quarta-feira, 11 de junho de 2014

Germano Romero - O Jesus Que Tentam Esconder

Está certo dizer "Só Jesus salva"?. Não! Assim, seres humanos como Krishna, Buda, Sócrates, Tales de Mileto, Confúcio, Moisés, que não conheceram a sua palavra, estariam condenados...

Essa e muitas outras questões vêm deturpando a essência cristã ao longo da História. inclusive o que é mais essencial na mensagem de Jesus. Exatamente porque se esqueceram do caráter crítico, combativo e revolucionário do maior mestre de todos os tempos. Pior: andam fazendo tudo o que ele mais condenou.

Jesus soube ser firme e enérgico com censuras construtivas. Foi um dos maiores críticos das religiões, defendendo, acima de qualquer crença, o amor integral pela natureza humana. As narrativas evangélicas evidenciam sua postura de questionamento e rejeição a inúmeros costumes, tradições e leis vigentes rigorosamente respeitados e arraigados na civilização da época.

Mas ele soube dirigir farpas lancinantes à cultura predominante e foi o mais ferrenho censor das religiões até seu tempo. Exumou vícios, equívocos e, sobretudo, a hipocrisia dos religiosos cheios de egoísmo, vaidade e orgulho, que se exibiam nos templos orando em voz alta, e nas ruas para serem vistos. Ah, se ele visse os cultos, caminhadas e romarias de agora.

Mas poucos, até hoje, seguem a recomendação do Mestre para evitar preces repetitivas, feitas em público, de forma ostensiva e barulhenta, ao invés de preferir o sossego de sua silenciosa intimidade.

Jesus contrariou leis vigentes, rejeitando o apedrejamento público em caso de adultério, chamou de sepulcros caiados os religiosos que agem com soberba, hipocrisia, interesses materiais. Mandou dar de graça o que se recebe, e não tornar pública a caridade que se faça, advertindo para que "a mão direita não saiba o que dá a esquerda". Quebrou tradições de guardar os sábados, não discriminou ninguém, e enfatizou que nem sua mãe, nem seu pai, eram mais importantes do que todos os que fazem o bem.  

Jesus não escolheu nenhuma crença acima de nada. Proferiu solenemente que os seus discípulos "se conhecerão por muito se amarem". Elegeu, enfim, a religião da conduta, do amor incondicional, solidário e sem qualquer tipo de preconceito.

Mas, cuidado, esse é o Jesus que estão tentando esquecer!

Germano Romero é arquiteto e bacharel em Música.

Publicada no jornal Correio da Paraíba
Edição de 16/05/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário