terça-feira, 18 de outubro de 2016

Homem Por Trás Da Máscara - Orival Pessini Criador Do Fofão

Fofão
Despedida: O criador do Fofão e do Patropi, o humorista Orival Pessini morreu ontem em São Paulo

Personagens: Pessini e as suas criações: Fofão, Patropi e Sócrates.


O ator e humorista Orival Pessini, criador de personagens como Fofão, Patropi e Sócrates, morreu na madrugada de ontem, por volta das 4h, no hospital São Luiz, em São Paulo. Ele tinha 72 anos e enfrentava um câncer no baço.

Pessini iniciou sua carreia no teatro. Sua estreia na televisão aconteceu no programa infantil Quem Conta um Conto, na TV Tupi, em 1963. Na década de 1970, interpretou os macacos Sócrates e Charles, do Planeta dos Homens (Globo).

Estreou, em 1988, no humorístico Praça Brasil, da Band, o Patropi - que levaria mais tarde para os programas Escolinha do Professor Raimundo (Globo), A Praça é Nossa (SBT) e Escolinha do Barulho (Record).

Orival criou o Fofão no programa Balão Mágico (Globo). O boneco fez tanto sucesso que, com o fim do programa, ganhou sua própria atração: TV Fofão (Bandeirantes).


Simony e Fofão, na época do Balão Mágico, na Globo
A cantora Simony, que iniciou sua carreira artística ainda na infância ao lado de Pessini, no Balão Mágico, se despediu do ator. "Hoje é um dia tão triste, mas tão triste porque eu acabo de perder me amigo, meu boneco que fez tanto minha alegria e a de muitas crianças. Orival Pessini, eu te amo. Vai com Deus, meu amigão. Meu eterno Fofão!, escreveu ela em seu perfil do Instagram.

Fofão no Balão Mágico em 1984
Fofão teve inspiração no E.T. do filme de Steven Spielberg dos anos 1980. "O Fofão não é bonito. Ele é uma mistura de cachorro, urso, porco e palhaço. Não é à toa  que me baseei no E.T. do Spielberg. Quando assisti ao filme na época fiquei com lágrimas nos olhos. Eu não pensei em fazer uma coisa bonita, mas, sim, uma coisa simpática, que demonstrasse 'calor humano', 'sentimento', afirmou Pessini em maio deste ano no programa The Noite.


Ele não se incomodava com as imitações de Fofão. Mas o boneco foi alvo de uma polêmica neste ano - quando a Carreta Furacão decidiu ir a uma manifestação em favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Mas o criador proibiu o Fofão genérico de participar do protesto. "Não autorizo, é um direito meu. Faço questão de proteger meus personagens", explicou. 


1944 - 2016

A notícia da morte de Orival Pessini entristeceu o meio artístico. Criador de personagens marcantes, como o hippie Patropi,o macaco Sócrates e o alegre Fofão, o ator encantou gerações, mas não conseguiu vencer a batalha contra o câncer. Aos 72 anos, ele se despediu na madrugada desta sexta-feira (14), deixando um filho, três netas e uma história que jamais será esquecida.
 Fofão, Orival Pessini,O Macaco Sócrates e Patropi
Ator e  humorista Orival passou a divertir crianças e adultos a partir dos anos 60, na extinta TV Tupi, quando estrelou um programa infantil. Desta década em diante, seus famosos personagens não pararam de surgir. Fez um enorme sucesso na A Praça É Nossa interpretando o folgado Patropi.




Orival Pessini entre seus personagens de maior sucesso Patropi e Fofão.


Fofão no programa Silvio Santos
Suas caracterizações foram as mais geniais possíveis. As máscaras de borracha de fabricação própria o deixava irreconhecível. Aliás, muitos não sabiam que personagens famosos eram, na verdade, o então Orival Pessini.


O Macaco Sócrates, um dos primeiros personagem de Orival Pessini,criado na década de 70 e que integrava o "Planeta dos Macacos" 


Patropi, um típico hippie universitário que tornou famosos os bordões "Sei lá, entende?!" e "Sem crise, meu!".

Ele participou de A Praça e Nossa, A Escolinha do Gugu, A Escolinha do Professor Raimundo e a Escolinha do Barulho.

Na Praça é Nossa ele também interpretou o locutor Juvenal conhecido pelo bordão "Numa velocidade".

Fofão e as crianças do Balão Mágico, entre elas a atriz Simony na década de 1980 

Famosos lamentam a morte de Orival Pessini

Simony
Cantora
"Hoje é um dia tão triste mais tão triste porque eu acabo de perder meu amigo, meu boneco que fez tanto minha alegria e a de muitas crianças. Orival Pessini eu te amo vai com Deus meu amigão meu eterno Fofão".

Regiane Alves 
Atriz
"Um misto de tristeza e saudosismo saber dessa notícia hoje pela manhã. Obrigada Orival Pessini por deixar a minha infância mais alegre. Obrigada por ter me dado essa oportunidade de conhecer ele de pertinho" .

Bruno Mazzeo 
Ator e roteirista
"Meu carinho à família do Pessini. Figura e querida. Fofão, Patropi, e "o macaco tá certo" são eternos para várias gerações. Aplausos".

Mônica Lozzi
Atriz
"Hoje o querido ator Orival Pessini nos deixou. Criador de Fofão, Patropi, Macaco Sócrates e tantos outros personagens incríveis. Uma pena...".

Jair Oliveira
Cantor
"Descanse em paz, meu querido amigo Orival Pessini. Muito obrigado por sua alegria e criatividade".

Dani Calabresa
Humorista
"Hoje perdemos o querido Orival Pessini. Ele criou o Fofão, o hilário Patropi. Tive sorte de gravar com ele na MTV."

Rodrigo Scarpa
Humorista
"Orival Pessini, que honra poder ter te entrevistado pela última vez neste ano. Marcou minha infância com o Fofão e o Patropi. Triste notícia, mas vai deixar um grande legado."

Gugu Liberato
Apresentador
"Descanse em paz querido Orival Pessini, o eterno criador do Fofão."

Sônia Abrão
Apresentadora
"Não é apenas coincidência, Orival Pessini, um ídolo infantil, partir na Semana da Criança. Sua última viagem só pode ser num lindo balão mágico! Vai com Deus, amigo! Orival Pessini e seus famosos personagens. Lá se vai um criador genial!"

Carlos Bertolazzi

Chef e apresentador
"Que o céu receba com toda a alegria que você espalhou por aqui Orival, eterno Fofão!"

Folhapress
De São Paulo

Publicado no jornal Correio da Paraíba
Edição de 15 de outubro de 2016
Caderno 2 - C3
Televisão - Memória
Foto: Divulgação

Publicado na revista Contigo

http://contigo.uol.com.br


Fotos: http://www.sbt.com.br

Foto: Reprodução/TV Globo

Veja São Paulo - Abril.com

tvefamosos.uol.com.br
www.tonamidia.com.br
www.folha.uol.com.br
Wikipédia
Escola São Paulo
Jair Oliveira
Fotografia - Uo
MdeMulher
Vagalume

Nenhum comentário:

Postar um comentário