sexta-feira, 14 de março de 2014

Os Filmes E Astros Que Viraram O Jogo Contra Os Estúdios

  Clark Gable
Ex-trabalhador braçal, Gable gastou 100 dólares para virar um "ator": tomou aulas de oratória e reformou os dentes. Deu certo. Em 1932, já era um dos galãs da Metro, para a qual fez "... E O Vento Levou". Em 1955, cansou-se da tirania dos estúdios e decidiu trabalhar sozinho, tornando-se o free lancer de cachê mais alto em Hollywood.

 Liz Taylor
Liz era uma máquina de fazer e ganhar dinheiro. Aos 19 anos, recebia 5.000 dólares semanais para estrelar o drama "Um Lugar Ao Sol". Em 1963, tornou-se a primeira atriz da história a ganhar 1 milhão por um filme, o épico "Cleópatra". Foi um fracasso que, somado aos dois outros naufrágios consecutivos, pôs fim aos seus dias de queridinha dos produtores.

 James Stewart
Stewart tinha imagem de bom-moço, mas era um sujeito astuto. Quando os estúdios perderam o controle sobre os astros, no final dos anos 40, ele e seu agente bolaram um sistema inédito: em vez de cobrar cachê, o astro receberia 50% do lucro do filme. Como Stewart era um sucesso, ficou riquíssimo. E seu agente também, é claro.O filme "Um Corpo que Cai"foi um sucesso.

Jack Nicholson
Nicholson passou boa parte da carreira estrelando produções de segunda linha. Só começou a ser considerado um ator lucrativo em 1975, com "Um Estranho no Ninho". Catorze anos depois, já estabelecido como astro, deu seu golpe de mestre: exigiu uma fatia da renda de "Batman", em que vivia o vilão Coringa. Saldo da iniciativa : 60 milhões de dólares para Nicholson. 

Publicado na revista Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário