Betty Faria
Uma diva da telinha - Betty Faria estreou na televisão como dançarina e, aos poucos, conquistou seu espaço e se tornou uma estrela da televisão.
Betty Faria é mais um reforço de peso na trama de Gloria Perez e já chegou causando como a esnobe Elvira, na novela A Força do Querer. E essa tem história na telinha! A veterana iniciou a carreira artística na dança. Desde cedo estudou baillet clássico, moderno e jazz, e foi assim que estreou na TV, como bailarina dos programas. Ela ficou conhecida como 'aquela que dança' e foi difícil conseguir a chance de fazer um teste para ser atriz. "Quero ser artista de cinema".
Uma das preferidas
1972 - O Bofe
Betty Faria na novela O Bofe
Aos poucos Betty se tornou um rosto conhecido (querido pelo público e pelos autores) e emendou um folhetim no outro, como O Bofe e Cavalo de Aço.Guiomar (Betty Faria) em O Bofe, era uma bela viúva que saía do subúrbio para paquerar em Copacabana, e acabava se envolvendo com Dorival, mecânico de automóvel, também viúvo.
Betty Faria na novela Cavalo de Aço
Joana (Betty Faria) era filha de Max (Ziembinski), envolve-se com Rodrigo (Tarcísio Meira).
1974 - O Espigão
Betty Faria na novela O Espigão
Em 1974, como Lazinha, em o Espigão, ganhou o prêmio de melhor atriz pela APCA. Lauro Fontana (Milton Moraes) conhece Lazinha Chave de Cadeia (Betty Faria), líder de uma quadrilha de assaltantes, que se torna sua amante. Ela e seus comparsas estão em fuga, após terem assaltado uma joalheria, quando se vêem presos no trânsito engarrafado.
1976 - Pecado Capital
Betty Faria e Francisco Cuoco, na novela Pecado Capital
Sua consagração veio em 1975, como a Lucinha, na primeira versão de Pecado Capital, um de seus papéis mais marcantes.Lucinha é uma jovem sonhadora que trabalha como tecelã em uma fábrica de confecções, de propriedade do industrial Salviano Lisboa (Lima Duarte).
1976 - Duas Vidas
Betty Faria na novela Duas Vidas
Como Leda, na novela Duas Vidas. Leda Maria (Betty Faria), casada com Tomás (Cecil Thiré), é uma mulher passional de atitudes, muitas vezes, consideradas individualistas e agressivas, com um ciúme crescente do marido.
1980 - Água Viva
Betty Faria na novela Água Viva
A ambiciosa Lígia de Betty Faria era disputada por dois irmãos em Água Viva, os personagens Nelson (Reginaldo Faria), um bon-vivant falido, campeão de pesca e Miguel Fragonard( Raul Cortez) um cirurgião plástico de renome, primeiro papel de Raul Cortez na TV Globo.
1981 - Baila Comigo
Betty Faria na novela Baila Comigo
Como Joana na novela Baila Comigo Joana Lobato (Betty Faria), professora de dança da academia, envolve-se com Caio (Carlos Zara). Preza sua independência, inclusive afetiva, e tem um passado misterioso.
1989 - Tieta
Betty Faria na novela Tieta
Outro grande trabalho de Betty foi em Tieta (1989), em que viveu a protagonista na segunda fase do folhetim (reprisada atualmente no canal Viva). É escorraçada da cidade pelo pai, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos), e reaparece em Santana do Agreste, rica, exuberante e decidida a se vingar das pessoas que a maltrataram. No dia de sua chegada, está sendo rezada uma missa em sua memória. Ela interrompe a celebração, chamando a atenção de todos na igreja e desfazendo o mal-entendido.
2012 - Avenida Brasil
Betty Faria na novela Avenida Brasil
Como Pilar na novela Avenida Brasil, Pilar de Albuquerque (Betty Faria), mãe de Alexia (Carolina Ferraz), aparece na casa herdeira e já mostra que dará muito trabalho ao genro, o pilantra Cadinho (Alexandre Borges).
Betty Faria na novela Boogie Oogie
Em 2014 , ela fez a moderna e animada Madalena, em Boogie Oogie, e repetiu a parceria com Francisco Cuocco. A vida de Madalena começou com a viuvez, e deixou a família com os cabelos de pé com todas as loucuras que fez, mas sempre comandou a família com o pulso firme. Teve um breve romance com Vicente (Francisco Cuocco), mas terminou tudo para dar a volta ao mundo e curtir a liberdade.
2017 - A Força do Querer
Othon Bastos e Betty Faria na novela A Força do Querer
A atriz interpreta Elvira, mulher que no passado viveu romance com Garcia (Othon Bastos), o pai misterioso de Caio (Rodrigo Lombardi) e Heleninha (Totia Meireles).
Você sabia?
Betty Faria viveria a viúva Porcina na primeira versão de Roque Santeiro de 1975, que foi vetada pela censura.
Na telinha
1972 - O Bofe
Guiomar
1974 - O Espigão
Lazinha
1976 - Pecado Capital
Lucinha
1976 - Duas Vidas
Leda Maria
1980 - Água Viva
Lígia
1981 - Baila Comigo
Joana
1989 - Tieta
Tieta
2012 - Avenida Brasil
Pilar
2014 - Boogie Oogie
Madalena
2017 - A Força do Querer
Elvira
"Construo a personagem de forma penosa. Até começar a gravar, invento histórias e penso no que a influenciou. Eu sofro, sempre acho que a perdi, fico neurótica. Mas depois de filmar, adoro!disse ao site Memória Globo, sobre construção das personagens.
Publicado na revista TV Brasil n/n 907
Trajetória
Fotos: Globo/Estevam Avellar/Divulgação-Mauricio Fidalgo/Divulgação/TV Globo-Ofuxico-Divulgação/TV Globo-Memória Globo -Cedoc/TV Globo-GGN-Extra Online-Memória GloboImagenseVisions - bloguge
Nenhum comentário:
Postar um comentário