quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Vera Holtz

Vera Holtz
Ela deixou a pequenaTatuí, em São Paulo, em busca do sonho de ser atriz.  
Ela está arrasando como a maquiavélica Magnólia Leitão, a vilã de A Lei do Amor, que já pode ser considerado um dos papéis mais importantes da carreira de Vera Holtz. Mas, por pouco, a TV não perdeu essa grande atriz para as salas de aula. Vera é a terceira filha do professor primário Jose Carlos Holtz com a dona de casa Terezinha Fraleti Holtz. Ela nasceu em Tatuí, interior de São Paulo, e na escola fez o curso Normal. "Nunca imaginei que fosse ser atriz. Era para eu ter ficado em Tatuí, casado, tido filhos. Saí por um impulso, atravessei uma porteira que se abriu por pura intuição", comentou no site da Globo. 

Trajetória

1989 - Que Rei Sou Eu?

Como a criada Fanny na novela Que Rei Sou Eu?
Seu primeiro papel de destaque foi na novela Que Rei Sou Eu?, quando fez a jovem Fanny, empregada de confiança de Ravengar (Antônio Abujamra). "Foi uma coisa mágica. Estava do lado do Abujamra, um mestre para mim", relembrou Vera.

Beijo constrangedor

Um fato curioso do trabalho em Que Rei Sou Eu? foi o desafio de dar um beijo na boca em frente às câmeras. "Eu era muito tímida e meu pai, um homem bastante tradicional e recatado. Foi terrível, muito constrangedor mesmo. Liguei para a minha mãe e avisei: "Mãe, vai ter beijo hoje". e ela:"Pode deixar que vou fazer a janta mais cedo e o seu pai perde a novela", contou a atriz, afirmando que mal conseguiu gravar a cena, de tanta vergonha. Na sequência, Fanny revelava a Pichot (Tato Gabus Mendes) que o amava e os dois se beijavam.

Vera é daquelas atrizes que praticamente emendam uma novela na outra. Esteve em A Próxima Vítima (1995),Cabocla (2004), Belíssima (2006), Paraíso Tropical (2007),Três Irmãs (2008) e Passione (2010).

1995A Próxima Vítima

Como Quitéria na novela A Próxima Vítima
É humana e digna. Prostituta por opção,  e não faz disso um drama. Leva tudo numa boa, com uma grande alegria de viver. 

2003 - Mulheres Apaixonadas

Papel marcante

Como a professora Santana na novela Mulheres Apaixonadas

Em 2003, na trama de Mulheres Apaixonadas, de Manoel Carlos, Vera Holtz ganhou uma personagem que marcaria sua carreira para sempre. Ela interpretou a professora Santana. Querida pelos alunos, era alcoólatra e passou por situações bem constrangedoras, inclusive, bebendo perfume durante uma crise de abstinência. "Foi uma cena forte. Eu batia a cabeça no espelho e sangrava. Gravamos três vezes. A Santana estava degradada, num processo autodestrutivo muito grande", explicou a atriz, ressaltando a importância social que teve esse trabalho,já que muitas mulheres alcoólatras a procuravam para relatar suas experiências.


2004 - Cabocla 
Como Generosa na novela Cabocla
É uma cópia perfeita do marido, seguindo seus passos e opiniões. Sofre com a ausência da filha Rosa e com o gênio explosivo do marido.

2006 - Belíssima 
Como Ornélia na novela Belísima

Típica socialite paulista, está sempre preocupada com os tratamentos de beleza mais avançados. 


2007 - Paraíso Tropical 


 Wagner Moura, Vera Holtz e Bruno Gagliasso 
Como Marion na novela Paraíso Tropical

Promoter decadente, divertida, fútil e ambiciosa, não mede esforços para alcançar novamente o sucesso.


2008 - Três Irmãs
Como Violeta na novela Três Irmãs
Vilã-mor de Três Irmãs Violeta tem quase uma trincheira de inimigas e é uma estrategista, com um espírito de general.


2010 -Passione

Como Maria Candelária Lobato na novela Passione
Uma viúva, bom caráter, despachada e divertida.

Mãe do lixão

2012 - Avenida Brasil
Como mãe Lucinda na novela Avenida Brasil
Mas foi no ano de 2012, no grande sucesso Avenida Brasil, que ganhou mais um importante papel em sua vitoriosa trajetória: a inesquecível Mãe Lucinda. "A orientação que recebi era que a Lucinda era mãe do lixão, uma mulher muito do bem", disse a atriz.

2013 - Saramandaia

Como Dona Redonda na novela Saramandaia
No ano seguinte, mais uma vez ela entrou em cena com um papel marcante e divertido, aliás, dois. Foi Dona Redonda, no remake de Saramandaia - papel vivido por Wilza Carla na primeira versão da trama - e também Bitela, uma dupla de irmãs do barulho das 23 h. Um ano depois, no mesmo horário das 23h, Vera fez viúva Vic Garcez, em outra  releitura, dessa vez de O Rebu.

2014 - O Rebu

Como Vic Garcez na minissérie O Rebu
Na pele de Vic Garcez, em O Rebu, Vera Holtz está sempre com uma taça na mão e, volta e meia, se envolve com garotões.

2016 - A Lei do Amor

Como Magnólia Leitão na novela A lei do Amor
A cada novo trabalho, Vera Holtz se renova e prova que é uma atriz de primeiro time, visto o que ainda 'aprontando' atualmente, como Magnólia Leitão, em A Lei do Amor.Com seu talento inquestionável, ela rouba a cena e já domina a trama de Maria Adelaide Amaral. Vera Holtz é realmente uma grande festa!

Na telinha

1989 - Que Rei Sou Eu?
Fanny
1995 - A Próxima Vítima
Quitéria
2003 - Mulhers Apaixonadas
Santana
2004Cabocla
Generosa
2006 - Belíssima
Ornélia
2007 - Paraíso Tropical
Marion
2008Três Irmãs
Violeta
2010 -Passione
Maria Candelária Lobato
2012 - Avenida Brasil
Mãe Lucinda
2013 - Saramandaia
Dona Redonda/Bitela
2014 - O Rebu
Vic Garcez 
2016 - A lei do Amor
Magnólia.

Texto: Flávia Serra

Publicado na revista TV Brasil n/n 878
Fotos: Globo/Divulgação-gshow.globo.com-Conta Mais-Memória Globo-Bazilio Calazans/TV Globo-João Miguel Junior.TV Globo-Abril.com/Divulgação/TV Globo-Marcio de Souza TV Globo.jpg-Estevam Avellar/TV Globo V

Nenhum comentário:

Postar um comentário