quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Luís Melo

Luís Melo
Abastecido pelo teatro
Luis Melo tem quase 40 anos de carreira nos palcos e há duas décadas levou para a TV todo o vigor de suas interpretações
"A televisão, desde o início, teve um respeito muito grande por meu trabalho no teatro, e o meu patrocinador é a TV Globo, porque me dá visibilidade".
Luis Melo na novela O Outro Lado do Paraíso
 Aos 60 anos, o ator já dedicou a maior parte da vida à arte da interpretação. Curitibano e filho de um policial militar, o intérprete do corrupto juiz Gustavo, em O Outro Lado do Paraíso foi criado para ser arquiteto e até se formou em edificações, no entanto, no meio do caminho, apareceu o teatro onde ele se encontrou.Ele se formou em 1979 no Curso Permanente da Fundação Teatro Guaíra e sempre foi um grande estudioso de todos os processos teatrais. Em 1985, deixou sua terra natal e partiu para São Paulo, onde atuou por anos no renomado Centro de Pesquisas Teatrais (CPT), tendo como mentor e diretor, Antunes Filho, um dos grandes nomes do teatro nacional.

Primeiros passos

1995 -  Cara e Coroa


 Luís em seu début na televisão em Cara e Coroa como Rubinho
Em 1995, Luís fez sua primeira novela, Cara e Coroa. Na trama, deu vida a Rubinho, um homem simpático, bonachão e filho de uma família tradicional que vai empobrecendo com o passar do tempo. Professor de História, ele guarda no peito a dor de ter sido abandonado no altar por Fernanda (Christiane Torloni).

1997Anjo Mau e O Amor Está no Ar


Luis Melo e Regina Dourado na novela Anjo Mau
O reconhecimento do primeiro trabalho do ator na TV veio imediatamente, o que lhe rendeu convites para outras obras, como Anjo Mau e O Amor Está no Ar, ambas em 1997.
Nicete Bruno e Luis Melo na novela O Amor Está No Ar

 1998 - Pecado Capital 



Mário Lago e Luiz Melo na segunda versão de Pecado Capital
E no ano seguinte, Luís emendou mais uma produção. Foi no remake do folhetim Pecado Capital que coube ao artista dar vida ao piloto de avião Ricardo, um homem correto, trabalhador e muito dedicado à família.

Popularidade em alta

2000 - O Cravo e a Rosa

Nicanor, de O Cravo e a Rosa, era adorado pelo público
Os anos 2000 chegaram com tudo para Luís Melo. Em O Cravo e a Rosa, a popularidade do ator foi às alturas e não era para menos! Além do sucesso arrebatador do folhetim, Nicanor era um personagem cativante, apesar de politicamente incorreto. O viúvo milionário - pai de Catarina (Adriana Esteves) e Bianca (Leandra Leal) - era ambicioso, sonhava em ser prefeito de São Paulo e ainda enganava a humilde Joana (Tássia Camargo), com quem tinha mais dois filhos, Jorge (João Capelli) e Fátima (Thaís Müller). Na maior cara de pau, Nicanor fingia ser um pobre caixeiro-viajante e a ingênua Joana sempre acreditava. Suas armações renderam cenas hilárias e memoráveis! 

2001A Padroeira

O bandido Molina, de A`Padroeira, enganava todo mundo
Depois desse grande êxito, o ator emplacou mais um folhetim de destaque. Em A Padroeira (2001), ele interpretou o assaltante Molina, um português que viveu muito tempo na Espanha, de onde acabou sendo deportado, vindo parar no Brasil para cometer novos crimes.

Vidas duplas

2006 - Cobras e Lagartos

Orã  em Cobras e Lagartos
A trama Cobras e Lagartos (2006) proporcionou ao curitibano a oportunidade de encarnar um homem angustiado que, após ficar muitos anos longe da família, decidiu voltar para reconquistar o amor dos filhos. Flagrado pela mulher, Silvana (Totia Meirelles), usando a maquiagem e as roupas dela, Orã sumiu envergonhado pelo mundo, deixando para trás o casamento e os herdeiros Nicolas (Kayky Brito) e Geléia (Rafael Ciani). Quando retorna, tem que 'rebolar'para recuperar todo o tempo perdido. 

2013Amor à Vida

 O ator quando viveu Atílio, de Amor à Vida
Outro papel relevante da trajetória de Luís na TV foi em Amor à Vida (2013), em que interpretou Atílio. Administrador do hospital San Magno, era casado com Vega (Christiane Tricerri) e ex-marido de Gigi (Françoise Forton). Sério e honesto, ao longo da obra ele sofre um acidente e perde a memória, o que o leva a assumir uma nova identidade e a envolver-se com Márcia (Elizabeth Savala). 

2016 -  Além do Tempo

Luis Melo na novela Além do Tempo
Atualmente Luís está no elenco de Além do Tempo
Agora, na novela das 18h, Luís brilha na pele de Massimo, que vive às voltas com a sua família muito louca.

Premiado

2016 - Sol Nascente
Luis Melo na novela Sol Nascente
Com a estreia, Luis Melo logo levou pêmio da APCA de Melhor Ator do ano. Desde então, tornou-se presença constante nas produções da Globo e, no ano passado, viveu até um japonês em Sol Nascente.


"A gente tem que ser admirado pelo que está fazendo agora e não respeitado pelo que fez no passado.É legal ter memórias boas e felizes, mas não se pode deixar que isso seja uma amarra", Luis Meo em entrevista à uma revista semanal.

Na telinha

1995 - Cara e Coroa
Rubens Villar (Rubinho)
1997 - Anjo Mau
Müller1997 - O Amor Está no Ar
Alberto Amaral Leite1998 - Pecado Capital
Ricardo
1998 - Hilda Furacão
Padre Ciro
2000 - O Cravo e a Rosa
Nicanor Batista
2000 - A Muralha
Manuel
2001 - A Padroeira
Molina
2003 - A Casa das Sete Mulheres
Bento Mauel
2005 - América
Ramiro
2006 - Cobras e Lagartos
Orã Munhoz
2013 - Amor à Vida
AtílioAlfredo
2016 - Sol Nascente
2015 - Além do Tempo
Massimo
2017 -  O Outro Lado do Paraíso
Juiz Gustavo


Ficha técnica

Nome: Luís Alberto Melo
Data de nascimento: 13/11/1957
Local de nascimento: Curitiba/PR
Idade: 58 anos
Signo: Escorpião
Último trabalho: ele está na próxima trama ds 18h Além do Tempo, na pele de  personagem Mássimo
Status: de relacionamento: solteiro
Curiosidade: com mais de 30 anos de carreira o ator  trabalhou exclusivamente no teatro até 1985 (onde também foi professor ), quando veio para São Paulo e ingressou na TV a convite de um diretor. Desde então, emendou várias tramas de sucesso.



Encarte da revista TV Brasil n/n 800

Texto: Cristina Souza

Publicado na revista TV Brasil n/n 814 e 931
Trajetória

Nenhum comentário:

Postar um comentário