quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Fátima Araújo - Francisco: Simples E Glorioso



um conto - uma crônica

Desde que assumiu como o maior líder da Igreja Católica, o Papa Francisco não parou de demonstrar simplicidade, alegria e boa vontade diante dos cristãos de todo o mundo. Como primeiro papa latino americano da História e o primeiro que não aceita as mordomias do Vaticano, ocupa um pequeno quarto, de poucos móveis, em respeito à simplicidade que Jesus nos ensinou.

Por esses dias em que esteve no Brasil, na Jornada Mundial da Juventude, o papa da humildade e do acolhimento aos pobres, doentes e desassistidos trouxe-nos lições de evangelização e conclamou os construtores da civilização a trabalhar com o amor sugerido pelo Cristianismo. O Papa Francisco fez ainda reivindicações de justiça, sugerindo a negação do egoísmo que lidera o interesse material dos homens, mesmo sabendo que tudo isso é muito difícil num mundo desigual e cruel como o nosso.

Além dos ensinamentos de paz e fé no futuro que o chefe maior da Igreja Católica deixou para a juventude, ele nos legou lições de vida como a do desapego, da leveza, no momento em que mostrou-se preocupado com a sede insaciável das pessoas pelo capital material. Sugeriu ainda o amor ao trabalho, respeito aos semelhantes e às diferenças, valorização da família, enfatizando virtudes como a humildade, a honestidade e a caridade.

Certamente, a visita do Sumo Pontífice que quer mudar a política da Igreja, ajudando carente, nas favelas, também abalará sentimentos aparentados com o orgulho e o egoísmo.

Fátima Araújo
Jornalista

Publicada no jornal Correio da Paraíba
Acalanto
30/07/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário