Pelo amor do mesmo homem
Amigas se reencontram após anos distantes e se apaixonam por um belo publicitário. E dá-lhe confusão!
Romantismo e crimes em série
Novela das 18h, exibida em 1980, também contava com uma intrigante trama policial!
Rachel de Queiroz não poderia imaginar que uma obra sua - escrita em 1939 - se transformaria em uma novela no início dos anos 80. Mas foi exatamente isso que aconteceu quando Wilson Rocha se inspirou no romance As Três Marias para escrever o folhetim homônimo que se tornou um dos grandes sucessos da Globo no horário das 18h.
A história, assinada em parceria com Whalter Negrão, tinha como fio condutor a paixão de três amigas pelo mesmo homem.
Maitê Proença, Nádia Lippi e Glória Pires
As três amigas eram inseparáveis quando jovens
O primeiro capítulo mostrou o início da amizade de Maria José (Glória Pires), Maria Augusta (Nádia Lippi) e Maria da Glória (Maetê Proença), no Colégio Vilmont, na Suíça. Inseparáveis, elas juraram que jamais perderiam contato, porém, por um longo período, não foi isso o que ocorreu.
O Reencontro
Kária D'Angelo
Teresa quis reunir toda a turma do colégio
Anos depois, já no Brasil, Teresa (Kátia D'Angelo) - colega do trio dos tempos de escola - resolveu promover um encontro da turma no Rio de Janeiro e, quando as Marias ficaram frente a frente após uma longa separação, as três amigas comemoraram a nova chance de conviverem juntas e logo abriram seus corações, revelando suas intimidades.
Dramas pessoais
A felicidade que o trio irradiava entre a infância e adolescência, no entanto, não se repetiu na vida adulta.
Glória Pires
Maria José (Glória Pires), por exemplo, tornou-se uma jovem amargurada e confidenciou sem pudor que tinha sérios problemas de relacionamento com os seus pais.
Maitê Proença
Já Maria da Glória ( Maetê Proença) contou que não conseguiu superar a morte do pai )a pessoa que ela mais amava) e que, por isso, preferia se isolar do mundo.
Nádia Lippi
A menos sofrida de todas era Maria Augusta (Nádia Lippi), mas, embora fosse a mais madura das três e tivesse um ótimo relacionamento com a família, sofria muito por ser órfã de mãe.
Paixão ameaçadora
E a amizade das jovens foi colocada à prova quando elas conheceram e se apaixonaram (ao mesmo tempo) pelo publicitário Lucas (Kadu Moliterno).
Kadu Moliterno
O atraente e sedutor publicitário Lucas, virou a cabeça das três amigas.
E como se não bastasse essa armadilha do destino, as moças ainda eram todas comprometidas!
O mapa do amor era assim:
Maria José (Glória Pires) namorava Aloísio (Marco Nanini) que, por sua vez, era apaixonado por Maria Augusta (Nãdia Lippi), que tinha um relacionamento sério com David (Edwin Luisi).Já Maria da Glória ( Maetê Proença) era noiva de Afonso (João Paulo Adour).
Assassinatos misteriosos
E nem só de conflitos amorosos viveu As Três Marias. A maldade também teve espaço na novela das 16h. Misteriosamente, Teresa (Kátia D'Angelo) , Antônio (Dênis Derkian) e Macedo (Roberto de Cleto) foram assassinados.
Teresa (Kátia D'Angelo), Antônio (Dênis Darlian) e Macedo (Roberto de Cleto)
A partir daí, os personagens da trama (assim como o público) se perguntavam quem teria sido capaz de cometer esses crimes. O clima de suspense ficou no ar até a última semana de exibição da trama, quando a identidade da assassina foi revelada.
A criminosa
Jacqueline Laurence
Alzira era a assassina da trama, mas ninguém desconfiava dela.
Alzira (Jacqueline Laurence) foi a culpada pelas trágicas mortes que movimentaram a atração. A vilã assassinou Teresa (Kátia D'Angelo) por ciúmes do seu ex-marido, Raul Torreão (Edney Giovenazzi). Pouco tempo depois, Antônio (Dênis Darlian) começou a investigar o crime e acabou sendo morto pelo cúmplice de Alzira, Macedo (Roberto de Cleto). Logo em seguida, como queima de arquivo, ela também tirou a vida de Macedo (Roberto de Cleto). E após uma minuciosa investigação policial, os crimes foram solucionados e a assassina foi parar na cadeia.
Alzira (Jacqueline Laurence) foi a culpada pelas trágicas mortes que movimentaram a atração. A vilã assassinou Teresa (Kátia D'Angelo) por ciúmes do seu ex-marido, Raul Torreão (Edney Giovenazzi). Pouco tempo depois, Antônio (Dênis Darlian) começou a investigar o crime e acabou sendo morto pelo cúmplice de Alzira, Macedo (Roberto de Cleto). Logo em seguida, como queima de arquivo, ela também tirou a vida de Macedo (Roberto de Cleto). E após uma minuciosa investigação policial, os crimes foram solucionados e a assassina foi parar na cadeia.
Na 'disputa' pelo publicitário Lucas, Maria José 'venceu' as amigas
Apesar de belíssima, Maria da Glória ficou sem ninguém
Maria Augusta reatou com o marido
Ficha técnica
Emissora: Rede Globo
Capítulos: 156
Exibição: 10 de novembro de 1980 a 16 de maio de 1981
Horário: 18h
Autores: Wilson Rocha e Whalter Negrão
Curiosidades
As Três Marias marcou a estreia de Maitê Proença em novelas da Globo, um ano depois de a bela fazer seu primeiro trabalho. em Dinheiro Vivo, da TV Tupi. A beleza e o talento da atriz chamaram tanto a atenção da direção da emissora carioca, que ela já chegou com status de estrela, sendo convidada para protagonizar o folhetim de Wilson Rocha e Whalter Negrão.
Um desentendimento entre o autor Wilson Rocha e o diretor Herval Rossano fez com que As Três Marias passasse a ser escrita por Whalter Negrão. A entrada do novelista fez com que a história ganhasse um tom policial. O clássico 'quem matou?' movimentou os últimos capítulos e trouxe mais audiência à novela.
Por Cristina Souza
Publicado na revista TV Brasil
Edição de nº 806
Vale a pena ler de novo
Fotos: Divulgação/Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário