Rosana Zakabi - Greg Behrendt - Elas Sofrem Demais - Continuação
Veja - Quais são as principais desculpas que os homens usam quando querem dispensar as mulheres?
Behrendt - Recebo vários e-mails de mulheres pedindo conselhos sobre como agir com o sujeiro que as dispensou. Elas relatam que o ex-parceiro está traumatizado ou que não consegue conciliar o excesso de trabalho com a vida pessoal.Há ainda os que namoraram por um longo tempo e, para justificar por que não querem se casar com a parceira, dizem que são contra o casamento. É tudo balela. Não há trauma ou trabalho em excesso que impeça um homem de assumir um relacionamento sério com uma mulher. Se ele realmente está interessado nela, não vai querer perdê-la.
Veja - Qual é a maior mentira que os homens costumam dizer às mulheres no fim da relação?
Behrendt - A maior mentira que eles falam é "O problema não é você, sou eu", quando a verdade seria: "O problema da nossa relação é você, porque eu simplesmente não estou a fim de continuar o namoro". É algo que todos os homens pensam, mas nunca têm coragem de dizer.
Veja - O senhor já usou alguma dessas desculpas para dispensar uma garota?
Behrendt - Claro que sim! Já evitei atender ligações de mulheres nas quais não estava interessado ou me tornei extremamente ocupado de uma hora para outra só para não sair com elas. Já ouvi várias vezes outros homens dizer que não é preciso terminar uma relação, basta inventar uma desculpa toda vez que elas quiserem sair com eles.
Veja - Qual a melhor forma de terminar um namoro?
Behrendt - Primeiro, deve-se terminar assim que se tem certeza de que a relação não funciona mais. Muita gente demora meses para criar coragem e romper o relacionamento. Isso é um desperdício do próprio tempo e também do tempo do companheiro. É uma atitude egoísta. Já contaminar a relação até forçar o outro a rompê-la é uma crueldade. Além disso, é preciso tomar cuidado com as palavras. Se a pessoa que está rompendo a relação diz: " Vamos manter contato", ou procura o ex-parceiro para saber se ele está bem e, dessa forma, aliviar a própria consciência, a outra pessoa pode entender que existe alguma possibilidade de reatar o relacionamento no futuro.Por fim, não se deve aproveitar o rompimento para lavar a roupa suja, numerando tudo o que deu errado no namoro. Deve-se permitir que o ex-parceiro mantenha sua dignidade.
Rosana Zakabi
Publicado na revista Veja
Edição 4 de outrubrto de 2006.
continua...
Nenhum comentário:
Postar um comentário