sábado, 16 de maio de 2015

Santas Do Pau Oco - As Falsas Beatas Que Fizeram Sucesso Na Teledramaturgia Nacional

Elas vivem a condenar atitudes alheias, consideram tudo uma ofensa contra a moral e os bons costumes e lutam, dia a dia, para manter a fama de mulheres imaculadas. Mas a verdade é que não passam de falsas puritanas, que se escondem atrás da fachada de boas moças. Assim são as beatas que, vez ou outra, aparecem na telinha.
Arlete Salles
Atualmente, há uma 'espécie' que anda movimentando a trama de Babilônia: Consuelo, interpretada por Arlete Salles. A mãe do prefeito Aderval (Marcos Palmeira) vive pegando no pé da neta para que ela continue virgem (chegou a obrigá-la a ir ao ginecologista para comprovar que ainda era pura) e exige que todos da família sigam a doutrina religiosa, mas, no fundo, Consuelo é um péssimo exemplo. Vive humilhando a nora, esbanja o dinheiro que o filho rouba da prefeitura e o incentiva a se fazer de bonzinho, tanto quanto ela.

Agora, vamos relembrar outras 'santinhas do pau oco'  

 Marjorie Estiano
Drica Moraes  
Cora (Império) - A falsa recatada vivida por Marjorie Estiano e Drica Moraes não conseguiu enganar as pessoas por muito tempo. Apesar da tão comentada virgindade e a frequência com a qual ela se ajoelhava para rezar, a vilã era ambiciosa, tinha inveja da irmã, cultivava um sentimento obsessivo por um homem casado e matou quem ousou lhe atravessar o caminho.

Laura Cardoso
 Dona Dorotéia ( Gabriela) - A 'carola' interpretada por Laura Cardoso questionava a integridade das jovens de Ilhéus. Mostrava-se conservadora e uma viúva muito honrada, no entanto, escondia um segredo: no passado, foi uma cobiçada prostituta local! Quem diria... Justo ela que sempre apontava o dedo para as meninas do Bataclan.
Joana Fomm
Perpétua (Tieta) - A personagem-símbolo da beatice nacional foi um marco na carreira de Joana Fomm. Invejosa e amarga, fazia o gênero viúva honesta, porém, chocou a todos quando ficou subentendido que carregava em sua misteriosa caixinha o órgão sexual embalsamado do falecido marido. 

Ida Gomes, Dorinha Duval e Dirce Migliaccio 
Irmãs Cajazeiras ( O Bem Amado) - As 'papa-hóstias' Dorotéia (Ida Gomes), Dulcineia (Dorinha Duval) e Judiceia (Dirce Migliaccio) eram vigilantes incansáveis da moral da população de Sucupira, mas ganharam fama mesmo como fofoqueiras, especialmente, depois que passaram a paquerar o prefeito Odorico Paraguaçu (Paulo Gracindo), com quem as três gostariam de se casar.

Adriana Esteves
Carminha (Avenida Brasil) - Por trás da carcaça de ótima esposa, boa mãe e mulher caridosa com os menos favorecidos, Carmem Lúcia (Adriana Esteves) escondia uma vilã impiedosa, que foi capaz de 'matar' o próprio marido, manter um amante por anos, praticar bullyng contra a própria filha e abandonar a enteada, ainda criança, em um lixão. Carmnha era malvada com a própria família. 

 Elizabeth Savalla
Imaculada (A Padroeira) - A puritana vivida por Elizabeth Savalla vivia apegada a seus santos e terço, e ficava estarrecida com a ousadia da juventude. Endeusava a própria filha, Isabel (Mariana Ximenes), a quem obrigava a abraçar a vida religiosa. Na juventude, engravidou solteira e, para enganar a todos, voltou do Rio de Janeiro meses depois, dizendo-se viúva. 


Eloísa Mafalda
Cara de beata - A atriz Eloisa Mafalda já interpretou três personagens carolas na TV.

Uma delas era Mariana, na novela Paraíso. Sua fé era tanta, que chegou a prometer a seu santo de devoção que a filha se dedicaria à vida religiosa. E qual não foi sua surpresa quando a jovem se apaixonou, justamente, pelo rapaz cujo apelido era 'filho do diabo'? 

A outra, bastante conhecida, foi Pombinha, de Roque Santeiro. Defensora árdua da religião e da castidade, fez um escarcéu para impedir que a boate Sexu's se instalasse em Asa Branca. 

E, por fim, a atriz deu vida à Gioconda, em Pedra Sobre Pedra, que mostrou sua verdadeira índole ao ser flagrada por Jorge Tadeu (Fábio Jr.) roubando uma peça valiosa da igreja e substituindo-a por uma réplica. Maldosa, ela não pensou duas vezes e matou o fotógrafo galã! 

Por Joyce Moretti

Publicado na revista TV Brasil
Edição de n/ 790
Personagens
Fotos: Globo/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário