabelos, a desidratação, a piora na qualidade da cutícula dos fios e uma modificação nas proteínas estruturais dos cabelos,que envelhecem e ficam mais frágeis, são os sinais clínicos que denotam cabelos envelhecidos", explica o dermatologista Ademar Jr.

Beleza vem de dentro

Fique atenta à alimentação: "uma dieta pobre em frutas, legumes, verduras e carne vermelha deixa os fios desprotegidos e frágeis, além de aumentar a possibilidade de queda acentuada". alerta a dermatologista Cristiane Braga.

Cuide da saúde

" Doenças como hipotireoidismo, diabetes e estresse também provocam alterações hormonais que refletem em fios mais ressecados, opacos e quebradiços", garante a especialista.

Texto de Aline Mendes

Consultoria:

Cristiane Braga
desmatologista
especialistra em medicina estética e antienvelhecimento,
da Clínica Due.

Ademir Jr.
dermatologista
Site www.ademirjr.com.br

Publicado na revisrta Malu
www.revistamalu.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário