terça-feira, 15 de agosto de 2017

O Bofe

Um deboche às novelas
Há 45 anos, a Globo levava ao ar a trama O Bofe, que serviu como uma experimentação na teledramaturgia e derrubou a audiência.

Crítica social
José Lewgoy e Ilka Soares
Ilka Soares fez o papel de Suzana Leopoldina, uma nova-rica noiva do francês Sávio Chatellié (José Lewgoy) que fazia de tudo para adequar à alta sociedade.Era conhecida pelo seu comportamento cafona. Era dublê de socialite e jurada do show de calouros do programa do Chacrinha.

Cláudio Marzo e Jardel Filho
O Bofe era uma comédia escrachada, com personagens excêntricos que queriam subir na vida. Dorival (Jardel Filho) e Demétrius (Cláudio Marzo) eram sócios em uma oficina mecânica do subúrbio e, aos finais de semana, Dorival se arrumava e partia para a zona sul para conquistar algumas moça rica.
Betty Faria
Mas se apaixonou mesmo pela viúva suburbana Guiomar (Betty Faria), mulher insegura que ficou viúva muito jovem. 


Cláudio Marzo

Já Demetrius, o Grego, reformava carros velhos e depois os vendia como novos. Ele deu sorte na história e foi descoberto por um merchand, que o transformou em um famoso artista plástico.

Malandros em  ação

Cláudio Cavalcante e Zilka Ssllaberry
Em outro núcleo tinha Maneco (Cláudio Cavalcante)que queria acabar com a vida de sua tia Carlota (Zilka Ssllaberry) para ficar com a herança. Apesar de tantas armações, a ricaça sempre escapava.
José Wilker
Maneco contava com a ajuda de Bandeira (José Wilker), um hippie que fingia ser decorador e enganava as pessoas da alta sociedade com seus projetos malucos. 
Ziembinski
Uma personagem marcante da novela era Dona Stanislava (Ziembinski), que ficava bêbada quando tomava xarope. Ela era mãe de Guiomar (Betty Faria) e sonhava com a chegada de um príncipe-trapezista Foi a primeira vez em novelas brasileiras que um homem se travestiu de mulher para uma encenação.
Susana Vieira
Susana Vieira, lindíssima, como a vendedora de livros Marilene e amiga de Guiomar (Betty Faria).

Eloísa Mafalda
Viveu  uma de suas criações memoráveis, como a macumbeira Gonzaguinha.

Autor:  Bráulio Pedroso e Lauro César Muniz
Supervisão: Daniel Filho
Direção: Daniel Filho e Lima Duarte
Período de exibição:17/07/1972 – 23/01/1973
Horário: 22h
Nº de capítulos: 143


Curiosidades

Esta foi a primeira e última trama dirigida por Lima Duarte. A trilha sonora foi toda composta por músicas inéditas de Roberto e Erasmo Carlos e interpretada por nomes como Elza Soares e Os Vips.

José Wilker era o malandro Bandeira. O ator pediu para sair antes do final e seu personagem morreu de tanto rir.

Naquela época a palavra 'bofe' designava homem desengonçado, feio, sem jeito, mal arrumado, pilantra. Hoje a definição é o contraste disso. 

Texto : Flávia Serra

Publicado na revista TV Brasil n/n 905.
Memória
Fotos: Globo/Divulgação-Memória Globo-Cedoc/TV Globo/Astros em Revista - blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário