sábado, 2 de maio de 2015

Ai, Minha Coluna!


As dores nas costas atingem 4 a cada 5 brasileiros: descubra como evitar as crises

Principais causas

1 - Má postura
Sentar, deitar ou abaixar de modo incorreto aumenta a sobrecarga nas costas, assim como passar muito tempo na mesma posição sem relaxar.

2 -  Envelhecimento e perfil genético
Com a idade, há um desgaste natural das estruturas que compõem a coluna. Quem possui um histórico familiar de problemas na região deve ficar mais atenta.


3 - Problemas fisiológicos
Inflamações, infecções, escorregamento de vértebras, artrose e osteoporose, que deixam os ossos frágeis, podem causar dor.

4 - Gravidez
Com o aumento do peso e a mudança no eixo de gravidade sobre a coluna, geralmente ocorre a hiperlodose (excesso de curvatura na região lombar).

5 - Outras causas
Curvatura exagerada da coluna (hiperlordose, hipercifose cervical e escoliose); fraqueza e espasmos musculares; fibromialgia e lesões nos nervos; fraturaa ou lesões locais; desnível nas pernas, doenças reumáticas, tumores, cistos, cálculos renais, úlcera estomacal e gota.

 Cifose
 Lordose
Escoliose

 Fatores de risco

1 - Obesidade
Os quilos a mais sobrecarregam a estrutura da coluna. A cada 10kg de sobrepeso, há um aumento de 25% no risco de ter dor nas costas.

2 - Sedentarismo
Músculos do abdôme e glúteos fracos fazem com que o peso do corpo seja projetado na coluna

3 - Tabagismo
O cigarro aumenta os riscos de desenvolver osteoporose e tumores que podem atingir a coluna.

4 - Uso de salto
Quando a mulher já sente dor, o salto alto e inadequado aumenta o desconforto.



Hérnia de disco

 Os desconfortos nas costas podem evoluir para uma hérnia de disco, caracterizada pelo desgaste ou trauma dos discos vertebrais que acabam comprimindo os nervos da coluna

Entre os sintomas estão as dores na região, que comprometem bastante a qualidade de vida e limitam os movimentos.

O tratamento deve ser com medicamentos, fisioterapia e, em alguns casos, cirurgia, quando a crise não passa entre três e seis semanas ou se repete várias vezes em períodos curtos.

Diagnóstico

A forma mais comum ocorre na parte inferior das costas e é chamada de lombalgia.

Suas causas  podem ser detectadas em consulta com um especialista, seguida de radiografia e, em alguns casos, ressonância magnética.

Nem medicamento, fisioterapia, massagens e aplicação de calor mudam a história natural da doença. A dor irá melhorar desde que o fator desencadeante do processo seja suspenso, afirma o reumatologista Sergio Lanzotti.

Dados do problema

80% da população mundial sofrerá  ao menos um episódio de dor nas costas ao longo da vida;
36% dos brasileiros sentem dores nas costas;
68% dos atingidos procuram tratamento.

Para prevenir

Combatida a crise, é preciso afastar os fatores externos que a desencadearam porque, provalvemente, a dor irá voltar se não forem tomados alguns cuidados. Confira:

1 - Corrija a postura e reforce os músculos que dão suporte à coluna: assim ira mantê-la firme e estável. Existem exercícios específicos, que devem ser feitos com orientação profissional.


2 -  Evite carregar peso: quando for pegar algo no chão ou carregar um objeto pesado, dobre os joelhos e mantenha o objeto o mais próximo possível do tronco ao erguê-lo.

3 -  Fique atenta à postura: ajuda muito deixar a ergonomia dos móveis, em especial no ambiente de trabalho, adequada ao seu corpo. Atenção também ao sofá e à cama.

4 - Faça intervalos a cada 50 minutos: alongue e mude de posição. Se trabalha sentada, levante e se movimente; caso passe mais tempo em pé, descanse.



5 - Durma corretamente: uma boa opção é deitar de lado com os joelhos flexionados e o travesseiro baixo, colocado de forma a impedir que o corpo se incline para um lado ou outro.

6 -  Pratique exercícios físicos moderados: uma caminhada de 30 minutos, três vezes por semana, é um bom começo.

Tipos de dores lombares

1 - Aguda
É conhecida por "mau jeito". A dor é forte, surge após um esforço físico ou movimento inadequado e pode durar até quatro semanas. A cura é espontânea em 90% dos casos. Repouso, analgésicos anti-inflamatórios, indicados pelo médico, aliviam o desconforto.

O repouso absluto por mais de dois dias não é recomendado: ele provoca perda de massa óssea e muscular.

2 - Crônica: a dor é constante, persistindo por mais de 12 semanas. O tratamento costuma ser longo e, muitas vezes, o parciente não se recupera por completo. O uso de medicação e emplastros pode mascarar o problema e atrasar o diagnóstico correto.

Frio  X dor

No inverno, as queixas de dores nas costas crescem de 20 a 30%. O desconforto geralmente está associado à contratura muscular e à menor movimentação corporal.

Para não acordar com a coluna "quebrada" nos dias mais frios, a dica é aquecer bem a cama, pois a tendência é dormir encolhida, o que prejudica quem já possui predisposição para o problema.

Texto de Aline Mendes

Publicado na revista Malu
Saúde
Ilustração: Eugênio Tonon
Consultoria: Sergio Bontempi Lanzotti, reumatologista, diretor do Instituto de Reumatologia e Doenças Osteoarticulares (Iredo)
Site www.iredo.com.br
Douglas Guizilim Rodrigues, ortopedista especialista em doenças da coluna.
Site: www.medicinadacoluna.com.br
Saiba mais: www.revistamalu.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário