terça-feira, 13 de outubro de 2015

Pão-Pão, Beijo-Beijo


No dia 28 de março de 1983, estreava, às 18h, Pão-Pão, Beijo-Beijo. Primeira novela de Walther Negrão para o horário com 165 capítulos.
Claudio Marzo, Arnaud Rodrigues e Elizabeth Savalla

A trama começa com um acidente de trânsito em Madureira, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro. O incidente cruza a vida de três personagens: Ciro (Cláudio Marzo), Soró (Arnaud Rodrigues) e Bruna (Elizabeth Savalla). Depois da confusão, Ciro (Claudio Marzo), misterioso motorista de ônibus, perde seu emprego. Ele se encanta por Bruna (Elizabeth Savalla), moça rica e de personalidade forte, que não está nem aí para o rapaz e vive humilhando o pobre. Já Soró (Arnaud Rodrigues) é um nordestino que tenta a sorte na capital fluminense e se torna carroceiro. Mas perde a mercadoria que estava transportando no dia do acidente. Para compensar os danos causados por Bruna (Elizabeth Savalla), a família da moça, que é dona de uma famosa rede de cantinas, decide empregar os dois envolvidos.


Lélia Abramo
O negócio é comandado pelas mãos de ferro de Mamma Vitória (Lélia Abramo), a durona matriarca da família, mas que tem um coração enorme. Em casa, Mamma Vitória (Lélia Abramo) conta com a ajuda da empregada Joana (Cleyde Blota), que tem uma filha interesseira, Nina (Tássia Camargo). Elas moram no subúrbio carioca e Joana (Cleyde Blota) praticamente viaja para chegar ao local de trabalho.

Batalha pelo amor

 A mãezona Gema (Flora Geni), entre as irmãs e rivais Luiza e Bruna, que disputavam Ciro

Ciro (Claudio Marzo) vai trabalhar com Luiza (Maria Cláudia), a irmão de Bruna e executiva da empresa, como seu assistente pessoal. O rapaz promete que vai vencer na vida para conquistar o amor de Bruna( Elizabeth Savalla). Enquanto isso, Soró torna-se jardineiro da casa de Mamma Vitória ((Lélia Abramo) e a convivência com Ciro (Claudio Marzo), faz os dois se tornarem muito amigos.

Elizabeth Savalla e Edwin Luisi
Bruna( Elizabeth Savalla) é noiva de Júlio (Edwin Luisi), mas não o ama e a relação esfria com o passar dos capítulos. Ciro (Cláudio Marzo) vai ganhando o reconhecimento pelo seu trabalho e se torna uma peça importante dentro da organização. Bruna (Elizabeth Savalla) acaba se apaixonando perdidamente pelo protagonista, mas, para seu desespero, Luiza (Maria Cláudia) também se encanta pelo rapaz. Assim se começa a batalha das irmãs para saber qual delas vai ficar com Ciro (Claudio Marzo). Júlio ( Edwin Luisi) descobre a paixão de sua noiva por Ciro (Claudio Marzo) e luta para reconquistar sua amada.

A verdade vem à tona


 O saudoso Cláudio Marzo deu um show como o misterioso e sedutor Ciro
Em paralelo aos conflitos amorosos, Luiza (Maria Cláudia) vai investigando o passado de Ciro (Claudio Marzo) e seus encontros misteriosos com Maria Helena (Monique Alves), que vive em uma cadeira de rodas. Ciro (Claudio Marzo), finalmente, revela a Luiza (Maria Claudia) que Maria Helena (Monique Alves) é sua meia-irmã, filha de sua mãe com outro homem, e que está paraplégica devido a um acidente. Durante a conversa, ele revela ainda que a irmã vivia com o padrasto, um homem cruel, mas que morreu há pouco tempo. Ciro (Claudio Marzo) avisa que prometeu ajudar a irmã a se curar e a voltar a andar.

Final Feliz

Claudio Marzo e Maria Claudia

No último capítulo, Ciro (Claudio Marzo) acaba se cansando das armações de Bruna (Elizabeth Savalla) e se rende aos encantos de Luiza (Maria Claudia), com quem se casa. Na cerimônia, Maria Helena (Monique Alves) consegue andar para a alegria de Ciro (Claudio Marzo).


Elizabeth Savalla e Edwin Luisi
Já Bruna (Elizabeth Savalla), frustrada com o casamento, decide voltar com Júlio (Edwin Luisi).


Pãp-Pão, Beijo-Beijo foi a 26ª novela das 6 da Globo, sendo exibida até 8 de outubro!


As cenas cômicas ficavam por conta de Soró (Arnauld Rodrigues), um nordestino no Rio

 Júlio passou a novela toda atrás de Bruna, que no final deu uma chance para o moço 
 Duda (Érida L'Astorina) e Franco (Cássio Gabus Mendes) formavam um par romântico
Cássia Camargo
A música tema de Nina ( Cássia Camargo) era Minina Veneno, do Ritchie, que até hoje é muito lembrada



O leitor Jean Monteiro Amaral

"Pão-Pão,Beijo-Beijo. Um grande elenco, numa novela que marcou toda a geração dos anos 80!"


Curiosidades

Durante a exibição na Itália, a novela ganhou o título de Mamma Vitória, devido ao sucesso da personagem por lá.

Renata Sorrah recusou o papel de Bruna.

O título provisório foi Sanduíche de Coração, mesmo nome da canção de abertura, cantada por Rádio Táxi.

A novela foi reexibida no Vale a Pena Ver de Novo entre 22/01/ a 18/05/1990.

Por Thomaz Rocha

Publicado na revista Minha Novela
Edição de 9/10/2015 n/n 840
X-TUDO
Memória
Fotos: Divulgação/Rede Globo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário