quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Meu Pé De Laranja Lima


O ano era 1998. Momento em que as emissoras brasileiras apostavam no sucesso de tramas infanto-juvenis. O SBT se deleitava com o êxito de Chiquititas. Já a Globo, exibia Era Uma Vez... no horário das 6. Para não ficar de fora, a Band produziu Meu Pé de Laranja Lima, trama baseada no livro do carioca José Mauro de Vasconcelos. A responsável pela adaptação foi Ana Maria Moretszohn. O primeiro capítulo foi ao ar no dia 7 de dezembro. 
Caio Romei
O carismático Caio e a Xururuca, o pé de Laranja Lima
A novela contava a história do esperto Zezé (Caio Romei), menino de seis anos que, além da pobreza, sofre com o desprezo de sua família, que não dá a mínima para ele. Praticamente sozinho na vida, Zezé conhece todas as alegrias e tristezas. Mas o destino faz com que ele se mude para uma casa com um quintal enorme. Lá, ele e seus irmãos escolhem uma árvore para cuidar. Sem opção, Zezé fica com o pé de Laranja Lima. Na imaginação do garoto, a árvore começa a falar e a brincar com ele. Ao mesmo tempo, Xururuca, nome dado por Zezé à árvore, dá conselhos ao menino e os dois viram os melhores amigos.

Tramas paralelas

karla Muga e Rodrigo Lombardi
 Rodrigo debutou em novelas, ao lado de Karla, seu par romântico
Em paralelo às aventuras de Zezé, sua irmã, Godóia (Karla Muga), se apaixona por Henrique (Rodrigo Lombardi). Mas ela fica doente e precisa de dinheiro para a cirurgia, mas não aceita a grana do amado para se curar. Depois aceita o dinheiro de Henrique e se cura. Em uma linda cerimônia, se une a Henrique. 

André Cursino e Regiane Alves
Outro casal que dá o que falar é Diogo (André Cursino)e a interesseira Lili (Regiane Alves). Eles vivem um romance complicado.Lili diz sim a Diogo
Regiane Alves
Após protagonizar Fascinação, no SBT, Regiane viveu Lili, em sua segunda novela

 Gianfrancesco Guarnier
Aos 64 anos, o saudoso Gianfrancesco Guarnieri usou o sotaque portugês para interpretar Manuel Valadares 
A novela também conta a história  de Manuel Valadares, (Gianfrancesco Guarnieri), o portuga, como é chamado por Zezé. No último capítulo, Manuel enfarta e morre . Zezé fica muito triste, mas descobre que é o herdeiro da fortuna de Manuel.

Sueli Oliveira
Sueli Oliveira era Eugênia, a empregada que se metia em várias confusões na trama 



O núcleo cômico fica por conta das confusões na lanchonete de Caetano (Sebastião Campos) e no armarinho da fofoqueira Santinha (Helen Helene).


Caio Romei - adulto
Um belo dia , Zezé vai contar as novidades para Xururuca, mas a árvore não responde. Ele conclui que cresceu e que não poderá mais falar com o pé de Laranja Lima. Os anos se passam e Zezé adulto, vai até a antiga casa e reencontra a árvore cheia de frutos. E lembra de toda a sua linda infância. 

O leitor Alberto Feitoza
"Meu Pé de Laranja Lima. Uma história simples e encantadora. Impossível não se emocionar com ela!"

Curiosidades

O livro de José Mauro já foi adaptado para a TV em outras duas ocasiões, na Tupi, em 1970 e na primeira versão da Band, em 1980.

Foi a última produção de novelas da emissora nos anos 90. A Band voltaria a produzir uma novela seis anos depois, em 2005, com Floribella.

Última trama de Ana Maria Moretszohn na Band.

Por Thomaz Rocha

Publicado na revista Minha Novela
Edição de 18 de dezembro de 2015 n/n 850
X-TUDO - Memória

Nenhum comentário:

Postar um comentário