Sucesso De Ontem E De Hoje
Gente Humilde
Assim como em Salve Jorge, o dia a dia de uma comunidade já foi representado em outras novelas.
A hora e vez das comunidades
"... São casas simples com cadeiras na calçada; e na fachada escrito em cima que é um lar..." Como diz esse clássico da música popular brasileira, é gente humilde, gente de verdade. Gente que trabalha, batalha, que corre atrás do sonho de uma vida melhor e que contribui para o crescimento do país. Gente que cada dia mais tem sua realidade mostrada e valorizada na TV. Prova disso é que Morena (Nanda Costa), a protagonista de Salve Jorge, é moradora do Complexo do Alemão, comunidade carente do Rio de Janeiro. Foi em meio às vielas da favela que a heroína guerreira da nova novela das 9 conheceu seu grande amor, o capitão do Exército Theo (Rodrigo Lombardi), que estava lá trabalhando no processo de pacificação do local. Um dos principais núcleos da nova novela das 9, o Complexo do Alemão, foi reproduzido no Projac em uma cidade cenográfica, mas importantes sequências dos primeiros capítulos de Salve Jorge foram rodadas no próprio Complexo do Alemão.
Salve Jorge
Rodrigo Lombardi (Theo) e Nanda Costa ( Morena)
Lado a Lado
Camila Pitanga (Isabel) - Milton Gonçalves (Afonso) - Sheron Menezes ( Berenice) e Zezeh Barbosa (Jurema)
Primeira favela
Em Lado a Lado, o grande público está tendo a chance de ver como nasceu a primeira favela do Rio de Janeiro. Depois de presenciarem o governo da época, 1904, destruir o cortiço onde moravam, Isabel (Camila Pitanga), Zé Maria (Lázaro Ramos), Afonso (Milton Gonçalves) e os demais moradores que se viram sem casa encontraram abrigo no Morro da Providência, que foi habitado principalmente por negros e ex-escravos. A partir daí, a então capital do país começou a se dividir entre o morro e o asfalto.
Cheias de Charme
Marcos Palmeira (Sandro) - Daniel Dantas (Sidney) - Taís Araújo (Maria da Penha) - Titina Medeiros (Socorro) Leandra leal (Maria do Rosário) - Isabelle Drummond (Cida)
Paixão pela localidade
Já na recém-terminada Cheias de Charme, o Borralho, bairro carente e fictício, também representava muito bem o dia a dia dessa gente guerreira que não foge à luta. Era na comunidade que vivia a empreguete Penha ( Taís Araújo) que, diga-se de passagem, não deixou o local quando enriqueceu, simplesmente porque amava o lugar onde nasceu e foi criada.
Vidas Opostas
Dura realidade
E não é de hoje que favelas, comunidades carentes e bairros pobres dão o ar da graça na telinha. Em 2006, Vidas Opostas, da Record, levou para o horário nobre a dura realidade do fictício Torto, local dominado pelas 'leis' do tráfico de drogas. E para dar mais veracidade à trama, as cenas ambientadas na favela onde vivia a mocinha Joana (Maytê Piragibe), o bandido Jackson (Heitor Martinez) e grande parte dos personagens foram gravadas na comunidade Tavares Bastos, zona sul do Rio de Janeiro.
Duas Caras
Lázaro Ramos (Evilásio) - Antonio Fagundes (Juvenal Antena)
Rei da comunidade
Um ano depois, na TV Globo, uma novela também tinha o seu núcleo principal vivendo em uma favela, foi em Duas Caras. Na fictícia Portelinha, inspirada na comunidade de Rio das Pedras - zona oeste do Rio de Janeiro - Juvenal Antena (Antonio Fagundes) era rei. Espécie de miliciano, ele tinha poder sobre a população local. Só quem não abaixava a cabeça para Juvenal Antena era Evilásio (Lázaro Ramos), jovem de muito caráter e que não concordava com a forma ditatorial como o líder comunitário comandava a Portelinha. As cenas da favela eram gravadas no Projac, onde foi construida uma cidade cenográfica muito parecida com Rio das Pedras.
Escrito nas Estrelas
Jaime Matarazzo ( Daniel)
Vida transformada
Em 2010, Viviane (Nathalia Dill), a protagonista de Escrito nas Estrelas, também da TV Globo, morava, no início da novela, no Morro Dona Marta (zona sul carioca), onde foram gravadas as primeiras sequências da personagem, que após deixar a comunidade e conhecer Daniel (Jaime Matarazzo), se envolve com ele num acidente e vê o seu destino ser absolutamente alterado. Seja na ficção ou na vida real, essa gente humilde mostra, cada dia mais, o seu valor!
Reportagem de Célia Bispo
TV Brasil a revista de todas nas novelas
Fotos: divulgação Rede Globo e Rede Record
Nenhum comentário:
Postar um comentário