Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes nasceu em Salvador (BA) em 26 de maio de 1914, ingressou a 6 de fevereiro de 1933 (com 19 anos) na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição, recebendo o nome religioso de Irmã Dulce (Ela escolheu o nome de sua mãe já falecida).
Seu pai dentista, também colaborou com sua vocação em ser freira, e no dia dos votos o pai lhe presenteou a aliança de sua mãe, era 15 de agosto de 1934. Seu pai dentista que era, colaborou em ajudar os pobres que Irmã Dulce logo começou a se preocupar ; também com os doentes.
Sua vocação em ser freira, para dedicar-se aos pobres e doentes, teve início aos 13 anos, quando visitou com sua tia, os pobres e doentes do bairro do Tororó em Salvador, na Bahia.
Irmã Dulce, depois de 16 meses de sofrimento e agonia, seu coração parou às 16:45 horas do dia 13 de março de 1992, uma sexta-feira.Estava internada no Hospital Santo Antônio, (fundado e construído por ela). Foi sepultado seu corpo na Igreja de Nossa Senhora Conceição da praia.
Faleceu com 77 anos de idade e 58 anos de serviço dos pobres.
Serviu tão bem os pobres em sua vida que lhe chamavam de "SANTA GUERREIRA dos POBRES da BAHIA" ou então o povo da Bahia costumava a lhe chamar de "ANJO BOM DE SALVADOR".
Publicado no livro Seiva Nova
4ª edição - ano 1997
Página 86
Página 87
Nenhum comentário:
Postar um comentário