Renata Sorrah
"A profissão de atriz é a minha vida. Virei mulher, tive uma filha, neto, alguns amores, tudo junto com essa minha carreira".
Ficha técnica
Nome: Renata Leonardo Pereira Sochaczewski
Data de nascimento:21/02/1947
Local de nascimento :Rio de Janeiro/RJ
Idade: 68 anos
Signo: Peixes
Último trabalho: Interpreta a personagem Nora na novela das 21h, A Regra do Jogo
Status de relacionamento: Solteira
Curiosidade: Com mais de 40 anos de profissão, ela conseguiu seu primeiro papel na telinha em Um Gosto Amargo de Festa, destaque de TV Tupi, em 1969. Renata entrou na Rede Globo em Assim na Terra como no Céu, em 1970, e fez muito sucesso nos papéis de Heleninha Roitman (Vale Tudo) e Nazaré Tedesco (Senhora do Destino).
Publicado na revista TV Brasil n/n 814
Renata Sorrah
Querida Malvada
A barraqueira Gláucia Beatriz Pacheco Marra não quer saber de perdoar o filho, Jonas (Murilo Benício). A personagem tem sido um dos pontos altos da novela "Geração Brasil", trama das 19h, escrita por Filipe Miguez e Izabel de Oliveira, e já mora no coração de sua intérprete, Renata Sorrah. Dona de uma carreira invejável, a atriz, de 67 anos, já viveu papéis marcantes não só na TV, mas também no teatro, além de ter feito participações memoráveis no cinema.
Uma estrela
Nascida no Rio de Janeiro, em 21 de fvereiro de 1947, Renata Leonardo Pereira Sochaczewski, antes de mergulhar na carreira artística, chegou a cursar Psicologia, mas não terminou a faculdade e trancou a matrícula no segundo ano. Foi no TUCA (Teatro Universitário Carioca) que ela deu os primeiros passos como atriz.
Estreou nos palcos durante o regime militar, em uma época de passeatas, e não parou mais, construindo uma brilhante carreira na televisão, no cimena e no teatro. Em relação à sétima arte, fez poucos filmes e gostaria de ter atuado mais nas telonas.
A carreira televisiva teve início na extinta TV Tupi, com a novela "Um Gosto Amargo de Festa" (1969), escrita por Cláudio Cavalcanti. No ano seguinte ela transferiu-se para a Rede Globo a pedido do autor Dias Gomes, que a convidou para o folhetim "Assim na Terra Como no Céu" (1970). Renata viveu Nívea, que marcava presença no núcleo central.
Quarenta e cinco anos depois da estreia, a atriz contabiliza mais de trinta novelas. Em algumas delas, Renata interpretou personagens inesquecíveis, como a Heleninha Roitman da novela "Vale Tudo"(1988), que vivia dois grandes dramas: a luta contra o alcoolismo e o fato de ser rejeitada por sua própria mãe, Odete Roitman (Beatriz Segall). Um grande presente dado pelo autor, Gilberto Braga.
Carolina Dieckman e Renata Sorrah
Na novela "Senhora do Destino" (2004), ao lado de Carolina Dieckman
Outro papel marcante foi a cruel Nazaré Tedesco, da novela "Senhora do Destino"(2004). A vilã, criação majestosa de Aguinaldo Silva, tornou-se um marco da teledramaturgia, e é lembrada até hoje por suas maldades. Quem não se recorda daquela sinistra escada em seu sobrado, da qual empurrou algumas pessoas? Renata foi muito premiada pela personagem, uma das maiores vilãs de todos os tempo.
Renata Sorrah
Na novela "Saramandaia" (2013) a atriz viveu Leocádia
Renata Sorrah e Monique Alfradique
Na novela "Fina Estampa" (2011), com Monique Alfradique
Renata Sorrah e Susana Vieira
Na novela "Duas Caras" (2007) com Susana Vieira
Cinema e teatro
Ao longo de sua carreira, a atriz trabalhou em quatorze filmes, a maioria longas-metragens, destacando-se "Matou a Família e foi ao Cinema" (1969), "Madame Satã"(2002) e "A Dona da História"(2004).
Já o palco é seu habitat, e grandes espetáculos tiveram sua brilhante atuação, destacando-se "A Gaivota" e "As Três Irmãs", ambas de Tchekhov, "Noite de Reis", de Shakespeare, e "Antígona", tragédia grega de Sófocles.A atriz transitou pelo drama e pela comédia, e só não atuou em espetáculos infantis.
Renata tem ainda um papel importante como produtora de teatro, trabalho que iniciou em 1985.
Vida pessoal
Como curiosidade, vale dizer que ela é tia da atriz Deborah Evelyn, filha de sua irmã mais velha, Suzana. A atriz foi casada com Carlos Vereza, Euclydes Marinho e o ator e diretor Marcos Paulo, com quem teve Mariana Tristão, sua única filha. A estrela tem dois netos: os pequenos Miguel e Betina.
Por Alexandre Novaski
Publicado na revista Te Contei?
Edição de º 4 Ano 1
Fotos: João Miguel Junior/TV Globo - João Cotta/TV Globo - Estevam Avellar/TV Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário