terça-feira, 23 de maio de 2017

Eu Prometo


A trama Eu Prometo foi ao ar no começo dos anos 80, mas poderia muito bem ser exibida nos dias atuais que mesmo assim,ficaria atual. Considerada uma das melhores autoras da dramaturgia nacional, infelizmente Janete Clair faleceu antes do final do folhetim e, coube à Gloria Perez - então sua assistente - o trabalho de encerrar a história, o que conseguiu fazer de forma brilhante. A política e o amor em cena.- Última novela de Janete Clair mostrava os jogos dos bastidores do poder.
Francisco Cuoco o popular deputado Lucas Cantomaia, em companha para o Senado Federal.

Francisco Cuoco e Dina Sfat
Julia Lemmertz,Fernanda Torres,Malu Mader,Francisco Cuoco e Dina Sfat
Lucas Cantomaia (Francisco Cuoco) era um deputado bastante popular e que seguia rígidos princípios éticos, além de prezar muito pela família, pela moral e os bons costumes.Era casado com Darlene (Dina Sfat) e tinha três filhas: Adriana (Julia Lemmertz), Daise (Fernanda Torres) e Dóris (Malu Mader).

O amor ou a política

Renée de Vielmond
O deputado se dizia incorruptível e ganhou a confiança do povo ao criar um programa para a reabilitação de presidiários. Com uma trajetória de sucesso na política, Cantomaia iniciou sua campanha ao Senado Federal, que era seu grande sonho.Mas nem tudo saiu como ele imaginava. A organizada vida do político virou de pernas para o ar quando ele conheceu a fotógrafa Kely Romani (Renée de Vielmond). Cantomaia se apaixonou perdidamente pela jovem e começou a questionar sua vida e prioridades. Ele sabia que, se abandonasse o casamente de mais de 20 anos  para ficar com Kely, sua imagem de bom político e pai de família respeitado ficaria abalada e prejudicaria sua chegada ao Senado. O protagonista, então, entrou em um grande conflito, já que nunca havia tido um sentimento tão forte quanto o que nutria pela fotógrafa.

Pedra no caminho

Walmor Chagas
No elenco também vale destacar as atuações de Walmor Chagas, o deputado Horácio Ragner, como antagonista de Lucas,

Além do amor por Kely, que tumultuou sua vida, Cantomaia tinha que lidar com seu adversário político, o ambicioso Horácio Ragner (Walmor Chagas).



(Ney Latorraca
Albano, o ambicioso asssessor
Perdido, Lucas acabava ouvindo os conselhos de seu assessor, o oportunista Alberto Morais (Ney Latorraca), que não tinha lá métodos muito corretos, mas queria crescer na profissão.
Fúlvio Stefanini
 Joca (Fúlvio Stefanini) era outro assessor do deputado e acabou se tornando seu grande amigo e confidente de todos os seus dilemas.

Marcos Paulo
Justo, irmão bandido do deputado
O presidiário Justo Dinar, interpretado por Marcos Paulo, foi um dos destaques de Eu Prometo, última novela de Janete Clair, exibida em 1983.
Para desmoralizar o adversário, Horácio investigou toda a vida de Cantomaia e descobriu que ele tinha um irmão que estava preso. Justo Dinard (Marcos Paulo), e outro que tinha sido assassinado após se envolver num caso de falsificação de ações. Justo odiava o irmão e o acusava de abandonar a família só para conquistar o poder a qualquer preço. No final, o rapaz acabou assassinado também.

Momento de fraqueza

Renée de Vielmond

Sua personagem na novela, foi um dos grandes sucessos de sua carreira. Ela despertava a paixão de um homem casado, o protagonista Francisco Cuoco.

Convencido de que almejava mesmo o poder e subir na vida pública, Lucas Cantomaia desistiu de Kely para manter seu casamento com Darlene e a boa imagem, no entanto começou aí um inferno para ele, que passou a se desentender com a esposa e as filhas, e teve que conviver com as falcatruas de Albano ( Ney Latorraca).Paralelamente, Kely se decepcionou com seu grande amor, descobriu que estava grávida do deputado, mas escondeu a gravidez e teve seu filho longe de todos.

Julia Lemmertz
Já na reta final da novela, Darlene confessou ao marido que Adriana (Julia Lemmertz) não era filha dele, mas sim de um caso extraconjugal que teve no início do casamento. Arrasado, o político pediu que a mulher mentisse para a filha e deixasse ele continuar sendo o 'pai' da moça que criou com tanto carinho e amor.
Dina Sfat e Walmor Chagas
Com o fim de seu casamento, Darlene iniciou um romance, apenas por interesse, com Horácio (Walmor Chagas), grande inimigo do ex-marido.
O amor venceu
Francisco Cuoco, Renée de Vielmond e o filho.
Sufocado com toda a situação e desiludido da política, Cantomaia se rendeu ao amor de Kely e anunciou sua desistência à candidatura de Senador, ficaram junto e felizes ao lado do filho recém-nascido.

As Filhas

Júlia Lemmertz
Adriana era uma das três filhas do político
Fernanda Torres
Daise, outra herdeira de Cantamaia
Malu Mader
Dóris, a filha caçula
Marcos Paulo
Justo, irmão bandido do deputado


Ficha técnica

Emissora: Rede Globo
Capítulos:110
Exibição:19 de setembro de 1983 a 17 de fevereiro de 1984
Horário: 22h15
Autora: Janete Clair

Curiosidades

Eu Prometo foi a primeira novela que Janete Clair escreveu com uma colaboradora, Gloria Perez. Isso aconteceu porque a autora estava com a saúde fragilizada devido ao câncer. Ela faleceu antes do final e no último capítulo foi exibida uma mensagem como homenagem à escritora. 

A produção era apresentada de segunda à sexta-feira, com capítulos que duravam apenas meia hora.

A atração foi a primeira novela de Malu Mader, que na trama viveu Dóris. 

Quem também estreou nesta história foi Cláudia Jimenez, na pele de Lurdeca, uma divertida secretária.

Texto: Flavia Serra

Publicado na revista TV Brasil n/n 892
Vale a Pena Ler de Novo
Fotos: ISTO É Gente-Cantinho de Amor e Poesia-blogger-TV Globo-e10blog - blogger-Astros em Revista - blogger-Memória Globo - Rede Globo-Entretenimento - Terra 

Nenhum comentário:

Postar um comentário