sábado, 23 de maio de 2015

Brilhante


 Aracy Balabanian, José Wilker, Fernanda Montenegro, Mário Lago, Deniis Carvalho, Renata Sorrah e Vera Fischer

Mistério e Homossexualidade
A novela teve como fio condutor uma troca de personalidade, mas foi marcada por discutir com sutileza a temática gay no horário nobre.
Glamour era a palavra de ordem no sucesso Brilhante, novela de horário nobre do renomado autor Gilberto Braga, que levou ao ar o universo de exploração e comercialização de pedras preciosas. 

Vera Fischer

Nesse mundo mágico vivia Luiza (Vera Fischer), uma bem sucedia designer de joias, uma das melhores do Brasil. E foi a partir do sonho da bela jovem de conhecer a Europa, que a história se desenrolou pra valer. Em Londres, na Inglaterra, surpreendentemente ela reencontrou uma amiga de longa data, Vera (Aracy Balabanian), que morava na Suíça e estava na capital inglesa com o marido, Oswaldo (José Wilker), somente para assistir ao badalado casamento do Príncipe Charles com a querida Lady Di. Mas, a partir desse inusitado encontro, a vida tranquila da protagonista Luiza não foi mais a mesma... 

Acidente sob suspeita

 Aracy Balabanian e José Wilker
Convivendo com o casal, Luiza percebeu que Oswaldo não estava bem emocionalmente e, para tentar ajudá-lo, a designer chamou-o para uma conversa, porém, ele teve um surto, entrou no carro e partiu em alta velocidade. No dia seguinte, Luiza recebeu a notícia de que o marido de Vera havia sofrido um grave e fatal acidente. E na volta ao Brasil, eis que ela deu de cara com Oswaldo que, estranhamente, se apresentou como Sidney. Certa de que se tratava do mesmo homem que havia conhecido em Londres, a designer passou os seus dias tentando desmascará-lo.Além de tentar provar que Oswaldo e Sidney eram a mesma pessoa, Luiz se viu em meio a uma grande saia justa quando retornou ao Rio de Janeiro. 

Noiva para um gay

Deniis Carvalho e Renata Sorrah

Isso porque Chica (Fernanda Montenegro) - dona da joalheria em que trabalhava - enxergou na moça a nora perfeita e tratou de jogá-la para cima de seu filho Inácio (Dennis Carvalho). Só que o jovem, na verdade, era homossexual e vivia no 'armário'. Ao perceber isso, Luiza pensou muito no assunto, mas resolveu abri o jogo com a patroa que, bastante inconformada (e incrédula) com o que ouviu, passou a persegui-la, porém, sem desistir de encontrar uma bela noiva ara o herdeiro.

Chica, então, se aproximou da oportunista Leonor (Renata Sorrah), que aceitou o desafio de seduzir Inácio para ascender socialmente.


'Armário' trancado


Fernanda Montenegro e Mário Lago

Inácio não tinha a menor intenção de se casar, mas a morte de seu pai, Vitor Newman (Mario Lago) um empresário bem-sucedido, fez com que a sua vida virasse de ponta cabeça. Então, pressionado por Chica (Fernanda Montenegro), ele assumiu o controle das empresas e ainda cedeu à pressão da mãe para subir ao altar. Mas o casamento de Inácio e Leonor era mesmo de pura fachada. 



Ficha técnica
Emissora: Rede Globo
Capítulos 155
Exibição: 28 de junho de 1981 a 27 de março de 1982
Hoário: 20h
Autor: Gilberto Braga

Curiosidades
Uma história inusitada aconteceu com parte do elenco de Brilhante, na Inglaterra, país onde foram gravadas algumas sequências da trama. Aracy Balabanian, Vera Fischer e José Wilker foram aplaudidos no Hyde Park, em Londres, após rodarem uma cena emocionante. Os atores se surpreenderam com a reação calorosa da plateia londrina.

Por Cristina Souza

Publicado na revista TV Brasil
Edição de n/791
Vale a pena ler de novo
Fotos: Divulgação/Globo


Nenhum comentário:

Postar um comentário