Se pudesse escolher apenas um selo favorito, o professor de educação física Afonso Carlos , 36 anos, destacaria o selo alusivo ao milésimo gol do Pelé. Foi o primeiro da coleção quando ele tinha apenas 15 anos.
O ato de colecionar selos é chamado de filatelia. O primeiro selo do mundo surgiu em 1840, na Inglaterra, e é conhecido como Penny Black. Desde então, a filatelia vem conquistando adeptos e admiradores pelo mundo afora.
Esporte foi o tema escolhido por Afonso. Ele coleciona jogos Olímpicos e Copa do Mundo de Futebol. Tem tantos selos, que já perdeu a conta. Para conseguir selos, busca ajuda de outros colecionadores. "Tenho correspondentes na Argentina, Sérvia, Croácia, Itália, Inglaterra, Estados Unidos e muitos outros", elenca. Para se comunicar com todos esses países, tratou de conhecer a língua de cada um deles.
Para quem quiser começar uma coleção, Afonso recomenda alguns cuidados específicos. Uma dica importante é usar pinça para manusear os selos. Para guardá-los, procure um álbum chamado classificador. Escolha e procure os selos que mais lhe agradam e comece a coleção. Procure, também, outros colecionadores para trocar ideias e selos. A internet e as redes sociais são grandes aliadas e ajudam aproximar colecionadores.
Publicado no Almanaque postalsaúde
Ano II - Edição 4 - Junho/julho 2015
Ano II - Edição 4 - Junho/julho 2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário