Atividade melhora a capacidade cardiorrespiratória e a vascularização, além de favorecer o rejuvenescimento.
Um dos segredos para a longevidade é a prática de exercícios físicos, que, aliada a uma alimentação balanceada e um estilo de vida saudável, é capaz de prevenir problemas de saúde e retardar os efeitos do envelhecimento causado pelo tempo.
Corrida é um dos exercícios mais recomendados para o bem-estar físico e mental.
Para aproveitar o exercício:
! - Não esqueça dos alongamentos antes e depois de correr, além de fazer um trabalho específico de flexibilidade pelo menos duas vezes por semana.
2 - Use um tênis adequado ao esporte e ao seu tipo de pisada.
3 - Controle a alimentação, ingerindo alimentos com baixo valor calórico, evitando açúcar e gorduras.
4 - Tenha sempre o acompanhamento de bons profissionais.
5 - Experimente correr com grupos de treinamento de corrida. O estímulo, sem dúvida, é muito maior.
6 - Corra com regularidade e torne o esporte um hábito em sua vida. Melhore suas marcas.
7 - Não tenha pressa para aumentar distâncias ou a velocidade de corrida, deixe que isso aconteça gradativamente. Faça incrementos de carga suaves e gradativos
8 - Sempre que possível corra de manhã, pois se você deixar para correr no final do dia, poderá ficar desmotivado após um dia cansativo de trabalho.
9 - Corra de preferência na mesma hora, acostumando assim o organismo à atividade. Desta forma, quando você não correr, sentirá falta.
Benefícios
1 - O ritmo de envelhecimento do organismo de uma pessoa que corre é 50% mais lenta que o de um sedentário.
2 - O coração se torna mais eficiente, bombeando mais sangue com menos batidas. Além disso, o risco de morrer por infarto, derrames e cânceres é 60% menor em quem corre, principalmente em quem tem mais de 60 anos.
3 - A corrida, assim como as atividades aeróbicas, reduzem em 50% os sintomas de depressão, aumentando as possibilidades de bom humor.
4 - O risco de sofrer de degeneração macular, que é o principal causa de cegueira em pessoas acima de 60 anos, diminui 20% em quem corre dois ou mais quilômetros por dia.
5 - Correr faz com que o volume de ar inspirado seja maior aumentando a sua capacidade pulmonar.
6 - Correr torna a cartilagem das articulações mais espessa, o que protege melhor essas regiões do nosso corpo. Os problemas articulares, como a artrite reumatóide e as artroses, demoram em média 12 anos para se manifestarem em pessoas que correm.
7 - Redução do peso corporal, sendo, portanto, indicado para quem deseja emagrecer com qualidade.
8 - Maior controle dos níveis de colesterol.
9 - Hormônio cortisol, liberado quando a pessoa está estressada, é queimado durante a corrida, diminuindo a carga de estresse.
10- Aumento da massa muscular.
Publicado no jornal Correio da Paraíba
Caderno Homem&Mulher26/08/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário