sábado, 3 de maio de 2014

Verdades Ou Mentiras? Produtos De Beleza


Todo mundo conhece algum truquezinho de beleza passado de geração para geração, seja para a pele, o corpo ou o cabelo. Mas afinal, quais dessas dicas realmente funcionam?

Por mais que as prateleiras das perfumarias, farmácias e supermercados ofereçam os cosméticos mais modernos, muitas mulheres ainda apostam naqueles truques, caseiros, normalmente passadas de mãe para filha. Mas será que essas dicas são realmente válidas? Diversos especialistas afirmam que, em sua maioria, elas são válidas, sim. "Porém, é preciso tomar cuidado, já que, em alguns casos, o procedimento pode até surtir efeitos contrários ou negativos", alerta a dermatologista Andréa Faria (RJ). Por isso, é importante certificar-se da eficácia de tais métodos. Comece agora mesmo, aqui, conferindo alguns mitos e verdades do mundo da beleza! 

1 - Sol melhora a acne
Mentira - apesar de muita gente achar que os raios solares fazem as espinhas secarem, se bronzear com a pele lesionada pode até aumentar o quadro infeccioso. "Para evitar que isso ocorra, basta utilizar um protetor solar à base de gel, que não deixará a cútis engordurada", explica Andréa. Porém, o melhor mesmo é evitar o sol, já que ele aumenta a produção de suor e sebo, o que favorece a proliferação de bactérias, que tendem a trazer mais espinhas.


Pó de café

2 - Adicionar pó de café no hidratante combate a celulite.
Mentira - segundo a esteticista do salão Clinic, Selma Dias (SP), a concentração de cafeína contida nos grãos ou no pó de café, quando utilizada em casa, não é suficiente para reduzir o aspecto dos temidos furinhos. "O pó pode até aumentar um pouco a circulação sanguínea, mas nada que seja considerável para melhorar o problema efetivamente", revela. O ideal é comprar cremes específicos que já possuam cafeína em sua fórmula.



3 - Vaselina previne bolhas nos pés
Verdade -  a substância impede que o atrito machuque a pele, tanto que é bastante utilizada por atletas, para evitar assaduras. "Basta passar um pouquinho no local em que o sapato aperta que ela evitará o incômodo na mesma hora", sugere a dermatologista. O lip balm, que também contém vaselina em sua fórmula, pode ser utilizado com essa mesma finalidade.

4 -  Passar ovo nos cabelos deixa os fios mais fortes.
Verdade - de acordo com o cabeleireiro Rômulo Guedes (SP), essa dica, apesar de exótica, é infalível. Isso porque esse alimento é cheio de proteínas, que ajudam a reestruturar a fibra das madeixas. "Para obter resultados rápidos, é preciso descartar a gema", avisa. Também é preciso lavar bem os cabelos depois, já que o cheiro do ovo tende a ficar impregnado.

5 - Rodelas de pepino amenizam olheiras
Depende - Andréa explica que o pepino não tem nenhuma vitamina específica que elimina essas manchas. "Dá pra reduzir as olheiras com qualquer compressa, desde que esteja gelada", afirma.

6 - Esmalte escuro deixa a unha mais forte
Mentira - se você tem as unhas fracas e sempre passa tons escuros nelas, saiba que o efeito é contrário. Isto é, suas garras ficarão cada vez mais fracas."Nunca deixar as unhas sem esmalte pode fazer um mal danado à saúde, pois o uso contínuo do cosmético, a longo prazo, tende a deixá-las quebradiças e manchadas", explica Andréa. O ideal é dar um tempo de, pelo menos, 24h para elas "respirarem". Neste período, abuse dos fortalecedores e hidratantes para mãos e cutículas.

7 - Azeite de cozinha pode ser utilizado como produto de beleza
Verdade -  Não apenas o azeite, mas a maioria dos óleos vegetais utilizados na culinária são ótimos cosméticos. Dá para utilizá-los tanto para hidratar a pele e evitar estrias quanto para remover a maquiagem. "O produto é ótimo para remover makes à prova d'água", ensina a dermatologista.



8 - Camomila clareia cabelos loiros e ilumina fios castanhos
Verdade - A camomila é um ótimo clareador natural, pois seus componentes químicos realçam nuances mais claras. O ideal é usar o chá logo depois de tomar sol. "Se utilizar durante o bronzeamento, os fios podem ficar ressecados. Logo, evite!, alerta Rômulo. Ah! Essa dica só vale para quem já é loira, viu? Mas se você possui cabelos oleosos também pode investir, porém com outra finalidade. "A camomila tira a oleosidade da cabeleira", ensina. 

9 - É importante revezar o xampu
Depende - Depois de um tempo, é comum sentir que o produto não age no cabelo como antes, mas nem por isso é preciso trocá-lo. "Se a pessoa utilizar, a cada 15 dias, um xampu antirresíduo, poderá manter o mesmo produto por quanto tempo quiser", garante Rômulo.

Dormir de cabelo molhado faz mal, sim, já que o hábito tende a deixar os fios quebradiços.

Cortar o cabelo durante a lua crescente não fará os fios crescerem mais rápido. As nossas madeixas crescem apenas de 1 a 1,5 cm por mês.

Publicado na revista 7 Dias 
Beleza
Dermatologista Andréa Faria (RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário