domingo, 8 de março de 2015

Alto Astral - Espiritismo - Mitos E Verdades - Zibia Gasparetto


Médium Zibia Gasparetto revela o que é verdade e mito na novela 
Os "fantasmas" de Alto Astral caíram no gosto do público. Mas será que os fenòmenos espíritas da novela também podem acontecer na vida real?

Para esclarecer isso, TITITI conversou com a médium Zíbia Gasparetto, 89 anos, autora de mais de 30 livros psicografados por meio do espírito Lucius, e estudiosa da doutrina kardecista.

Zíbia assiste à novela, gosta e considera importante que o espiritismo seja divulgado na TV. Porém, comenta: a trama de Daniel Ortiz leva tudo na brincadeira. "A doutrina hoje é bastante conhecida graças ao movimento de Chico Xavier (falecido em 2002). Mas essa coisa do espírito cozinhando durante horas com essa facilidade é impossível. O folhetim é uma comédia, por isso há exageros", diz. Veja o que ela considera verdadeiro nessa história! 

Médium trambiqueiro 
VERDADE
"Existe mesmo. Mas a Samantha, personagem da Cláudia Raia, tem um dom real. Todos nós, aliás, temos uma certa mediunidade. Só que ela se comunica com um espírito que não é nada do bem (a Voz, interpretada por Simone Gutierrez). E faz tudo por ganância e vaidade, e isso só lhe trouxe problemas. Tanto que perdeu o dom por um tempo. E isso pode mesmo acontecer a um médium."

Crianças que veem espíritos como o Azeitona!
VERDADE
"Isso é comum. Até os 7 anos, as crianças estão ligadas ao astral e por isso podem ver espíritos. Algumas brincam com eles e os pais imaginam que os filhos têm amigos imaginários. Os pequenos até ajudam estes seres em seu caminho de evolução. A vida é muito generosa!"

É preciso um médium para que os espíritos se manifestem
MITO
"Quando eles querem atuar não necessitam obrigatoriamente incorporar em ninguém. Os espíritos estão sempre perto da gente e por aí. E também nem é preciso ser médium para curar uma pessoa. Às vezes, alguém faz uma oração para um doente e ele melhora. O amor cura!"
Repetição de erros passados 
MITO
"Essa coisa de que o Caíque (Sergio Guizé) tem de se afastar da Laura (Nathalia Dill) é uma fuga dele com relação aos próprios problemas. Não tem como se livrar dos vícios do passado. Pelo contrário, temos que aprender e descobrir aquilo que é bom e faz bem à alma. Dessa forma, evitamos a dor desnecessária e vivemos com mais equilíbrio e paz."

Gente que não aceita a própria morte
VERDADE

"Existem, sim, pessoas que morrem, mas continuam acreditando que ainda estão no plano dos vivos (sobre as personagens Meire, feita por Débora Olivieri, e Ana Dirce, de Marianna Armellini). Elas não querem ir embora por medo ou apego a bens materiais, família. Com o tempo, esse espírito vai perceber e aceitar que morreu. Mas acho que as mulheres do casarão não estão mortas, não!"


Caíque conheceu Laura em uma vida passada
VERDADE
"É difícil, mas pode acontecer, sim. Na história não fica claro se o Castilho (Marcelo Médici) está falando mesmo a verdade ao Caíque. Pode ser uma ilusão criada pelo espírito."

por Raquel Borges

Publicado na revista TITITI
Edição de 27/02/2015 nº 859
Globo
Alto Astral

Nenhum comentário:

Postar um comentário