quinta-feira, 17 de abril de 2014

Crônica Da Xênia - A Velhice E A “Melhor Idade”.

José Wilker

Xênia

Crônica da Xênia: você concorda com ela?

É preciso ser muito calhorda para chamar a velhice de “melhor idade”

Não chorei a morte de José Wilker, nem lastimei. Também não fiquei deprimida, mas sim, serena, porque ele teve a morte dos abençoados: morreu dormindo. Que prêmio! - Claro, por merecimento. 

Agora, minha cara leitora vai ficar chocada com o que vou escrever, mas hipocrisia não combina comigo.

Detesto quem elogia velhice, tecendo mentiras em torno de uma tragédia. A velhice é o maior castigo que cai sobre a humanidade. E a hora de pagar todos os nossos pecados. É preciso ser muito calhorda para chamar a velhice de “melhor idade”. E não estou me referindo à estética, as rugas, a decadência do corpo, se é gorda, se é magra ou parece um cadáver. Perdemos a fisionomia. Me olho no espelho e penso: quem é essa velha que me encara? São poucos os que escapam da diabetes, do infarto, das terríveis dores reumáticas, da pressão alta, do Alzheimer. É o mapa do inferno!!! Qual velho e lúcido inteligente que não abomina sua condição de arremedo de vida!

E quando a gente começa a sentir que precisa depender dos outros? 

- Esse é meu maior pavor!!! O horror quando vou ao médico e a enfermeira começa a me chamar com voz mansinha de queridinha, bonitinha – tudo no diminutivo – e já vou dizendo “sou velha, mas não sou retardada”. E todos os olhares de impaciência quando você demora a abrir uma bolsa, por exemplo. Ser velho passou a ser xingamento.

Por tudo isso, não choro mais quando um companheiro vai embora, volta para casa. Um homem brilhante como José Wilker, ator deslumbrante, culto e sensível, se alguém lhe perguntasse se queria viver, mesmo que doente, tenho certeza que ele escolheria a morte. 
Voltou para casa, numa viagem em que fechou os olhos e acordou na casa do pai. Ele merecia! Já pensou José Wilker velhinho com problema de próstata usando fraldão?

Foto: AgNews
Publicada na revista AnaMaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário