sábado, 3 de setembro de 2016

Betty Gofman


Bettu Gofman
Atualmente em Haja Coração, a atriz estreou na TV como a punk Eduarda, em Ti-Ti-Ti
Na adolescência, Betty Golfman dizia que queria ser veterinária, por conta de seu amor pelos bichos. Mas tudo mudou quando começou acompanhar a irmã, Rosane Gofman, aos ensaios no teatro. A rotina fez com que a, então, menina, se apaixonasse pelo clima dos bastidores, mesmo que não levasse muito a sério essa 'coisa' de ser atriz. "Achava tudo aquilo uma loucura', confessa. Mas não demorou muito para Betty entrar no curso de interpretação. "Comecei a fazer teatro com 17 anos, no Tablado, e me apaixonei. Veterinária virou minha segunda história. Hoje, sou atriz e veterinária por hobby", afirma.

Primeiro papel

1985 - Ti-Ti-Ti
Cássio Gabus Mendes, Malu Mader e Betty Gofman
Como Eduarda em Ti-Ti-Ti 
Não demorou muito para Betty ser notada. Depois de se apresentar na peça Os 12 Trabalhos de Hércules, a jovem chamou a atenção do diretor Wolf Maia, que era seu professor de dramaturgia. Foi ele que a indicou para um papel na novela Ti-Ti-Ti, em 1985. Betty interpretou a punk Eduarda, personagem voltada para a comédia. "Quando acabei de gravar minhas primeiras cenas, olhei em volta e todos no estúdio estavam às gargalhadas. Naquele momento, tive certeza de que podia fazer humor", afirma. Na trama, Eduarda ficava desiludida depois de perder o namorado, Luti (Cássio Gabus Mendes) para a melhor amiga, Walquiria (Malu Mader), e entrou para a temida turma da Lasinha (Cláudia Jimenez). 


Ajuda da mãe

1986 - Selva de Pedra 
Como Monique em Selva de Pedra
Em 1986, a atriz deu vida à Monique, no remake de Selva de Pedra. 

1987 - Direito de Amar

Como Tunica em Direito de Amar
No ano seguinte, esteve na novela Direiro de Amar, como Tunica.Na trama, era copeira de Augusto Medeiros (Edney Giovenazzi) e a melhor amiga de Rosalia (Gloria Pires), sua grande defensora.

1989 - Que Rei Sou Eu?
Betty Gofman, Tato Gabus Mendes e Cláudia Abreu
Como Ingrid Meril em Que Rei Sou Eu?
Outro trabalho de destaque da atriz foi em Que Rei Sou Eu?, trama em que interpretou a princesa Ingrid Meril.

Torcedora do verdão!

1999 - Vila Madalena
Como Lilica em Vila Madalena
Na novela Vila Madalena (1999), lançou mão de sua veia cômica para interpretar a doméstica Lilica, que era competente no serviço, desde que não fosse dia de jogo do Palmeiras. Nessas ocasiões, vestia o uniforme do verdão e com uma bandeira do time não tinha mais ouvidos para nada que não fosse a narração do jogo em seu radinho.

Entre vampiros e alienígenas

2002 - O Beijo do Vampiro

Betty Gofman e Cláudia Raia
 Como Amélie Jolie, em O Beijo do Vampiro
Em 2002, Betty interpretou Amélie Jolie, em O Beijo do Vampiro. Sua personagem foi vampirizada por Mina (Cláudia Raia) em um salão de beleza. Engraçada, moderna e insaciável, Amélie adorava se enroscar nos pescoços masculinos e se envolvia com os mais variados tipos vampirescos.

2004 - Começar de Novo

Luma Costa, Guilherme Piva e Betty Golfman
Como Dra. Anita em Começar de Novo
Em 2004, a atriz viveu Dra. Anita, em Começar de Novo, casada com Estrela (Guilherme Pivas) e mãe de Márcia (Luma Costa). Por conta das roupas nada convencionais, a família causava estranheza na cidade e todos suspeitavam que fossem alienígenas.

Aprendiz do hinduísmo 

2009  - Caminho das Índias

 Como Dayse em Caminho das Índias
Betty divertiu o público como Dayse, amiga de Berê (Silvia Buarque), em Caminho das Índias, exibida pela Globo, em 2009.A irreverente moça descobriu sua verdadeira identidade quando conheceu o hinduísmo, após viagem à Índia. A partir daí, Dayse começou a entoar mantras e se esforçava para convencer o mundo a buscar o lado espiritual. 

2012 - Salve Jorge
Como Sarita em Salve Jorge
Em 2012, Betty trabalhou novamente em uma trama de Glória Perez, dessa vez em Salve Jorge, como Sarita.

2014 - Em Família
Como Miss Lauren em Em Família
Em 2014, viveu Miss Lauren na atração Em Família, quando viveu a primeira vilã.

Homenagem à Dona Bela

2015 - Escolinha do Professor Raimundo

Como Dona Bela na Escolinha do Professor Raimundo
Com talento para comédia, Betty foi convidada para homenagear Zezé Macedo na nova Escolinha do Professor Raimundo. Na versão atual, fez sucesso como dona Bela em sete episódios do humorístico. E nenhuma dificuldade para ela, que viveu Zezé no teatro. "Uma atriz maravilhosa e uma mulher vitoriosa. Tem um peso grande na nossa cultura", elogiou Betty. 

2016 - Haja Coração
Como Vitória em Haja Coração
Ainda aguardando para gravar os novos episódios do humorístico, a artista atualmente faz uma mãe em Haja Coração. Na trama, Vitória vive às voltas com os dilemas dos filhos, Cris (Isadora Cruz) e Felipe (Marcos Pitombo).

Na Telinha

1985 - Ti-Ti-Ti
Eduarda Macedo
1986 -  Selva de Pedra
Monique
1987 - Direito de Amar
Tunica
1989 - Que Rei Sou Eu?
Princisa Ingrid Méril
1999 - Vila Madalena
Lilica
2002 - O Beijo do Vampiro
Amélie Jolie
2004 Começar de Novo
Dra.Anita Estrela
2009 - Caminho das Índias
Dayse
2012 - Salve Jorge
Sarita
2014 - Em Família
Miss Lauren
2015 - Escolinha do Professor Raimundo
Dona Bela
2016 - Haja Coração
Vitória Miranda 

Texto: Nucia Ferreira

Publicado na revista TV Brasil n/n 856
Trajetória
Fotos:www.adorocinema.compt.wikipedia.org - canal viva.globo.com - teatropedia.comgshow.globo.com - kogut.oglobo.com - tvfamosos.uol.com.br Globo/Recor/Divulgação  

Nenhum comentário:

Postar um comentário