Cidade Maravilhosa: O Cenário Mais Que Perfeito Para As Nossas Novelas
O Rio de Janeiro completou 450 anos no dia 1º de março e continua lindo! Em uma série de reportagens especiais sobre a querida aniversariante, TITITI faz uma homenagem e manda aquele abraço à terra dos sonhos e beleza única.
Corcovado - Cristo Redentor
Certa vez, perguntaram ao saudoso poeta Mario Quintana sobre o lugar de que ele mais gostava no Rio de Janeiro. Rapidamente, ele respondeu: "Os túneis". Percebendo que as pessoas se espantaram, ele emendou: "É quando eu descanso de tanta beleza!"
É ,a cidade não é chamada de maravilhosa à toa.E vários de seus encantos e pontos turísticos serviram de palco para paixões, aventuras, vilanias e finais felizes de novelas que fizeram o Brasil parar em frente à TV.
Nesta reportagem, e em outras que virão em 2015, TITITI faz um brinde ao aniversário de 450 anos desse paraíso tropical que já foi capital do país, viu nascer o samba, a bossa nova e o funk, por exemplo, e, principalmente , conquistou o coração dos brasileiros e gringos com seu suingue, sangue bom e belezas naturais de tirar o fôlego.
Vem com a gente nesta viagem deliciosa pelas cenas de folhetins que mostraram as mais belas paisagens cariocas.
Bandeira 2 (1971)
O Brasil ficou de olho nos subúrbios cariocas a partir de Bandeira 2 (1971), de Dias Gomes, que levou o bairro de Ramos à telinha. Na história, Tucão (Paulo Gracindo) era um bicheiro que se apaixonava por Noeli (Marilia Pêra), uma taxista e porta-bandeira da escola de samba da região, a Imperatriz Leopoldinense.
A Moreninha (1975)
No meio da baia de Guanabara , a ilha de Paquetá, foi o cenário perfeito para a história de amor de Augusto (Claudio Mazzo) e Carolina (Marília Pera), em A Moreninha (1975). Adaptação de Otávio da Graça Mello para o famoso romance de Joaquim Manuel de Macedo, esta foi a primeira novela brasileira a contar com gravações externas.
Dancin'Days (1978)
Era lá também em Ipanema a boate de Dancin'Days (1978), de Gilberto Braga, em que Júlia (Sonia Braga) soltava suas feras.
A Gata Comeu (1985)
Um fim de tarde na mureta da Urca... Essa é a fórmula certa para um deslumbrante pôr do sol com vista para a enseada de Botafogo. O bairro era pequeno para as confusões que Jô Penteado (Christiane Torloni) e o noivo, Fábio (Nuno Leal Maia), aprontavam pelas ruas locais em A gata Comeu (1985) , de Ivani Ribeiro.
O Dono do Mundo (1991)
De trem se vai até Madureira, o subúrbio que nas palavras de Arlindo Cruz tem samba até de manhã. Em O Dono do Mundo (1991), de Gilberto Braga, a batalhadora Márcia (Malu Mader) mostrou que os moradores do bairro podem não ser podres de rico mas, ao contrário do inescrupuloso Felipe Barreto (Antonio Fagundes), são gente boa pra caramba. Ele a roubou de Walter (Tadeu Aguiar) e destruiu sua vida.
Pecado Capital (1998)
No remake de Pecado Capital (1998), o taxista Carlão (Eduardo Moscovis) conhecia bem as ruas do Rio, mas era em Marechal Hemes que se sentia em casa. Quem não curtia o bairro era Lucinha (Carolina Ferraz), pois queria subir na vida e mudar para a zona sul. Gloria Perez assinou a versão do clássico da inesquecível Janete Clair.
Laços de Família (2000)
Os bares, bistrôs e livrarias, como a de Miguel (Tony Ramos) de Laços de Família (2000), fazem o charme do Leblon. Na novela, Helena (Vera Fischer) também encontra lá o seu refúgio.Morador ilustre do bairro há 40 anos, o autor Manoel Carlos não cansa de mostrar tanto encanto em suas tramas.
O Clone (2000)
Não é brinquedo, não! O melhor pastel de camarão de todo o Rio era consumido com uma cerveja bem gelada no bar da Dona Jura (Solange Couto), em São Cristovão. Em O Clone (2000), de Gloria Perez, o bairro da zona norte dividia as atenções com o subúrbio de Ramos, onde se encontrava o famoso piscinão do bordão "Cada mergulho é um flash", consagrado pela saudosa Mara Manzan.
Celebridade (2003)
A manicura Darlene (Deborah Secco) queria aparecer a qualquer custo em Celebridade (2003), de Gilberto Braga e Ricardo Linhares. No entanto, quem ficou famoso mesmo foi o subúrbio onde ela morava, Andaraí, tradicional reduto de sambistas, fez bonito na TV.
Senhora do Destino (2004)
Em Senhora do Destino (2004), o autor Aguinaldo Silva instalou na Baixada Fluminense, em Duque de Caxias, uma de suas mais famosas heroínas, a batalhadora Maria do Carmo (Susana Vieira), aqui com Dirceu (José Mayer). A nordestina chegou em 1964 e, a duras penas, fez fortuna com uma loja de material para construção em uma das mais famosas cidades da região metropolitana.
Senhora do Destino ( 2004)
Todo cuidado ao subir ou descer uma escada no Bairro Peixoto era pouco! No coração de Copacabana, as ruas do simpático lugarejo serviram de morada à perigosíssima Nazaré Tedesco (Renata Sorrah) em Senhora do Destino ( 2004).
Páginas da Vida (2006)
No topo do Corcovado, o Cristo Redentor abençoa apaixonados como Simone (Christine Fernandes) e Jorge (Thiago Lacerda) de Páginas da Vida (2006), de Manoel Carlos.
Páginas da Vida (2006)
O sobe e desce dos bondinhos do Morro da Urca direto para o Pão de Açúcar era alvo da fotógrafa Isabel (Vivianne Pasmanter) em Páginas da Vida (2006). No folhetim de Manoel Carlos, ela se apaixonava por Renato (Caco Ciocler), que também apontava sua câmera para o famoso cartão-postal da cidade.
Páginas da Vida de Vida (2006)
A pequena Clarinha (Joana Morcazel) era incansável nas brincadeiras pelas alamedas do Jardim Botânico com sua mãe adotiva, a médica Helena (Regina Duarte) em Páginas da Vida (2006). O belo parque tropical foi criado em 1808 por decreto do rei d. João VI.
Cobras & Lagartos (2006)
O trambiqueiro Foguinho (Lázaro Ramos) chegou a vender profiteroles, um doce chiquetê que ele conheceu na mansão de Omar Pasquim (Francisco Cuoco), no popular Saara. Os quarteirões do lugar de comércio popular serviram de cenário para Cobras & Lagartos (2006), de João Emanuel Carneiro.
Paraíso Tropical (2007)
O calçadão de pedra portuguesa encanta turistas que passam pela Princesinha do Mar, apelido do bairro de Copacabana, Como diria a ambiciosa Bebel (Camila Pitanga), aqui com o terrível Olavo (Wagner Moura), em Paraíso Tropical (2007), de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, Copacabana tem "catiguria"!
Caminho das Índias (2009)
Com o clima de boemia no ar, a fogosa Norminha (Dira Paes), de Caminho das Índias (2009), arrepiava os Arcos da Lapa, depois que o marido Abel (Anderson Müller), tomava seu leitinho e dormia. Ela deu o que falar, para a alegria da autora, Gloria Perez, que, na trama, ainda mostrava as gafieiras da região bombando.
Lado a Lado (2011)
O Morro da Providência foi mostrado em Lado a Lado (2011), de Claudia Lage e João Ximenes Braga. A história de Isabel (Camila Pitanga), Afonso (Milton Gonçalves) e Berenice (Sheron Menezes) se mistura com a da mais antiga favela carioca.
Salve Jorge (2011)
Com a Igreja da Penha ao fundo, vista do teleférico, é fácil entender por que Morena (Nanda Costa) e Lucimar (Dira Paes) adoravam o Complexo do Alemão. Salve Jorge (2011), de Gloria Perez, mostrou a pacificação do lugar e como uma das favelas mais temidas do Rio se tornou ponto turístico.
Fina Estampa (2011)
Prédios baixos, calçadas largas e vida sossegada... Entre as ruas Érico Veríssimo e Olegário Maciel, a Barrinha, está o pedaço mais charmoso da Barra da Tijuca. Do quebra-mar ao pôr do sol, Fina Estampa (2011), de Aguinaldo Silva, mostrou tudo isso, além de outros encantos de tirar o fôlego, como o português Guaracy (Paulo Rocha).
Avenida Brasil (2012)
Oi,oi,oi! Difícil ver uma das inúmeras placas indicando o caminho para o mais famoso eixo viário do Rio, Avenida Brasil, e não se lembrar do sucesso de Avenida Brasil (2012), de João Emanuel Carneiro. A via, que corta 26 bairros cariocas, foi destaque na cena em que Genésio (Tony Ramos) morre após ser atropelado por Tufão (Murilo Benício).
Pecado Mortal (2013)
Patrícia (Simone Spoladore) e Carlão (Fernando Pavão), de Pecado Mortal (2013), de Carlos Lombardi, também se encontraram na praia de Ipanema.
Em Família (2013)
Encravado entre São Conrado e o Leblon, o Morro do Vidigal foi cenário do romance pouco provável de Jairo (Marcelo Mello Jr.) e Juliana (Vanessa Gerbelli) de Em Família (2013), de Manoel Carlos. A comunidade tem uma das mais belas vistas cariocas e por lá rolam festas disputadas e muito funk.
Boogie Oogie (2014)
Vitória (Bianca Bin) podia ter inspirado uma versão disco de Garota de Ipanema. Num doce balanço, com Marco Pigossi, ela agitou a praia de Ipanema em Boogie Oogie (2014), de Ruy Villena.
Império (2014)
Que ti-ti-ti é esse que vem lá da Marquês de Sapucaí? É o comendador José Alfredo (Alexandre Nero), que virou enredo de escola de samba e desfilou no último Carnaval ao lado de Maria Marta (Lilia Cabral) em Império (2014) de Aguinaldo Silva.
A novela Império (2014) também homenageia o tradicional bairro de Santa Teresa, onde vivem personagens fantásticas como Xana (Ailton Graça) e Naná (Viviane Araújo).
Por Daniel Vilela
Publicado na revista TITITI
Edição de 6/03/2015 nº 860
Fotos: Irineu Barreto Filho - TV Globo/Divulgação - TV Record/Divulgação - AgNews - Joel Maia - J.M.Ricardo - Jorge Cysne.
Nenhum comentário:
Postar um comentário