Elenco, remake, curiosidades e tudo sobre esse grande sucesso da teledramaturgia
03/11/2024 - 20:33 - Atualizada em: 11/11/2024 - 12:35
Izabela Piazza
Débora Bloch, Beatriz Segall, Taís Araújo e Regina Duarte. (Foto: Globo)
Quem matou Odete Roitman? Com essa pergunta, a novela do final dos anos 1980, criou um dos maiores mistérios da teledramaturgia brasileira. E como uma boa novela “das antigas”, Vale Tudo honrou o nome ao apresentar personagens controversos, com índoles duvidosas e ainda vilões que escapavam quase ilesos. Agora, a novela volta às telas em uma nova versão.
Relembre a história de Vale Tudo
Mário Sérgio (Marcos Palmeira). (Foto: Bazilio Calazans, Globo)
Odete Roitman (Beatriz Segall). (Foto: Bazilio Calazans, Globo)
Raquel Accioli (Regina Duarte). (Foto: Acervo, Globo)
Maria de Fátima (Glória Pires). (Foto: Bazilio Calazans, Globo)
Rubinho (Daniel Filho). (Foto: Bazilio Calazans, Globo)
César Ribeiro (Carlos Alberto Riccelli). (Foto: Bazilio Calazans, Globo)
Ivan Meirelles (Antonio Fagundes). (Foto: Bazilio Calazans, Globo)
Leila (Cassia Kis). (Foto: Bazilio Calazans, Globo)
Bruno (Danton Mello). (Foto: Bazilio Calazans, Globo)
Afonso Roitman (Cássio Gabus Mendes). (Foto: Bazilio Calazans, Globo)
Helena Roitman (Renata Sorrah). (Foto: Acervo, Globo)
Marco Aurélio (Reginaldo Faria). (Foto: Bazilio Calazans, Globo)
Celina Junqueira (Nathália Timberg). (Foto: Bazilio Calazans, Globo)
Aldeíde Candeias (Lilia Cabral). (Foto: Bazilio Calazans, Globo)
Audálio/Poliana (Pedro Paulo Rangel). (Foto: Bazilio Calazans, Globo)
André (Marcello Novaes). (Foto: Bazilio Calazans, Globo)
Mário Sérgio (Marcos Palmeira). (Foto: Bazilio Calazans, Globo)
Odete Roitman (Beatriz Segall). (Foto: Bazilio Calazans, Globo)
A novela Vale Tudo foi exibida pela primeira vez em 16 de maio de 1988 na TV Globo. Ela foi escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères e teve a participação de nomes de peso da teledramaturgia como Regina Duarte, Renata Sorrah, Lillia Cabral, Marcos Palmeira, Antonio Fagundes, Gloria Pires e Beatriz Segall.
A trama principal focava em mostrar a corrupção e a falta de ética como uma forma de denúncia aos valores presentes no final dos anos 1980. O antagonismo era bastante forte, como a diferença entre as personagens Raquel Accioli (Regina Duarte), que tinha uma índole inquestionável, e a sua filha Maria de Fátima (Gloria Pires), que destilava seu ódio à pobreza, chegando a vender a única propriedade da família para tentar a vida de modelo.
Raquel procura pela filha, mas no caminho conhece Ivan Meirelles (Antonio Fagundes), um administrador de empresas por quem acaba se apaixonando. Sem saída, ela resolve vender comida na praia para se manter. Enquanto isso, Maria de Fátima se junta a César (Carlos Alberto Riccelli), um homem de pouco caráter que alimenta a ideia de seduzir o milionário Afonso Roitman (Cássio Gabus Mendes), filho da grande empresária Odete Roitman (Beatriz Segall).
Afonso namora a jornalista Solange (Lídia Brondi), que foi quem acolheu Maria de Fátima quando ela chegou ao Rio. Afonso também é irmão de Heleninha (Renata Sorrah), uma artista plástica que se sente bastante insegura e sofre de alcoolismo. Odete Roitman, com seu perfil peculiar e soberbo, manipula constantemente a vida dos filhos, além de menosprezar a maioria das pessoas, sobretudo os empregados.
Com reviravoltas, vinganças e vários golpes, a novela mostra que os vilões conseguem, sim, escapar das mentiras e enganações. Com um final diferente das demais produções da época, personagens de má índole não são punidos aqui. Uma das cenas mais emblemáticas fecha a novela: Marco Aurélio (Reginaldo Faria), braço direito de Odete Roitman na empresa, aplica um golpe financeiro dos grandes e num jatinho particular faz sinal de “banana” com os braços para o Brasil.
Quem matou Odete Roitman?
Na versão original da novela, Odete Roitman não é uma pessoa nada agradável, sempre controlando as pessoas, manipulando seus filhos, mostrando que o seu dinheiro compra a tudo e a todos, além de sempre se sentir acima de qualquer um. Com esse perfil, não surpreende que ela tenha feito alguns inimigos pelo caminho.
Nos capítulos finais, ela é morta e a pergunta “Quem matou Odete Roitman?” toma conta do público brasileiro. Com o sucesso da novela, esse se torna um dos grandes mistérios da trama que para o Brasil. Os autores fizeram de tudo para manter o suspense no ar até o momento da revelação e por isso escreveram cinco versões diferentes do último capítulo e os atores só puderam ler no dia da gravação. A repercussão foi tamanha que houve até um concurso que premiava quem acertasse o nome do assassino.
E a resposta dessa pergunta surpreende ainda mais: Leila (Cassia Kis) é a assassina. Ela é esposa de Marco Aurélio (Reginaldo Faria), diretor da empresa de Odete Roitman, e um homem de caráter completamente duvidoso. Leila é motivada pelo ciúme por achar que seu marido tinha uma amante (ele realmente tinha!). No entanto, ela se confunde ao achar que Odete seria Maria de Fátima e dispara o tiro fatal na grande empresária.
Quando será o remake de Vale Tudo e quem são os novos atores
Renato Góes será Ivan. (Foto: Globo)
Débora Bloch será Odete Roitman. (Foto: Globo)
Taís Araújo será Raquel Accioli. (Foto: Globo)
Bella Campos será Maria de Fátima. (Foto: Globo)
Julio Andrade será Rubinho. (Foto: Globo)
Paolla Oliveira será Helena Roitman. (Foto João Miguel Júnior, Globo)
Humberto Carrão será Afonso Roitman. (Foto: Globo)
Karine Teles será Aldeíde. (Foto: Globo)
O sucesso de Vale Tudo se estendeu para mais de 30 países, como Alemanha, Angola, Bélgica, Canadá, Estados Unidos, Turquia e Itália. Ela foi ao ar no Vale a Pena Ver de Novo, quadro da TV Globo que reprisa novelas, em maio de 1992.
Ela teve um remake produzido em 2002 em parceria da TV Globo com a Telemundo. Na adaptação, a novela foi chamada de “Vale Todo” e foi digerida por Wolf Maya, com um elenco de língua hispânica. Essa foi a primeira vez que a TV Globo produziu uma novela pensada para o mercado externo.
Agora, a TV Globo produz mais um remake, desta vez para o público brasileiro, que vai ao ar em 2025. A nova novela será conduzida por Manuela Dias, mesma autora de Justiça 1 e 2 e Amor de Mãe. O remake também fará parte da comemoração da TV Globo que completará 60 anos em 2025. Diferente da original, esta versão promete “pegar mais leve” e suavizar as narrativas de alguns personagens, como a Odete Roitman.
Outros personagens
NStotal
Nenhum comentário:
Postar um comentário