quinta-feira, 7 de maio de 2015

Selva De Pedra



Tony Ramos , Fernanda Torres, Christiane Torloni  e Miguel Falabella 
Em fevereiro de 1986 estreava na telinha a segunda versão da novela Selva de Pedra. Quatorze anos antes, a versão original causou grande comoção em todo o Brasil e chegou a cravar índice de 100% de televisores ligados no Rio de Janeiro, segundo o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope). Os protagonistas Cristiano, Simone, Fernanda e Miro, ganharam os corpos de Tony Ramos, Fernanda Torres, Christiane Torloni e Miguel Falabella

Na pequena cidade de Duas Barras, interior do Rio, Cristiano mora com a família numa casa humilde. Ambicioso, ele sustenta a família com o trabalho no banco e toca bumbo nas pregações do pai, Sebastião  (Sebastião Vasconcelos), pastor evangélico, nos fins de semana, 

 Sebastião Vasconcelos e Yara Lins
 Sebastião (Sebastião Vasconcelos) e Berenice (Yara Lins) eram os humildes pais do ambicioso  protagonista.

Tragédia à vista


Sua mãe, Berenice (Iara Lins) e irmãs, Diva(Iara Janra) e Zerlinha (Neusa Caribé), vendem velas e flores para ajudar. Em uma dessas pregações, Simone e Cristiano se encontram e ficam interessados um no outro.Ela é uma escultora que sonha em ir para a capital para expor seu trabalho e ganhar dinheiro. Cristiano se envolve numa briga com o playboy Gastão (Marcelo Ibrahim), que se fere com sua própria arma e acaba morrendo. Simone é a única testemunha do episódio e protege seu amado.


 Fernanda Tores e Tony Ramos
Simone (Fernanda Torres) e Cristiano (Tony Ramos) se casaram no início da novela, mas só foram felizes no final


Casal em fuga

Eles fogem para o Rio de Janeiro e se casam. Na cidade grande, Cristiano procura o tio Aristides (Walmor Chagas), o poderoso dono de um estaleiro, com quem começa a trabalhar. Uma das acionistas da empresa, Fernanda fica obcecada pelo rapaz. Influenciado pelo maquiavélico Miro (Miguel Falabella), Cristiano começa a se relacionar com Fernanda e sua ambição fala mais alto. Já Simone é perseguida por Miro em uma estrada e sofre um acidente. Cristiano se culpa pela morte de seu amor e desiste de casar com Fernanda, deixando-a plantada no altar.


Humilhada, Fernanda enlouquece e planeja se vingar do rapaz. Enquanto isso, Simone se faz passar pela poderosa Rosana Reis, e volta para o Rio também em busca de vingança. Mas, apesar da mudança no visual, ela não consegue enganar Cristiano. Certo de que Rosana é sua esposa, ele revela à polícia que Simone não morreu. Sem saída, a artista conta toda a verdade e, mesmo convicta de que Cristiano arquitetou sua morte, não consegue resistir e eles reatam. Enquanto isso, Fernanda e Miro buscam provas para prejudicar Cristiano e conseguem incriminá-lo pela morte de Gastão. E só Simone pode salvá-lo.



Tortura no porão
Christiane Torloni e José Mayer
Para impedir que isso aconteça, Fernanda sequestra Simone e a tranca em um porão. A jovem passa por maus bocados nas mãos da lunática, que a tortura física e psicologicamente. Caio (José Mayer), com quem Fernanda se casa vestida de negro, desconfia das armações da esposa e persegue Miro, que morre em outro acidente de carro. Simone é resgatada e testemunha no julgamento de Cristiano, que, absolvido, pode ser feliz ao lado de sua amada.

Nicette Bruno e Miguel Falabella
Nicette Bruno era Fany, ex-atriz de teatro rebolado e dona da pensão, onde morava o vilão Miro.

 Tony Ramos e Maria Zilda
Cristiano (Tony Ramos) se tornou grande amigo de Laura (Maria Zilda), a jovem esposa de seu tio Aristides (Walmor Chagas).

Outros personagens

 Déborah Evelyn e Otávio Augusto
Tímida, Flávia (Déborah Evelyn) tinha no pai, Jorge (Otávio Augusto), um amigo.
 Marcelo (Reinaldo Gonzaga) deu um golpe do baú em Cíntia (Beth Goulart).



O leitor Glalber Duarte
"Selva de Pedra (1986). Impecável, assim como a versão original. Christiane Torloni brilhou como Fernanda"

Replay de emoções: anos 70

Em nome do poder
A ambição de um homem colocou o amor em segundo plano em Selva de Pedra 
 
Francisco Cuoco e Regina Duarte
Cristiano e Simone: um amor que superou tudo
Cristiano (Francisco Cuoco) levava uma vida simples no interior do Rio de Janeiro quando conheceu a escultora Simone (Regina Duarte). Filho do pastor Sebastião (Mário Lago), ele era obrigado pelo pai a tocar o bumbo durante seus sermões. Menosprezado pelos outros rapazes, Cristiano se envolveu em uma briga com um desses jovens. Na confusão, o rapaz que queria matar Cristiano, acabou morto, e a única testemunha foi Simone, que para ajudar Cristiano, o levou para o Rio. Lá, se apaixonaram e se casaram.

Mário Lago
Pai de Cristiano, Sebastião, abriu mão de sua herança em nome da fé.

Amigos?

Carlos Vereza e Francisco Cuoco
Amizade baseada na ambição
Enquanto Simone investia na carreira de artista plástica, Cristiano se tornava amigo de Miro (Carlos Vereza), que percebeu a ambição de Cristiano e viu que poderia se dar bem. O primeiro passo de Miro foi reaproximar Cristiano de seu tio Aristides (Gilberto Martinho), um rico empresário.

Plano perfeito


Miro (Carlos Vereza) e Cristiano (Francisco Cuoco)simularam um assalto para roubar o colar de Laura (Arlete Salles), mulher de Aristides. Os dois fingiram enfrentar os assaltante, recuperaram a joia e ganharam a simpatia do empresário. Ao descobrir que Cristiano era seu sobrinho, Aristides o contratou.


Dina Sfat e Francisco Cuoco
Abandonada no altar, Fernanda jurou vingança
 O jovem se destacou no trabalho e se aproximou do primo, Caio (Carlos Eduardo Dolabella), e sua noiva Fernanda (Dina Sfat). Com o passar do tempo, Fernanda e Cristiano se envolveram. O tio, vendo que o noivado de Fernanda e Caio ia chegar ao fim, aprovou a relação de Cristiano e Fernanda, que possuía 46% das ações do estaleiro.

O amor de Simone 

Para ficar com Fernanda, Cristiano se separou de Simone sem saber que ela estava grávida. Em mais um plano de Miro, a artista plástica acreditou que Cristiano queria matá-la e, ao fugir, sofreu um acidente de carro. Simone foi dada como morta, saiu do país e, com uma nova identidade, Rosana Reis, voltou ao Brasil para se vingar. Enquanto isso, ao se sentir culpado, Cristiano abandonou Fernanda no altar e tentou provar para Simone que não era o monstro que  se revelou. Quando conseguiu, lutou ao lado da amada para refazer a vida.

Ficha técnica

Emissora: Globo
Capítulos: 243
Exibidos em: preto e branco
Autora: Janete Clair
Exibição: de 10 de abril de 1972 a 23 de janeiro de 1973
Replay de emoções: anos 70

Por Thomaz Rocha
Publicado na revista Minha Novela
Ediçãode 1 de maio de 2015 n/817
X-TUDO
Memória.
Fotos: Divulgação

Por Hérica Rodrigues 
Publicado na revista Guia da TV
n/n 485 ano 10 Edição de 15 de julho de 216

Nenhum comentário:

Postar um comentário