quinta-feira, 22 de março de 2012

Fátima Araújo - O Pequeno Príncipe




Antoine de Saint-Exupery


um conto - uma crônica 

Como fiz com meus primeiros filhos, com a caçula Beatriz também costumo comentar obras que as crianças não entendem de pronto, mas precisam ler para captar lições de vida. Assim, nos seus doze anos, ela já alcança que "O Pequeno Príncipe", do escritor francês Antoine de Saint-Exupery, é uma obra filosófica profunda. Já entende que os personagens carregam um simbolismo fascimante, como o rei, o vaidoso, o geógrafo (ou geômetro, que contava as estrelas e se dizia dono delas), a rosa, a raposa, o adulto solitário, a serpente e outros.


O príncipe vivia sozinho em seu minúsculo planeta, feliz com sua rosa que por tirar a paz do principezinho quase o expulsou de lá.Então ele passou a viajar por outros planetas, até que chegou à Terra e encontrou personagens que o levaram a descobrir o segredo do que realmente é importante na vida para que sejamos felizes.


O Pequeno Príncipe nos propõe uma mudança de valores, a necessidade do autoconhecimento para que o homem aprenda a julgar a si mesmo, conhecer a si mesmo, mostrando como avaliamos mal as pessoas e as coisas, comportamento que nos leva à solidão. A mensagem principal do livro é mostrar que a essência é muito mais importante que as coisas materiais. Fica ainda o alerta para a necessidade de mantermos nosso lado criança, pois quando nos tornamos adultos nos perdemos entre as preocupações e os problemas, esquecendo a criança que fomos e que sempre seremos.


São belas as reflexões de Saint-Exupery, como "O essencial é invisível aos olhos. Só se vê bem com o coração". "Cativar significa criar laços.A gente só conhece bem as coisas que cativou".


Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscolombe de Saint-Exupery nasceu em Lyon, a 29 de junho de 1900. O sonho de ser mecânico o levou a se alistar e se tornar piloto militar. Morreu numa missão de reconhecimento, em 1944, mas os restos de seu avião foram resgatados apenas em 2004. Seu corpo nunca foi encontrado. Escreveu vários livros, como "Terra dos Homens", mas sua obra-prima é O Pequeno Príncipe.


 Fátima Araújo
Escritora, jornalista,historiadora e pesquisadora.
Publicada no Jornal Correio da ParaíbaCaderno: Cultura/LazerColuna: AcalantoEdição de 20/03/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário